quinta-feira, 5 de março de 2015

Araguari: moradores fazem "operação tapa-buracos"

Moradores tapando buracos em vias públicas (foto: Gazeta do Triângulo)
Cidade mal administrada é assim mesmo. Os próprios moradores estão tapando os buracos das ruas. A reportagem do Gazeta do Triângulo mostra que os cidadãos do bairro Amorim colocaram a mão na massa literalmente e estão tapando, com concreto, os buracos abertos pela incompetência do governo municipal.

Embora o jornal diga que a medida é inusitada, já se vê, também em outras as áreas, o cidadão comum substituindo a inoperante administração da cidade. O blog já noticiou, por exemplo, que moradores estavam varrendo e capinando vias públicas. A partir de reportagem da TV Vitoriosa, mostrou também que uma moradora do bairro Jóquei Clube varria a rua e ensacava os resíduos. O lixo ensacado pela cidadã ficava então aguardando a coleta feita por uma empresa contratada pela Prefeitura. Em ambos os casos, empreiteiras pagas com dinheiro público não realizavam o serviço.

A situação, na verdade, é esdrúxula. Mostra a que ponto chegou o descaso dos governantes com os contribuintes. O cidadão paga impostos extorsivos, mas, nem assim recebe, em contrapartida, serviços públicos eficientes. O pior é perceber que esses altos tributos são canalizados para empreiteiras que, em regra, prestam serviços de baixa qualidade, o que pode, inclusive, caracterizar superfaturamento. 

Não existe alento algum. Essa triste sina tende a continuar. Não se vê a possibilidade de o prefeito, como num passe de mágica, mudar de comportamento. Na mesma toada, não se pode nutrir a esperança de que a Câmara e o Ministério Público sejam mais eficientes na fiscalização da execução desses serviços públicos. Resta pagar sem tugir nem mugir.

Nenhum comentário: