terça-feira, 13 de agosto de 2013

Minha Casa, Meu Marketing

Sorteio dos candidatos a um imóvel no Portal dos Ipês (foto extraída
 do blog Bastidores do Poder (www.politicaaraguarina.blogspot.com)

Na Prefeitura de Araguari, qualquer ato administrativo, desde que conveniente, vira evento político. É sempre assim, os governantes aproveitam qualquer ocasião para exercitar o marketing. Com o programa federal Minha Casa, Minha Vida não é diferente. Era assim no governo passado. Continua no atual.

Sábado, foi realizado o primeiro sorteio das casas do Portal dos Ipês. Nos dias 24 e 31, serão realizados outros dois eventos para o mesmo fim. 

Chama-nos a atenção a forma como esses eventos são bolados. Tudo para impressionar a plateia e passar ao público a sensação de que o governo municipal está fazendo um grande favor aos futuros compradores dos imóveis. O sorteio vende bem essa ideia. A realização de três eventos, em vez de um, também potencializa, na mente do cidadão, a generosidade dos governantes.

Outra finalidade desse tipo de evento é tentar demonstrar que o procedimento está sendo feito com total lisura. Ora, honestidade não é favor. É obrigação do gestor público. Não importa se o ato administrativo foi praticado entre quatro paredes ou no meio de uma multidão. Para tanto, até a Promotora de Justiça Dra. Leila Maria de Sá Benevides foi convidada a participar do evento, conferindo a metodologia do sorteio.

Mas, essa capa de lisura e honestidade pode cair por terra. Isso porque nem todos os que concorreram ao sorteio preenchiam os requisitos para comprar os imóveis. Isso equivale a dizer que algumas pessoas sorteadas simplesmente não deveriam concorrer. Estavam ali tomando o lugar de outras. Aliás, tivemos uma prova disso hoje. Uma senhora, num belo ato de cidadania, compareceu à Câmara para denunciar que uma pessoa sorteada para o "Portal dos Ipês" já havia sido contemplada, anteriormente, com outro imóvel do programa Minha Casa Minha Vida.

Além disso, soa estranho convidar uma promotora de justiça para participar de um evento com uma mal disfarçada conotação política. Pior que isso: convidaram a fiscal da lei para uma solenidade cujos gastos não aparecerão corretamente lançados no Portal da Transparência. Sabem como é: gastos que não são divulgados conforme manda a lei podem até ter sido realizados de forma contrária às normas da contabilidade pública. 


11 comentários:

Voz de Araguari disse...

Eu não fui, mas teve salgadinho e refrigerantes? Se teve na próxima eu vou...!!!!!

Voz de Araguari disse...

MINHA CASA, MINHA DÍVIDA...AGORA TEM ATÉ SORTEIO DE PISCINAS...RSRSR....http://grupovozdearaguari.blogspot.com.br/2013/08/sortei-minha-casa-minha-divida.html

Anônimo disse...

Não fui e não gostei ! esses atos lembram o governo Marcos Alvim onde inauguravam Semáforos com bandas de música e foguetes....Pirotecnia e Merchandising político para essa gangue populista que tomou conta do Palácio.

Anônimo disse...

Engraçado por que será que a grande maioria das casas saiu para moradores do bairro paraíso?

Anônimo disse...

deve ser q o Bairro Paraiso estava sobre a proteção de Deús e é um bairro sempre abençõado.

Anônimo disse...

Na minha humilde Opinião deveriãm investigar bem as pessoas se éla realmente pressisa dessa casa , porque tem muita gente que já tem casa mesmo assim é sorteadas....

Anônimo disse...

Eu tmb achei muito estranho esse sorteio!!

Anônimo disse...

Onde posso encontrar a lista dos sorteados?

Anônimo disse...

GENTE NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE A PREFEITURA TEM TANTA OBRA PARA INAUGURAR... QUE ELES IRÃO INAUGURAR OS BANCOS DE RESERVAS DOS CESAC's.ISSO SIM É UMA OBRA PARA SER INAUGURADA... É A CARA DO ATUAL GOVERNO.

Anônimo disse...

O PREFEITO E SUA TRUPE DEVERIAM APROVEITAR ESSES ENCONTROS COM A POPULAÇÃO E EXPLICAR DO POR QUE A CIDADE ESTÁ TÃO SUJA, MATO TOMANDO CONTA DAS RUAS E AVENIDAS... E TAMBÉM QUANDO ARRECADOU A EMPREITEIRA "LIDER" DESDE O INÍCIO DO ATUAL GOVERNO E QUEM SÃO SEUS PROPRIETÁRIO. 1) Dézinho (ex-laranja do Tibôca) e agora laranja do:
2) ? ?
3) ? ? ?

Anônimo disse...

A MINHA INSCRIÇAO. E DA PRIMEIRA VEZ. JA FIZ RECADASTRAMENTO E ATE HOJE NÃO SAIU ISSO É SO MARMELADA,SAI PARA QUEM ELES QUEREM,FAZ UMA BUSCA NAS PRIMEIRAS INCRIÇAO PRA VER ,AGORA QUEM NÃO PRECISA GANHA ALUGA A CASA ,,,,,ESTOU INDIGNADA VOTEI NO RAUL BELEM ,MAS ELE TEM QUE SER MAIS ELE, ESTÁ SENDO PREFEITO SO NO NOME QUEM ELE COLOCOU PARA AJUDAR ELE MANDA MAIS QUE ELE.ESTOU DECEPCIONADA COM ESSE MANDADO DELE ,MAS RAUL AINDA DA TEMPO ARRUMA SUA CASA SE NAO SEUS CREDITOS ACABARAM.......