segunda-feira, 18 de abril de 2016

MP treina cidadãos para ajudá-lo na fiscalização

Capacitação do grupo de controle social de Iporá aborda fiscalização de licitações e contratos

Capacitaçao Ipora Montagem
A 3ª Promotoria de Iporá-GO realizou, no início do mês, capacitação do grupo de controle social da cidade, com palestra sobre o tema de fiscalização em licitações e contratos. A organização do evento foi feita com o apoio da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (CAEJ) e a participação dos servidores da promotoria.
O próximo passo do grupo é realizar efetivamente a fiscalização de licitações e contratos nos municípios de Iporá, Amorinópolis e Diorama. 

Clique aqui e leia direto no site do MPGO.


PITACO DO BLOG

Ao longo da minha vida funcional, tenho visto diversos tipos de ministérios públicos. Por um lado, vejo alguns membros destituídos do atributo da imparcialidade. Suas condutas, portanto, costumam ser divorciadas da preservação do interesse público. É o caso, por exemplo, de um ex-procurador-geral de justiça e de uma promotora do Distrito Federal que se envolveram em um esquema de corrupção de desvio de dinheiro de contratos para financiamento de campanhas e compra de apoio parlamentar (Operação Caixa de Pandora). Nesse tipo de situação, não seria provável realizar-se esse tipo de parceira entre MP e agentes do controle social. 
Noutro giro, vejo ministérios públicos democráticos. A maioria. Efetivamente preocupados com o combate à corrupção, incentivam a participação dos cidadãos na fiscalização da gestão pública. Sabedores de que, para fiscalizar, é preciso primeiro conhecer as leis e procedimentos administrativos, criam boas iniciativas, como esta retratada no post. Por isso, merece aplausos a iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás.

Nenhum comentário: