RÁDIO KATIVA WEB

sábado, 17 de março de 2012

Gestores de Araguari conhecem o Saúde Digital na cidade de Feira de Santana-BA

Sistema foi apresentado aos mineiros na tarde desta sexta


A aplicabilidade do sistema de Saúde Digital, implantado pelo Governo Municipal há aproximadamente dois anos, continua atraindo a atenção de gestores de vários municípios do país, que se deslocam até Feira de Santana para conhecer a operacionalidade do sistema. Na tarde desta sexta-feira (16), foi a vez dos gestores de Araguari, município mineiro que possui 120 mil habitantes e está localizado a 540 km de Belo Horizonte.

O prefeito de Araguari, Marcos Carvalho; vice-prefeito Juberson dos Santos; secretária de Saúde, Iolanda Costa e diretor de Centro de Processamento de Dados (CPD), Leonan Santos, foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta no gabinete, onde acompanharam atentamente as explicações acerca do funcionamento do sistema, apresentadas pelo assessor de informática da Prefeitura de Feira de Santana, Verlânio Gallindo. O chefe de Gabinete, Milton Brito; coordenador do programa Feira Cidade Digital, Antenor Moraes e secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida, também participaram do encontro.

Na Policlínica do Feira X, os gestores puderam ver de perto como é feito todo o procedimento para atendimento dos pacientes. Para o prefeito Marcos Carvalho, os ganhos com a implantação do sistema em qualquer município são inúmeros. “Esse sistema nos dá eficiência em aproveitamento do dinheiro público. Com a implantação dele teremos um controle maior da saúde e dos profissionais da área, já que nos permite ver a produtividade de cada profissional. Assim como Feira de Santana foi pioneira na Bahia, queremos ser pioneiros em Minas Gerais”, salientou.

A secretária de Saúde de Araguari, Iolanda Costa, observou que o sistema é o mais seguro de todos já analisados. “Avaliamos outros sistemas de informatização e julgamos ser inseguros, pois permitia aos médicos fazer alterações nos prontuários dos pacientes após o atendimento. No Saúde Digital isso não é possível, a partir do momento que o paciente é liberado pelo médico, este já não poderá mais editar o prontuário que foi salvo. O sistema é totalmente seguro, impede uma posterior manipulação de informações, que poderia ser uma estratégia buscada pelo profissional para se eximir de sua responsabilidade”, avaliou.

Ao falar sobre a experiência exitosa do Saúde Digital, o prefeito Tarcízio Pimenta disseque faz questão de visitar Araguari no dia da implantação do sistema. “Quero compartilhar esta iniciativa do Governo Municipal de Feira de Santana, contar os benefícios que alcançamos, que certamente também serão alcançados por vocês. Não tenho dúvidas que a ferramenta vai garantir o aperfeiçoamento da gestão de Araguari”, pontuou.

Transcrito do site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (clique aqui para ler direto na fonte).

4 comentários:

Anônimo disse...

muito estranho. precisar ir na Bahia para ver arquivos que depois de salvos não podem ser alterados... Duas coisas: os médicos suspeitos não poderiam mais trabalhar e mesmo assim depois de apuração de que houve suspeita de alteração indevida de protuários. A outra coisa: não tem na prefeitura analista de informática para fazer algo tão simples?

Anônimo disse...

Os analistas da prefeitura ja tentaram implantar esse serviço no PSM a dona Iolanda que não deixou isso quando ela nem era secretaria de saude era só diretora na época isso desde 2010. Isso é palhaçada pura ela nunca aceitou informatizar a saúde principalmente o PSM. Porque sera?!

Iconoclasta disse...

Lembro perfeitamente do senhor vice-prefeito Juberson em seu discurso de campanha prometer informatizar toda a saúde de Araguari em especial as UBS's. Segundo ele era uma vergonha a formação daquelas longas filas durante o período noturno nas portas dos postinhos para conseguir uma guia, e com a inserção da informática nessas unidades seria capaz de trazer maior comodidade para os usuários. Já chegamos no 4ª da sua administração e até agora o máximo que conseguiram na saúde foram duas CLI's.

Anônimo disse...

nao tem um cartao do sus no ministerio da saude?

Postagem em destaque

Caiu na rede....