sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tarja Preta: autoridades do município mantinham contato com integrantes da quadrilha


A Operação Tarja Preta, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Goiás, chegou em Araguari. O objetivo inicial dessa operação era desarticular uma organização criminosa que, supostamente, há mais de um ano, atuava na venda fraudada, viciada, direcionada e superfaturada de medicamentos para vários municípios goianos. 12 prefeitos de municípios goianos foram presos na operação. Além deles, tiveram a prisão temporária decretada vários empresários, secretários municipais de saúde e advogados.

Em postagem anterior, noticiamos a prisão temporária do advogado Tomaz Edilson Felice Chayb, um dos sócios do escritório Chayb e Máscimo Advogados Associados, que foi contratado para prestar serviços de consultoria justamente na área de licitações e contratos ao município de Araguari. 

Na tarde de ontem, o blog Diário de Goiás divulgou as gravações telefônicas interceptadas pelo Ministério Público durante as investigações. Infelizmente, o nome de Araguari foi citado diversas vezes nas conversas captadas. Entre os nomes de agentes públicos citados nos diálogos gravados, temos os do prefeito, Raul Belém, do procurador-geral, Leonardo Borelli, do então Subprocurador do município (atual secretário de Serviços Urbanos), Marcel Mujali. Além deles, os irmãos Vivaldo e Vanderlan, ligados à empresa Interlagos Materiais de Construção, também foram mencionados. De todas as conversas interceptadas, chamam a atenção os contatos mantidos entre Marcel Mujali e o advogado Tomaz Chayb. 

Inevitavelmente, as investigações terão que ser aprofundadas para abarcar atos praticados pela gestão Raul Belém. Isso porque a organização criminosa acabou criando elos com integrantes do governo municipal. A contratação do advogado Tomaz Chayb, ao que parece com grandes poderes dentro do Departamento de Licitações da Prefeitura, colocou a "bomba" no colo do prefeito e de outras autoridades. 

De acordo com o portal Notícias de Araguari, a Polícia Federal já se encontra no município, onde as investigações já estão em andamento. Ainda segundo a mesma fonte, o procurador-geral do município, Leonardo Borelli, afirmou que o contrato com o advogado preso será rescindido imediatamente.

Vale lembrar que, guardadas as devidas proporções, em hipóteses semelhantes (Mensalão, Caixa de Pandora, etc.), as investigações policiais, além de processos criminais, produziram efeitos em outras áreas. Na área política, por exemplo, podem gerar processos no âmbito do Poder Legislativo (Comissão Legislativa de Inquérito). Na seara dos tribunais de contas, geram a abertura de processos e a realização de auditorias em licitações e compras realizadas pelo município. No caso vertente, esse aprofundamento da fiscalização, sobretudo na área técnica, é inevitável e, além de manchar o nome da cidade de Araguari, irá gerar "dor de cabeça" nos atuais governantes por algum tempo.

O blog Observatório de Araguari irá voltar ao assunto, analisando diversos trechos das conversas captadas. 

Clique aqui e leia, na íntegra, a transcrição das gravações publicadas no Diário de Goiás.
Clique aqui e leia nosso post sobre a contratação do escritório Chayb & Máscimo Advogados Associados.
Clique aqui e leia a reportagem do Notícias de Araguari sobre o assunto.

13 comentários:

Anônimo disse...

Espero que o Ministério Publico de Araguari, desta vez, peça as escutas e todas as provas que citam a cidade e seus representantes públicos, abra um Inquerito, para verificar as irregularidades e abra processo contra os corruptos.

Anônimo disse...

Li estas transcrições e fica claro o envolvimento do Prefeito, Procurador e Subprocurador, o que falta mais para colocar Araguari na lama.
CADEIA NELES

Anônimo disse...

elefone:
RESUMO:
TRANSCRIÇÃO:
TOMAZ avisa ao MARCEL que o BORELI chegou a pegar o
telefone para conversar com o PREFEITO pedindo par
a exonerar o
controlador interno, contudo não conseguiu falar. B
ORELI se convenceu que tal atitude é necessária, me
smo deixando o cargo
vago. TOMAZ pede ao MARCEL que não deixe esquecer e
ste assunto e que seria muito bom se MARCEL ocupass
e tal cargo.
MARCEL indaga se TOMAZ lhe dará um suporte. TOMAZ r
esponde que sim, que o acompanhará até a controlado
ria interna de
TRINDADE, onde ele aprenderá com o FABRÍCIO quais s
eriam as atribuições de um controlador. MARCEL asse
vera que está
disposto a fazer o que for preciso. TOMAZ comenta q
ue é uma boa idéia e pede que o MARCEL bata na posi
ção: deixa vago

Edilvo Mota disse...

Eu havia citado neste blog, reiteradas vezes (no governo anterior e neste) que o ex-Controlador Geral do Município, ALIRIO GAMA FILHO é um profissional extremamente competente, zeloso de suas atribuições, além de um homem de caráter ilibado, muito acima da média.

Ao que parece a misteriosa exoneração de Alirio visada deixar o caminho livre.

Lastimável que a gestão pública do país se encontre nesse patamar...

Anônimo disse...

Que beleza heim rerigueri, bate no governo passado, promete o futuro para tomar posse do poder e lastimável e enojado, usa o poder para roubar. Não passam de ladrões disfarçados sobre o colarinho, cada dia mais enojado com a política deste país e do meu rerigueri...

Anônimo disse...

que vergonhaaaaaaaaaaa essa adminastraçaooooooooooo milllllllllll vezessssssss pior que o outro governo sinto vergonha nesse momento de ser araguari arrependiiiiiii amargamente de votarrrr nesse governo mais a resp vira nas eleiçoes futuras raul nunca maiisssssssssss .................

Anônimo disse...

TOMA ARAGUARIIIII que administraçaooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........... raul nunca maissssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss,,,,,,,,,,,,
vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa;;;;

Anônimo disse...

agora e 11 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......toma araguari ,,,,

Anônimo disse...

Pobreza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O MAS TRISTE NÃO E SÓ ISSO,MAS E QUE TEM UM VEREADOR DE NOME DA GAMARA MUNICIPAL DE ARAGUARI QUE ESTAVA, VARIAS VEZES NA CASA DO SR VIVALDO EM REUNIÕES COM MARCEL E OUTROS DO GRUPO. SERA QUE ESSE VEREADOR ESTAVA SABENDO DESSA SUJEIRA NA CASA DO SR VIVADO,,,
AGORA FICA AI TANDO UM DE BOM MOÇO,COMPRANDO CARROS E CASAS COM SALARIO DE VEREADOR AI NÃO, ACORDA POVO DE ARAGUARI CHEGA....

Anônimo disse...

esse vereador DE NOME vai se reeleger em 2016 em 2020 em 2024

Aristeu disse...

Com as mesmas letras de TARJA PRETA eles escrevem: JA TER PRATA.

Anônimo disse...

Cade o presidente da Camara alguem viu este homem nos 4 ultimos dias....sumiu ou fugiu.