quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Advogado contratado pelo município é preso na Operação Tarja Preta



Em 13/9, o Correio Oficial tornou público que a Prefeitura Municipal de Araguari contratou Chayb e Máscimo Advogados Associados para prestação de serviços de assessoria e consultoria jurídica em licitações e contratos. O escritório irá receber R$ 144 mil por 12 meses de trabalho. Conforme consta do Portal da Transparência, três dias após essa publicação, o escritório recebeu R$ 6 mil da Prefeitura. Questionamos o fato por entendermos que o município não precisaria contratar advogados para realizar serviços que deveriam ser feitos por procuradores e advogados públicos.


Pois bem, no dia 15/10, virou manchete nacional a "Operação Tarja Preta", realizada pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO). O objetivo dessa operação é desarticular uma organização criminosa que supostamente há mais de um ano atuava na venda fraudada, viciada, direcionada e superfaturada de medicamentos para vários municípios goianos. 12 prefeitos de municípios goianos foram presos na operação. Além deles, tiveram a prisão temporária decretada vários empresários, secretários municipais de saúde e advogados.

Entre os crimes apurados pelo MP/GO, encontram-se: a) formação de quadrilha; b) formação de cartel; c) peculato; d) corrupção ativa e passiva; e) indevida dispensa e inexigibilidade de licitação; f) fraude à licitação; g) delito do inciso “V” do Decreto-lei nº 201/1967; h) falsificação de documentos públicos e privados; i) lavagem de dinheiro.

Entre os presos, encontra-se o advogado Tomaz Edilson Filice Chayb, que é um dos sócios do escritório contratado pelo município de Araguari justamente para prestar assessoria e consultoria jurídica na área de licitações e contratos.


É óbvio que em favor de todos os acusados temos a presunção de inocência. Entretanto, parece estranho a Prefeitura de Araguari contratar, sem licitação, um escritório de advocacia para realizar os serviços de assessoria e consultoria na área de licitações e contratos. Afinal, esses serviços deveriam ser prestados pelos procuradores e advogados do próprio município. Pior: contratar os serviços de um escritório de advogados que tem, como sócio, uma pessoa investigada por fraudes em licitações e contratos para compra de medicamentos por municípios.

Clique aqui e leia nosso post sobre a estranha contratação de um escritório de advocacia para fazer o serviço que deveria ser realizado pela Procuradoria-Geral do município.
Clique aqui e leia reportagem sobre a "Operação Tarja Preta", citando a prisão temporária do advogado sócio do escritório contratado pelo município de Araguari.
Clique aqui e acesse o site de Chayb & Máscimo Advogados Associados.

17 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que o Município ira justificar que nada sabia e que é vitima.

Anônimo disse...

Deu certo a parceria afinal um gamba cheira o outro....essa parceria se equivale prefeito e advogados corruptos.....

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk raullllllllll chupa araguari kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

esta Familia 11 não é o máscimo ???????

Anônimo disse...

No link em anexo se pode ver que toda a sujeira e roubalheira esta também em Araguari, conforme o link abaixo através de gravações telefonicas feitas pela Policia Federal a partir da 138 tem conversas sobre Araguari.http://diariodegoias.com.br/images/stories/documentos/TRANSCRICAODOSDIALOGOSTELEFONICOSJAN13AMAI13OPTARJAPRETA.pdf

Anônimo disse...

agora to entendendo fui no cinmiterio hoje. e perguntei cade o povo da prefeitura que tava limpando e arrumando. mim informaram que a licitação so vai ser dia 22 e que a empresa que ia ganhar começou a limpar antes de ganhar mas teve que parar correndo depois que o adivogado foi preso. isso é verdade? me falaram que é de um diretor de radio a empreiteira.

Anônimo disse...

Link revelador vale a pena ler espero que os promotores de Araguari sigam as orientacoes da PF e dos outros 70 promotores do caso e defendam a cidade.

Anônimo disse...

- Gravações da PF são de maio/2013. Ou seja, neste período o escritório já estava assessorando a Prefeitura de Araguari;

- A publicação da contratação do escritório pela Prefeitura de araguari só ocorreu em setembro/ 2013;

Anônimo disse...

perto disto aí um assessor de comunicação trabalhar 3 meses sem nomeação é fichinha

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk raulllllll chupa araguariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii agora e 11;;; kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Anônimo disse...

O Dr. Leonardo Borelli precisa se explicar, e determinar a apuracao exemplar como assim fez no caso do e mail que lhe foi enviado. Caso gravissimo que tem e merece apuracao e responsabilizacao de todos os envolvidos.

Anônimo disse...

A Prefeitura de Araguari tem que ser alvo de investigacao minunciosa pela policia, MP, TCMG, CAMARA MUNICIPAL, E PELA SOCIEDADE ARAGUARINA.

O Povo clama pela verdade disse...

Pois é, O Prefeito disse a imprensa que nao sabia de nada, que esta surpreso com essa situação. Ora, como será que chegaram nesse escritório de advocacia, do qual faz parte o nobre Dr. Tomaz? será nao escolheram esse dito escritório pela vasta experiência em licitação? tem muita coisa pra ser explicada a sociedade araguari, o senhor Prefeito deve muitas explicaçoes, o Povo tem q cobrar. tem tubarão nesse aquario. E outra, nas escutas telefonicas alem do nome do prefeito ser citado, também, o mesmo, por algumas vez, é interlocutor direito de algumas conversas com Dr. Tomaz.

Anônimo disse...

CÂMARA MUNICIPAL INVESTIGANDO? ESQUECE

Anônimo disse...

O curioso é que a Prefeitura tá falida/sem dinheiro conforme declaração do sr. prefeito, mas todo dia tem cargo de confiança entrando... um dos últimos foi o sub secretário de educação, salários altíssimos em comparação com a migalha oferecida aos servidores efetivos.
Absurdo e imoral é as pessoas assumirem cargos público eletivos e achar que a prefeitura é a casa somente deles, fazendo esta anarquia toda e pensando que estão acima da lei.
Estes para a minha humilde opinião são os piores bandidos que existem, que com suas atitudes com o dinheiro público interferem incisivamente no futuro de milhares de pessoas que sofrem com a desigualdade.
#FORAPOLÍTICOCORRUPTO

ACORDA ARAGUARI!!! ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!!!

Anônimo disse...

Por que somente os advogados foram exonerados e o Procurador foi afastado por 30 dias. Será que vai esperar a poeira baixar?

Anônimo disse...

o raul diz que vai invertigar se ele mesmo e um dos acusado . cadeia neles salva araguari a tempo , se sao inocentes . nos povo somos os cupados, fora raul voce nunca me enganou.