sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Não acredito!


Abre aspas para Adriano Souza, da coluna Radar, Gazeta do Triângulo, edição de hoje:

ALERTA!Com a previsão de epidemia de dengue em 77 dos 853 municípios mineiros, registro um pedido de atenção especial do prefeito Raul Belém com o combate ao mosquito em Araguari. É preciso montar uma equipe forte e de preferência que não haja mais concurso público para o setor para evitar possíveis ‘corpos moles’.


Existem coisas que em que eu só acredito porque estou vendo. Essa nota é uma delas. Realmente, papel aceita tudo. Merece total repúdio esse tipo de opinião.

Defender a não realização de concurso público porque o servidor concursado faz "corpo mole" é o maior absurdo que eu ouvi nos últimos anos. O concurso público é a forma mais democrática de qualquer cidadão acessar um cargo público. É um direito diretamente ligado à igualdade, à impessoalidade e à meritocracia. Isso realmente incomoda algumas pessoas. Para garantir a eficiência na prestação dos serviços públicos, os administradores públicos possuem mecanismos hierárquicos e disciplinares. Logo, se o servidor, concursado ou não, deixar de cumprir suas obrigações, a responsabilidade é, também, do gestor que deixar de exigir o cumprimento de suas obrigações e de punir quando for o caso.
Aliás, não sei porque ainda me surpreendo com certas opiniões lançadas por alguns integrantes da imprensa. Algumas dessas opiniões podem até ser emitidas em troca de alguma vantagem. Jamais poderia esperar que pessoas que nunca se desgrudaram dos governos tivessem opinião diferente. A veiculação desse tipo de preconceito mostra o quanto podem ser prejudiciais à população essas ligações não republicanas entre os governantes e a imprensa.

Por fim, uma sugestão deste aprendiz de blogueiro. O SINTESPA ou os próprios servidores concursados deveriam acionar judicialmente esse colunista para que ele explicasse por que somente o servidor concursado faz "corpo mole".


ATUALIZAÇÃO:
Na edição de 5/1/2012, o colunista fez ajustes na sua opinião, pedindo desculpas à classe dos servidores efetivos, conforme nota abaixo:
EM TEMPONa edição anterior, comentei na nota “ALERTA!”, um pedido para que o prefeito Raul Belém intensifique o trabalho no combate ao mosquito de dengue no município através de uma equipe forte. Na mesma nota, demonstrei a preocupação de não haver processo seletivo para este setor evitando assim o “corpo mole”. Na verdade, o texto ficou de certa forma, generalizado, o que não foi a intenção. Queríamos lembrar que em todas as profissões, sem exceção, há quem trabalhe e outros que atrapalham. Desta forma, fica o pedido de desculpas à classe que merece todo nosso respeito.

27 comentários:

Edilvo Mota disse...

Que me perdoem aqueles que se irritam com meus comentários.

Porém, como ex-secretário de saúde refuto veementemente a ilação de que servidores da dengue fazem "corpo mole".

Não convivi com tal expediente. Talvez seja apenas questão de comprometimento com o trabalho de campo e equilíbrio para exercer comando.

Considerarei a nota como uma brincadeira de início de ano...

Antônia disse...

Um verdadeiro absurdo o que acabo de ler, porém Marcos não me surpreende, pois já estão montando terreno para contrataçóes "duvidosas" no controle da dengue pois todos nós sabemos que este o lugar onde mais consegue contratação e já estão tentando promover uma campanha contra o concursado para fazerem curral eleitoral de contratados na dengue como foi na gestão passada, espero que o prefeito Raul Belém lance concurso o mais rápido possível e cumpra uma promessa feita a mim em uma oportunidade que tive em questioná-lo a respeito da "prostituição" de contrato nesta área, e ele me garantiu que promover concurso público para agente de controle de endemias, durante toda gestão do ultimo governo um certo vereador ditou todas as regras no controle da dengue com o aval de todos envolvidos sinceramente espero que este ano seja moralizada esta questão. Agora em relação ao artigo e um processo contra esta pessoa, embora hoje eu não seja mais funcionária publica da prefeitura de Araguari irei cobrar do sintespa e também do prefeito eleito uma posição em relação estas graves ofensas, pois Raul foi eleito pelos votos dos funcionários com a promessa de respeitar o funcionário concurdo.

Aristeu disse...

Quem lida com a dengue é pessoa mais vulnerável a adquiri-la então, quando a dengue pega o concursado realmente ele fica de "corpo mole" podendo ir pra cama ou algo ainda mais sério.

aNTONIA disse...

Obrigada Edilvo por suas palavras fui agente quando vc era secretário e naquela épooca sempre fomos muito respeitados por vc, agora durante o ultimo mandato fomos tratados como inuteis pela imprensa e comandantes, agora estou fora do controle da dengue, mais quando vejo tamanha falta de respeito me dá repúdio,ESPERO QUE NÃO CONTINUE A FALTA DE RESPEITO POR ESTA CATEGORIA TÃO IMPORTANTE PARA A SAÚDE PÚBLICA E QUE NO GOVERNO ANTERIOR FOI TÃO MALTRATADA E AINDA FIQUEI SABENDO DA CONTINUAÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA DO GOVERNO ANTERIOR QUE FORAM ALGUNS DESTES PERSEGUIDORES, ACREDITAVA EM RENOVAÇÃO MAIS AGORA PARECE UMA REPETIÇÃO.

