quarta-feira, 16 de abril de 2014

Publicação da Folha de Pagamento no Portal da Transparência causa rebuliço em Araguari


Secretária afirma que dados do
 Portal da Transparência serão melhorados.
PEDRO VITOR

A discrepância de valores pagos a servidores de um mesmo cargo e a presença de um grande número de estagiários na folha de pagamento da Prefeitura de Araguari, causou espanto e questionamentos na cidade. As informações foram divulgadas nesta semana no Portal da Transparência, 15 meses depois de Raul Belém assumir o governo municipal. Em entrevista ao Jornal Observatório a secretaria de Administração, Mirian de Lima, falou sobre as discrepâncias. 


No primeiro caso, os dados referentes à “Remuneração pessoal” disponibilizados no portal da transparência, traz o valor bruto sem especificar pagamentos como férias, 13º salário, atrasados, e outros. Esta situação pode gerar desconfiança e para evitar que isso ocorra o governo quer melhorar a disposição das informações no Portal. “Faremos uma reunião na próxima semana para sanar esta deficiência , detalhando os pagamentos. Assim será possível melhor entendimento de aparentes disparidade entre remunerações de um mesmo cargo ”, informou Mirian.



No segundo caso, o espanto decorre do fato de o governo ter anunciado, no final do ano passado, o corte dos estagiários como forma de reduzir o gasto com pessoal. Contudo, agora, a secretária revela não ter havido corte e sim suspensão de contratos. “Suspendemos naquele momento pois era necessário. Posteriormente fomos resgatando os contratos de acordo com a necessidade de funcionários demandada pelo secretariado” explica Mirian de Lima. Ela informou ainda que o “resgate” atende a ordem classificatória do processo seletivo. 



A secretária não soube informar o número de contratos suspensos. Pelo Portal é possível constatar que em novembro, mês anterior à suspensão, a relação de estagiários na Folha totaliza 225, em dezembro cai para 122, já em março deste ano sobe para 173. Mirian ressaltou que nem todos relacionados na folha tiveram os seus contratos retomados. “Alguns estagiários aparecem por conta do pagamento de rescisões devido à conclusão do curso ou recusa de retorno, daí a diferença de valores à maior”, explica, sem contudo precisar o número de pessoas que se enquadram nesta situação.

Fonte: Jornal Observatório

14 comentários:

Morador de Araguari disse...

Parabens Mirian pela sua competencia e dignidade...

Rafael Kesler disse...

O “resgate do estagiário" atende a ordem classificatória do processo seletivo? kkkkk
Fui muito bem classificado e não tive o privilégio de ser resgatado pela queridíssima Prefeitura Municipal de Araguari kkk.
Mas... Deixa pra lá, tô formando no final deste semestre mesmo.
Achei hilária a expressão "resgate".
O.o

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de abril de 2014.

Prezado Antônio Marcos,

Em recente palestra no Sindicato dos Contabilistas de Uberlândia, sobre Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, área em que atuo profissionalmente, o principal questionamento sobre o eSocial foi justamente:

(...)
atenção para evitar ações de equiparação salarial detalhando o campo "FUNÇÕES", diferenciando uma pessoa da outra, embora ocupem o mesmo "CARGO"
(...)

... tema de interesse máximo de Contadores e Empreendedores, sejam Gestores públicos ou privados. Claro, tratando-se de Gestão Pública, de ELEITORES também. Certamente que a P.M.A. já providencia estas adequações.

É aquela história:

Meu "cargo" é ANALISTA DE SISTEMAS. Devo ter centenas de
profissionais concorrentes neste setor, na região, mas a minha "função", jurássica, é a de quem milita há 30 ( trinta ) anos nesta atividade... e olha que isso diante a dinâmica na Tecnologia da
Informação, pouco significa.

Deve ser exatamente por isso, que tenho dificultada minhas recolocações profissionais, onde os setores de RH das Empresas privadas - mesmo quando terceirizados - descartam profissionais com mais
de 35 anos de idade sem "parcimônia" alguma. Isso também é
comprovado nas ofertas de emprego veiculados em diversos classificados, onde destacam com fervor "ATÉ 40 ANOS DE IDADE".

- Ah... Mas isso é inconstitucional.

É. É sim. E daí ???!!!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

...

Rosevane disse...

Bom! Mais uma vergonha araguarina. Eu gostaria de saber porque essa disparidade?
Respeito muito e admiro a Miriam Lima, mas sabemos bem que não é apenas questão de 13º salário atrasado....
Moral da história! Quero uma resposta.
AGENTE SANITÁRIO QUE INGRESSOU NO SERVIÇO EM 05/06/2002 COM UM SALÁRIO DE 6.000,00 (SEIS MIL REAIS) EU SOU AGENTE SANITÁRIO INGRESSEI 05/06/2002 O MEU SALÁRIO (LITERALMENTE SEM UM MINUTO DE HORA EXTRA FANTASMA E TAMPOUCO GRATIFICAÇÃO DISSO OU DAQUILO)É 1433,80.
Onde procuro? Sindicato? Secretaria de Administração/Fazenda? ou Ministério Público?
Detalhe estou indignada 2 vezes. Na condição de CIDADÃ ARAGUARINA e de FUNCIONÁRIA PÚBLICA.
Administração pública não é cabide de emprego, cargos de confiança e estagiários "saindo pelo ladrão" e funcionários concursados com seus apadrinhamentos políticos levando a essa vergonhosa realidade.

Anônimo disse...

olhem o salario do diretor de licitações cargo de motorista D ele ganha quase 5.000,00 por mês e vcs ficam cornetando os que trabalham 577.xxx.x xx-49 ALMF... kkk brincadeira

Anônimo disse...

procurar câmara municipal? kkkkkkkk olha a foto no jornal vereador tudo abraçado com o prefeito kkkkkk

Anônimo disse...

Administracao???rsrsrs...tragedia anunciada

Anônimo disse...

Caro Antonio Marcos gostaria que voce com sua experiencia me expli casse uma situacao preocupante,conversando com meu tio de outro estado,ele me disse que as obras dos estadios atrasadas,pode ser uma maneira do governo utilizar os contratos emergenciais para desviarem recursos publicos sem licita los.Em Araguari esses contratos estao sendo utilizados em todas as contratacoes,e pelo que tive noticias os valores chegam a ser quatro vezes mais.Desde ja agradeco a atencao e me desculpe o anonimato,mas prefiro assim ,pois nao quero me indispor .Abraco

Anônimo disse...

é a coisa tá feia

Anônimo disse...

Verdadeiros marajas!!E o povo??Ah o povo...???Ao contrario do que dizem,o povo nao merece,e nao aceita esse tipo de governo,a mudanca ja tem dia e hora marcada,enquanto isso pobres mortais ficam a merce de um governo desgovernado,desorientado,desajustado.. ate la vamos pagando o preco.

Anônimo disse...

Pensar que um montao de gente desse governo(?) fazia passeata cobrando moralidade antes da eleição 2012

Anônimo disse...

O que sei é que se tudo estivesse certo. Não teriam , depois de tantas observações negativas, tirado do ar a danada da prestação de contas.
Mas, o povo que vive olhando pro lado, devia olhar as Secretarias do dinheiro e licitações. Fazenda, Administração e Planejamento. Essas sim derrubam qualquer governo, pois fazem a mágica de David Copperfield.
Não compram nada, não pagam nada, não LICITAM nada. Nunca teem dinheiro, mas sempre fazem gastos e pagamentos exorbitantes.

Anônimo disse...

Alice tá sã na cidade das maravilhas

Anônimo disse...

resgatar estagiário foi a piada do ano kkkkkkkkk