quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Gigante acordou!

Foto da manifestação do dia 20/06, realizada em Araguari (foto extraída da página do movimento "O Gigante acordou" no Facebook).

Eu ainda não consegui decifrar bem essas manifestações que tomaram conta das nossas cidades nas últimas semanas. São tribos variadas. A pauta de reivindicações também não é uniforme. Alguns querem coisas concretas, como a redução das passagens de ônibus. Outros têm interesses difusos: ética na política, por exemplo.
Também não sei onde essa onda irá chegar. Sei que já vem surtindo bons efeitos, como a derrubada, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que pretendia retirar o poder de investigação do Ministério Público.
Apesar de todas essas dúvidas, vejo o movimento com bons olhos. O Brasil estava mesmo precisando de uma sacudida ética. É bem verdade que as manifestações, por si sós, não conseguirão mudar o caráter da nossa classe política ou, num passe de mágica, transformar o Brasil no "País das Maravilhas". Entretanto, já tiveram a grande serventia de mostrar aos nossos governantes, em qualquer nível da federação, que o Brasil não é mais o "País das Pollyannas". O brasileiro não quer ser apenas mais um consumidor. Deseja ser tratado, dignamente, como cidadão. Enfim, o brasileiro se cansou de jogar o "jogo do contente". Fica o alerta.

Nenhum comentário: