sexta-feira, 24 de abril de 2015

Justiça suspende cobrança do IPTU em Araguari


A cobrança do IPTU está suspensa. Na tarde ontem (23), o juízo da 4ª Vara Cível da Comarca de Araguari acolheu pedido liminar formulado pelo Ministério Público em um mandado de segurança e suspendeu o recolhimento do tributo. O motivo da suspensão seria a ilegalidade do aumento do imposto gerado pelo Decreto nº 106/2014 O blog já havia questionado a legalidade/constitucionalidade do referido aumento (clique aqui).


De acordo com a Prefeitura, a Procuradoria-Geral do Município irá recorrer da decisão judicial junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em nota veiculada nas redes sociais, a Prefeitura alegou que a suspensão do recolhimento "irá acarretar em gravíssimas conseqüências às finanças públicas e à implementação do IPTU SOCIAL, que beneficiou com a isenção cerca de duas mil famílias."


PITACO DO BLOG

A decisão é alvissareira. Mostra que ainda podemos confiar na força da sociedade e em algumas instituições. Mas, não deve ser encarada, de forma alguma, como uma vitória definitiva. Tanto que a Prefeitura irá tentar restabelecer a cobrança. Por isso, o fato não deve ser motivo de acomodação. No caso da cobrança de tributos, também, há muito ainda a ser corrigido na cidade. Parafraseando Thomas Jefferson, o preço da liberdade dos excessos tributários é a vigilância eterna.


Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma derrota para o rei e mais uma vitoria para o povo.