quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vieno: melhorias, por ora, só no papel




Pitaco do Blog

A reportagem fala de obras anunciadas, mas não realizadas. A questão não é bem assim. As obras não foram realizadas na extensão prometida no outdoor. Isso, contudo, não muda o panorama final, que é de abandono aos moradores do Bairro Vieno.

No final da gestão Marcos Coelho, o município anunciou o asfaltamento de algumas ruas daquele bairro. Apenas algumas vias. Não todas. Pavimentar as ruas do bairro é, sem dúvida, uma ótima medida. À época, questionamos não o asfaltamento em si mesmo, mas a ausência dos serviços de drenagem profunda (galerias pluviais). A drenagem das águas pluviais é medida prévia à pavimentação e essencial, sobretudo pelas condições geográficas do bairro. Naquela localidade, a simples construção de sarjetas e meios-fios não resolverá o problema dos alagamentos, sobretudo após a impermeabilização das vias. Como dito, o panorama final não  mudou: os serviços foram mal feitos (incompletos e sem drenagem).

Na gestão atual, já foi alardeado o asfaltamento do restante do bairro. Primeiro, a Prefeitura conseguiu aprovar, na Câmara de Vereadores, a toque de caixa e sem o estudo necessário, a autorização para obter um empréstimo junto ao governo federal a fim de realizar as obras. Agora, na sexta-feira, 9/5, obteve aprovação para contrair outro empréstimo, agora junto ao governo estadual, para realizar os mesmos serviços.

Resta-nos aguardar a solução definitiva dos problemas dos moradores sofridos do Bairro Vieno. Não custa lembrar: o asfalto, por si só, não irá melhorar a qualidade de vida daqueles cidadãos. Fazem-se necessárias outras benfeitorias urgentes: drenagem pluvial, coleta de esgoto, iluminação das vias faltantes, equipamentos urbanos essenciais (escolas, posto policial, posto de saúde, área públicas de lazer, etc.). Além disso, o que se tem, por hora, são somente autorizações para obtenção de empréstimos. Falta concretizar os projetos.

Clique aqui e leia nossos questionamentos quanto às falhas no projeto de asfaltamento de algumas ruas do Vieno na gestão anterior.

Clique aqui e veja nosso post sobre os problemas de alagamento de vias no Vieno que continuaram mesmo após o asfaltamento (sem a devida drenagem pluvial).

Clique aqui e veja a notícia veiculada na imprensa local sobre o empréstimo junto ao governo federal para o asfaltamento de ruas do Vieno na gestão atual.

Clique aqui e veja a recente Lei nº 5.385/2014, que autorizou a Prefeitura a obter empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais para asfaltar as vias do bairro.




Nenhum comentário: