terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O complexo de vira-latas e a falta de compromisso com a verdade



A síndrome de corrutela continua dominando a imprensa de Araguari. No final do ano passado, deparei-me com essa "reportagem" em uma edição do Gazeta do Triângulo. De forma parcial, o texto enaltece a atuação do deputado Arnaldo Silva (PR), que teria conseguido importantes benefícios para a cidade. Desassociado do interesse coletivo, o jornal, na verdade, veiculou uma propaganda política (paga?!) em prol do parlamentar.

A falta de preocupação com a correta informação da população fica nítida quando se coteja esse texto com outras informações relativas à atuação do referido deputado. Por exemplo, o jornal não gastou uma linha sequer de suas inúmeras edições para falar das suspeitas de irregularidades na contratação, por diversas prefeituras (inclusive, a de Araguari), do escritório de advocacia Ribeiro e Silva Advogados Associados, do qual o deputado era sócio. Não tem problema. Este blog está aqui para mostrar o outro lado da história.

Vários contratos com indícios de irregularidades foram denunciados aqui:
- em 2008, o município de Araguari contratou o referido escritório (detalhe:  o então prefeito Marcos Alvim era defendido em causas particulares pelos advogados da Ribeiro e Silva Advogados Associados - clique aqui);
- em 2013, a Prefeitura de Araguari contratou o escritório sem licitação para prestar serviços que poderiam ser executados pelos procuradores e advogados do município (clique aqui e aqui) ;
- em 2014 e 2015, a Prefeitura de Araguari repetiu a dose e contratou novamente o escritório ligado ao deputado Arnaldo Silva, mesmo sabendo que a contratação realizada em 2013 estava sendo investigada pelo Ministéiro Público (clique aqui, aqui e aqui);
- o escritório é alvo de duas ações judiciais e cinco inquéritos por possíveis irregularidades em contratos firmados com prefeituras mineiras (clique aqui).

Como se vê, é preciso tomar cuidado com as informações propagadas pelos diversos veículos de comunicação social (inclusas as redes sociais). Por isso, uma sugestão: leiam tudo criticamente e duvidem de tudo e de todos, inclusive deste blogueiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

O gazeta eh um Jornaleco de quinta categotia que vive das assinaturas anuais da Prefeitura e da publicacao de editais por parte do poder publico.