sábado, 17 de março de 2018

TCDF promove capacitação para Conselheiros de Saúde


O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por meio de sua Escola de Contas, vai promover, nos dias 20 e 21 de março, mais uma turma de capacitação voltada para os conselheiros de saúde do Distrito Federal. Com 16 horas/aula, o curso será realizado no auditório do Hospital Regional de Santa Maria, para facilitar o acesso dos conselheiros de saúde daquela região.

O conteúdo abrange a evolução histórica das políticas públicas em saúde, informações sobre planejamento e controle social nessa área, competência dos órgãos de controle e fiscalização, além de orientar sobre mecanismos de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos gastos públicos em Saúde.


Pitaco

Uma das missões institucionais de todos órgãos de controle deveria ser apoiar os cidadãos que exercem o controle social, como faz o TCDF. Mas, infelizmente, ainda estamos engatinhando nesse ponto. A maioria dos órgãos de controle (interno ou externo) ainda não criou medidas para capacitar pessoas da sociedade interessadas em exercer o controle social. Para piorar, temos alguns agentes públicos, inclusive em órgãos de controle, que, em vez de apoiarem os cidadãos que ousaram fiscalizar a gestão pública, optaram por persegui-los.

Nenhum comentário: