quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tarja Preta: investigações tímidas em Minas

Operação apreendeu documentos, que serão analisados pelos promotores
Foto extraída do site do MP/GO

Do outro lado do Paranaíba, os procedimentos da Tarja Preta seguem rápidos. Foram apreendidos documentos e equipamentos utilizados na prática do supostos crimes. Prefeitos se afastaram ou foram afastados judicialmente de seus cargos para não atrapalhar as investigações. Contratos foram suspensos. Contas bancárias, bloqueadas. Agora, o oferecimento da denúncia ao Poder Judiciário.

Do lado de Minas, os processos engatinham. Lentos. Salvo alguma operação sigilosa desconhecida de todos nós, objetos e equipamentos ligados a possíveis crimes não foram apreendidos. Nenhum contrato, nem aqueles celebrados sob condições suspeitas foram suspensos. Uma sindicância foi aberta, mas por uma das pessoas citadas nas gravações. Um procedimento administrativo instaurado pelo MP. Apenas algumas pessoas mencionadas nas gravações foram exoneradas ou afastadas de seus cargos. Muito pouco. Um começo muito tímido. 

Os cidadãos têm motivos de sobra para ficarem preocupados com essa defasagem nas investigações. Não é possível que pessoas investigadas por pertencerem a uma organização criminosa em Goiás tornem-se, ao atravessarem a fronteira, cidadãos acima de qualquer suspeita, mesmo usando ou tentando usar do mesmo modus operandi adotado no vizinho estado. 

O tratamento a ser dado aos fatos não deveria se resumir a meras sindicâncias ou procedimentos administrativos. Estamos falando de indícios fortes de crime. Da atuação de organização criminosa, com tentáculos em dezenas de prefeituras de três estados. O rigor e a urgência são necessários. Caso contrário, as provas desaparecem e o cheiro de pizza toma conta do ambiente. Araguari precisa ser passada a limpo.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Movimento Acorda Araguari esta disposto a recorrer a Ouvidoria Geral do MP de BH se providencias nao forem tomadas a nivel local, pretendemos ainda encaminhar representacao ao CNJ em Brasilia.

Anônimo disse...

Precisamos que as pessoas se mobilizem e vão para a Câmara Municipal na próxima terça feira dia 29/10, pois é só com pressão popular que aqueles que assinaram a CLI terão coragem de se impor. Até agora só vi a vereadora Eunice Mendes, será que é o só ela que tem saco roxo nessa Câmara????? Uma vergonha!!!!!!

Anônimo disse...

o movimento acorda araguari deve manifestar se e pedir a exoneracao do prefeito e cia;

Anônimo disse...

discordo de vc tem outros vereadores sim querendo a CLI esses sim estao do lado do povo quem deveria ter o saco roxo que e o presidente da camara ta amarelo ou amarelou sei la agora e 11 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,

Anônimo disse...

O depoimento do principal acusado em Araguari ficou parecendo um monologo previamente treinado e ensaiado...nunca vi depoimento sem questionamento ou contestaçoes...aquilo parece que ja estava ate digitado pois nem havia erros de portugues ou digitaçao.Uma lastima cheirou pizza pronta. Eca..!

Anônimo disse...

O Brasil não é um país sério. Se houve culpa há de se punir os responsáveis. Porém, ouvir Levi Siqueira e Eunice Mendes falando em fiscalizar beira a hipocrisia.
Talvez um ou dois bodes expiatórios paguem o preço, mas vereadores de "oposição" vão usar do artifício´para negociar benesses com a administração. Não há, principalmente, desses vereadores citados, interesse com interesse público. O que se verá é negociatas para aumentar o clientelismo e o patrimonialismo que envolve a política Araguarina.Punição deveria haver, mas não nos esqueçamos que os que cobram CLI hoje, esconderam sujeira debaixo do tapete na administração passada.

Anônimo disse...

Precisa tambem ser investigado alguns bens que o prefeito conseguiu logo apos ter entrado na prefeitura. Casa no Sibipiruna, gastos exessivos no carnaval etc.
Guardei um cadernao dele com os absurdos que ele prometeu para a populaçao. Ele nao foi meu candidato pois nunca confiei.

Anônimo disse...

Quem se defende acusando esta com muito medo e comprometido.

Anônimo disse...

PARABENS AOS VEREADORES QUE ESAO LUTANDO PELA CLI AGORA PRA FALAR DE SUJEIRA ESTA AI PREF QUEBRADA FUNC COM PAGMENTO UMA LASTIMA A PREF ENTUPIDA DE CARGOS GASTOS COM SHOWS CRIAÇAO DE SUB SECRETARIAS ISSO E LIMPEZA NE CONTRATAR ESCRTORIO DE ADV PRA QUE? AQUI JA TEM ADVOGADOS EFETIVOS UMA VERGONHA ESSE GOVERNO ACORDA ARAGUARIIIIIIIIII FORA OS DEMAIS QUE NAO QUEREM CLI

Anônimo disse...

ESSE E O GOV LULA NAO SEI DE NADA NAO VI NADA QUEM SOU EU ??????????????????? aonde foi ali sei la. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk toma araguari agora e 11 nao e hum hum kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

QUE TAL A FAMILIA ONZE PROMOVER OUTRA MARCHA CONTRA A CORRUPÇAO