terça-feira, 5 de novembro de 2013

Transporte coletivo: empresa contratada é investigada por fraude em licitação


Parece que as coisas só tendem a piorar na gestão municipal. Por mais que os governantes tentem emplacar uma agenda positiva, as notícias teimam em contrariá-los. Desta feita, notícias veiculadas no site da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Oeste-SP dão conta de que a empresa SERTRAN, recentemente contratada para prestar os serviços de transportes coletivos em Araguari, está sendo investigada por possíveis irregularidades cometidas nos municípios paulistas de Catanduva e Ribeirão Preto. Entre os fatos apurados, estaria a fraude em licitação, crime investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Vejam a notícia na íntegra:


O vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), visitou, nesta quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, onde se reuniu com a vereadora Viviane Alexandre (PPS). Naquele município, a concessão do transporte público, vencida pelo Consórcio Pró –Urbano, formado pelas empresas Rápido D´Oeste, Turb, Transcorp e SERTRAN, é alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Além disso, desde janeiro o Ministério Público, por meio da Promotoria da Cidadania, tem inquérito aberto para analisar o contrato de concessão, que está sendo avaliado por uma equipe da Faculdade de Economia e Administração (FEA), a pedido do Promotor Dr. Sebastião Sérgio da Silveira.

Segundo a vereadora Viviane, a CPI foi aberta para apurar supostas irregularidades no cumprimento do contrato de concessão. Entre elas, a construção do terminal urbano, a falta de pagamento da taxa de gerenciamento e a utilização de veículos mais antigos do que o previsto em contrato. O consórcio Pró-Urbano, do qual a SERTRAN faz parte, entrou com ação na Justiça no começo deste ano para deixar de cumprir o contrato. O grupo alega desequilíbrio financeiro para fazer os investimentos previstos. Entre as ações contratuais que deixaram de ser cumpridas pelo consórcio, está a implantação de novas linhas de ônibus, a construção de um terminal na avenida Jerônimo Gonçalves e a compra de novos veículos.

Em Catanduva, a SERTRAN está sendo investigada pelo GAECO, devido a uma suposta fraude na licitação do transporte coletivo. Uruguaio, que também já visitou Catanduva, disse estar preocupado com a vinda dessa nova empresa para Santa Bárbara d’Oeste. “As informações que tenho recebido não são das melhores. Em Catanduva, Araguari (MG), e agora também em Ribeirão Preto essa empresa tem apresentado irregularidades. Será que quando assumir em Santa Bárbara também não vai alegar desequilíbrio financeiro e deixar de cumprir o contrato?”, disse. O parlamentar ressaltou ainda que, com o sábado gratuito, o número de passageiros pagantes caiu e não será o mesmo do Edital. “Em outras cidades que opera, a SERTRAN não conta com cobradores. Mas, pelo edital, só vai poder fazer cobrança eletrônica com a autorização do sindicato”, finalizou.

Penso que a Prefeitura Municipal, uma vez mais, está devendo explicações à sociedade araguarina. Este espaço encontra-se aberto para  manifestações dos interessados.


Leia nossos posts sobre a contratação, sem licitação, da SERTRAN pelo município de Araguari:


13 comentários:

CARLA disse...

E!!!! a verdade sempre vem a tona e só esperar, não diz o ditado que quem espera sempre alcança.

Anônimo disse...

Tem pessoas que nao aceitam perder e ficam metendo a lingua nos outros.Pq justo agora que as coisas estao se acertando vem essa publicaçao? So bobo pra nao ver q ai tem alguma coisa errada..Aíí larga o osso. Aprenda pelo menos perder.Pra mim isso ai é tudo mentira,armaçao de pessoas que nao sabem quando chegou ao fim pois a palavra"PERDEU" é muito pesada pra eles.

Anônimo disse...

Com todo respeito mas acho que certos comentários são de pessoas que não estão vivendo em Araguari há um bom tempo,afinal há quantos anos está só piorando a situação?? Aliás mudou sim,quem segura a "CHIBATA"...

Anônimo disse...

estilo raul de governar !!

Anônimo disse...

O caixa da Prefeitura esta esgotado neste final de ano e sabem onde esta o dinheiro que falta pra limpeza..capina..tapa buracos etc. Este dinheiro foi gasto em shows, licitaçoes fraudulentas e criaçao de cargos e secretarias. Parabens Raul e Werley por preservar tanto o erario e a coisa publica. Parabens por jogarem Araguari no buraco.

Aristeu disse...

O roubo sempre foi coletivo.

Anônimo disse...

Esses fatos o sr.carlos machado não noticia em seu pograma, e nem o herley macedo nao transmite não sua rádia será porque?

Anônimo disse...

esse é o presente de Natal pros trouxas que acreditaram nesse bando

Anônimo disse...

acho engraçado que os donos da expresso cidade só aparecem a cara qndo o bicho esta pegando pro lado deles,se isso aconteceu é porque o ônibus de vocês são de péssima qualidade não e de má é péssima mesmo, vocês já deveriam ter ido embora a muito tempo,chega de sucata velha na cidade,e se veio outra empresa pra cidade é porque é uma empresa de boa qualidade,pelo menos os dias que ela rodou na cidade ela nunca perdeu freio com passageiros dentro não e nunca quebrou feicho de mola,agora não ao contrario da expresso cidade Araguari que so vivia com os ônibus em conserto e perdendo mola pela cidade. Cansamos de lata velha,volta pra onde vocês nunca deveriam ter saído e da lugar pra uma empresa que realmente vai atender a população como deve ser atendida. vocês nunca abriram as portas se quer pra falar com um usuário do transporte de vocês,agora querem ficar na cidade já passou da hora de pegar esse bando de sucata e ir de onde nunca deveria ter saído.

Anônimo disse...

vai embora expresso cidade vai pra onde vocês nunca deveriam ter saido

Anônimo disse...

tinha mesmo essas carroça que sair da cidade mais pra variar esse governinho incompetente fez tudo errado

Anônimo disse...

Hoje sao 01/04/2014 e a licitaçao do transporte coletivo ainda nada. O acerto dos ex-funcionarios da empresa expresso cidade ainda nada.
Quanto ao convenio medico e odontologico dos funcionarios da Sertran ainda nada. Assenbleia do sindicato em relaçao ao aumento do salario dos funcionarios, ainda nada, pois a empresa Sertran deu por conta propria, mas sera que é o valor real? Pois na folha de pagamento estar faltando dinheiro. Nos os funcionarios do transporte coletivo sempre a mercer das empresas, ainda estamos no escuro, com sindicato, empressa. Pergunta, onde estar a prefeitura nisto tudo, é so comtratar empresas sem olhar realmente o perfil delas? Onde fica os trabalhadores? Sempre a mercer destas empresas que vem para Araguari e acham que podem enganar o povo com sucatas? Uma coisa é certa, não somos palhaços merecemos o de melhor, pois somos araguarinos e mesmo que nos aconteça de ficar a mercer, seremos sempre a cidade sorriso. Acorga poder publico.

André Amx disse...

Pior que Araguari e só Catalão. Prefeito Jardelão tirou a Transduarte que é da cidade pra colocar a Pastrans de São Paulo, em troca de propina.