Anônimo disse...

Então vai lá senhor Adriano colocar os "peixes" de um certo vereador para trabalharem! Vai lá! Esse vereador mantinha no governo Marcão uma enormidades de contratados que ficavam sem fazer nada durante dias, ou melhor, faziam sim, jogar cartas.
Dizer o que né! Quem lê jornal de verdade, grandes colunistas, as vezes até discordo de suas idéias, isso faz parte, mas dentro de uma análise lógica e coerente pelo menos, ai depois vc lê artigo de Adriano como esse dai é de amargar. Isso provoca até coceiras nos olhos, irrita.
O único colunista que Araguari tinha o expulsaram, Beregeno.

Alessandre Campos disse...

Começou a caça aos funcionários concursados. Sinceramente gostaria de saber quem tem tanta inveja assim dos concursados, o que está ganhando, quanto está ganhando e o que vai ganhar em ter esta postura. Qual o verdadeiro interesse por trás de uma nota desta?

Antônia Arruda disse...

Estou decidida a processar esta pessoa, pois, como concursada e agente de combate a endemias sinto que estou sendo desmoralizada isso implica em danos morais a toda uma categoria, gostaria que outros agentes concursados se unissem a mim e também o SINTESPA para entrarmos com uma ação contra este disparate, aguardo comentarios.

Edilvo Mota disse...

Parabéns, Antonia.

Pela atitude e por não se esconder no anonimato.

Anônimo disse...

Em Araguari nem chuva tem mais, então nem precisam se preocupar com a dengue... deserto geral... tudo secoooo

Anônimo disse...

Eu acredito sinceramente que as palavras ditas pelo jornal não foram faladas pelo prefeito, pois o mesmo parece ser um homem de sabedoria, Agora se porventura for ele mesmo que falou, então gostaria de convidá-lo a acompanhar nosso trabalho mais de perto pra ver se tem corpo mole de concursado. Ao contrário, já vi muitos contratados recusarem-se inclusive a executar algumas ordens sob o argumento de que estavam protegidos por vereadores e que nada poderia ser feito contra eles. Nada contra contratados. Muitos deles são bons colegas e trabalham muito bem, mas a grande maioria são indicações de varias autoridades e por isso se sentem protegidos. O processo seletivo nem se fala; eu mesmo conversei com vários deles e todos me falaram quem os tinham indicado. Tudo marmelada. Processo seletivo só pra por apadrinhados das autoridades e enganar mais uma vez a população. Eu tenho quase que certeza que o Raul não vai deixar isso acontecer... Espero.

Anônimo disse...

(...)• Adotar, preferencialmente, o regime de zoneamento para a atividade do ACE, que consiste em
mantê-lo atuando dentro de uma mesma área de trabalho, se possível próximo ao seu próprio lo-cal de residência, buscando ainda uma territorialização compatível com a da Atenção Primária.
• Procurar adotar procedimentos de contratação da equipe técnica e de campo, com vínculo não
PRECÀRIO e de acordo com a legislação vigente.(...)
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Vigiliancia em Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Brasília / DF • 2009
Diretrizes Nacionais para
a Prevenção e Controle
de Epidemias de Dengue
Série A. Normas e Manuais Técnicos.pg 59.
Antônio Marcos, gentileza explicar ao colunista o significado de precário no direito administrativo.

Dilson disse...

Quantas e quantas mais desculpas ainda ouvirei deste colunista? A resposta do SINTESPA em sua íntegra, publicada no mesmo espaço da nota a que repudia, era o esperado.

Tenho grandes amizades, respeito e confiança neste jornal além de grande prazer em “degustá-lo” sempre que possível.

Indiscutível é a capacidade profissional e inteligência do senhor Adriano Souza e por assim ser, aguardarei um pouco mais a publicação do referido texto enviado. Torcendo para que nada mais que verdades, fatos concretos e respeito prevaleçam em seus textos.

Deixo meus sinceros e cordiais agradecimentos a todos desta equipe que sempre, indistintamente, tão bem e carinhosamente sempre me receberam.

Obrigado!


Dílson Martins de Oliveira – Secretário do SINTESPA

Alessandre Campos disse...

Repudiar e ficar tecendo elogios... o que resolve? O funcionalismo precisa ter um SINTESPA apartidário, apolítico e uma diretoria eleita pelo voto dos seus associados de forma livre e transparente. O SINTESPA hoje se tornou um braço politico do Tiãozinho para desenvolver seus projetos politicos. Você Dilson Martins, depois de várias conversas que tivemos, é a grande decepção do ano de 2012. Quero te encontrar pessoalmente e te dizer tudo que penso a respeito do SINTESPA.

Marcos Jonathan disse...

