Diz o ditado que errar é humano, mas permanecer no erro é burrice. Isso cabe perfeitamente na ação da Prefeitura Municipal ao adquirir combustíveis.
No decorrer do ano, constatou-se que o município pagava R$ 3,28 por litro de gasolina ao Auto Posto Melo Viana. À época, como agora, o mesmo combustível podia ser adquirido por valores bem inferiores no mercado.
Agora, a Secretaria de Administração lança nova licitação para adquirir combustíveis no ano de 2012. Onde está a permanência no erro? Está no período do fornecimento. Ao optar por fazer licitação para compra durante o período de um ano, o município fatalmente irá pagar mais caro do que já paga pelo combustível. Isso porque os fornecedores terão que cotar preços mais elevados que os atuais para não terem prejuízo durante o contrato. Afinal, quem pode afirmar qual será o preço da gasolina em junho ou em dezembro do próximo ano? Nem a Mãe Dináh...
Qual a solução? No mínimo, duas. A primeira já foi falada em outro post: adquirir diretamente dos distribuidores e armazenar o combustível. A segunda é fazer contratos por prazos menores. Contratos de três meses e até de um mês, apesar de mais trabalhosos, seriam muito mais econômicos para o município.
A saída, então, é evitar o problema. Alterar o edital, reduzindo o prazo contratual, aparenta ser a solução para evitar mais prejuízos para os cofres públicos e para a população. Mas, não acredito que alguém do governo Marcos Coelho esteja preocupado com isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O Ministério Público Eleitoral ajuizou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Major Renato Carvalho Fernandes, Maria Cecília...
-
O Canil possui seis baias, com 10 animais mantidos em três delas Foto: Gazeta do Triângulo TALITA GONÇALVES, Araguari - Dirigentes da A...
-
A Justiça recebeu denúncias feitas pelo Ministério Público contra vários envolvidos em crimes eleitorais (compra de votos, associação crim...

5 comentários:
UBERLÂNDIA-MG, 28 de dezembro de 2011.
Prezado Marcos,
Logística... da lógica...
Como será que um grande e respeitável Empreendedor trata esta questão para o fornecimento de combustíveis para sua frota ?!
Ou será que nem perde um fio de cabelo com isso ?!
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Fica difícil governar com este Blog nojento e asqueroso no ar.
Janis, é só pagar(plano C).
O dinheiro é público, não da empresa.
Outra, vai perder fio de cabelo só depois que passar a eleição e se der conta de que não tem mais 4 anos.
Imagine a prefeitura armazenando gasolina???
Os ratos iriam fazer a festa.
Vale lembrar que de acordo com o a Lei 8.666/93, existe a chamada supressão de preços, os governantes deveriam estar mais informados.
Postar um comentário