ALERTA!Com a previsão de epidemia de dengue em 77 dos 853 municípios mineiros, registro um pedido de atenção especial do prefeito Raul Belém com o combate ao mosquito em Araguari. É preciso montar uma equipe forte e de preferência que não haja mais concurso público para o setor para evitar possíveis ‘corpos moles’.


Em repúdio a esta nota, creio que o nobre colunista não vê os índices existentes em Araguari que esta 0,4%, e também salientar a importância do funcionário concursado e também do contratado para o bom desempenho do trabalho. Creio eu que foi uma infelicidade do nobre colunista em digitar tais afirmativas, não conhecendo assim o funcionamento do setor e nem as pessoas responsáveis que estão desenvolvendo o seu trabalho com toda dedicação.
Procure conhecer o trabalho dos agentes antes de postar qualquer nota.

Rosevane/agente sanitário disse...

É isso Alessandre que vou descobrir na próxima semana quando procurar o SINTESPA para iniciarmos um processo contra esse moço.
Estou muito decepcionada com o DILSON eu espera um postura bem diferente dele.
Mas na próxima semana vou descobrir porque tantos elogios a uma pessoa extremamente estupida que certamente não conhece o dia-a-dia de um agente sanitário mas nos chama de "corpo mole".
Nós CONCURSADOS não entramos no serviço por janelas ou portas de fundo. Fizemos uma prova um CONCURSO PÚBLICO, portanto não temos PROTEÇÃO para podermos fazer"corpo mole".Nosso oficio é árduo e poucos tem fibra fisica e moral para resistir o dia-a-dia.
Quer ver corpo mole procure os apadrinhados.



Rosevane/agente sanitário disse...

E o SINTESPA espero que segunda - feira já tenha acabado o recesso. Recesso esse que eu não entendo, se é o SINDICATO dos funcionários tem que estar aberto para o funcionário. Os feriados de Natal e Ano Novo não são suficiente?
Bom! Quero explicações:
1) porque os funcionarios que estão gozando de suas férias em Janeiro não receberam as mesmas?
2) Porque cortaram o leite?
3) E vale transporte vai sair ou não?
Se o nosso SINDICATO estivesse aberto como deveria estar eu não estaria postando aqui.
Mas que sabe no blog o senhor DILSOn queira me responder. Já que ele foi tão brilhante em elogiar aquele que está denegrindo a nossa imagem.
E ai DILSON COMO É QUE É?

Rosevane funcionaria publica concursada disse...

"Para garantir a eficiência na prestação dos serviços públicos, os administradores públicos possuem mecanismos hierárquicos e disciplinares. Logo, se o servidor, concursado ou não, deixar de cumprir suas obrigações, a responsabilidade é, também, do gestor que deixar de exigir o cumprimento de suas obrigações e de punir quando for o caso.Aliás, não sei porque ainda me surpreendo com certas opiniões lançadas por alguns integrantes da imprensa. Algumas dessas opiniões podem até ser emitidas em troca de alguma vantagem. "
BOM! Essa passagem do pitaco já fala tudo. Realmente se um funcionario está fazendo corpo mole a administração que use dos mecanismos que lhe cabe para evitar essa prática. Isso já desqualifica o fato de que nós funcionarios concursados fazemos corpo mole. Afinal, não engressamos no serviço público por "janelas" ou "porta dos fundos". Fomos APROVADOS EM UM LEGITIMO CONCURSO PÚBLICO.
Bom! Quanto a integrantes da impressa ter certas atitudes e opiniões estar ligado a algum tipo de vantagem. Sobre isso não precisamos abordar mais profundamente. Não é mesmo?
Hi! Hi! Hi!

Anônimo disse...

Talvez a explicaçao para o colunista ser contra concursados seja porque ele e sua esposa sempre mamou nas tetas da prefeitura sem fazer uma prova de concurso, e se o atual prefeito ja começar com esse negocio de processo seletivo, ja podemos é desistir desse governo, pq isso ta na cara que será pra colocar os seus dentro da prefeitura, assim como Tibá encheu a dengue de cargos de confiança na gestao passada.

Anônimo disse...

Rosevane sou concursada também , mas não agente , você disse tudo , realmente o trabalho de vocês é árduo e ainda aparece um JOÃO NINGUÉM falar em CORPO MOLE , claro que toda área da prefeitura tem uns apadrinhados como os que o TIBÁ colocou gestão passada mas nem conta porque eles só assinavam a folha de ponto , não trabalhavam.Parabéns por todas colocações que fez...Parabéns...

ROSEVANE disse...

PASSAMOS QUATRO ANOS SEM UM CONCURSO PUBLICO. ONDE ESTÁ A JUSTIÇA OS ORGÃOS RESPONSAVEIS PARA FAZER CUMPRIR A LEI DO CONCURSO PÚBLICO?
QUE PAÍS É ESSE ONDE AS LEIS SÃO ESTUPIDAMENTE IGNORADAS.
PROCESSO SELETIVO? QUE VERGONHA"
E A MAIOR VERGONHA É PARA O ORGÃO RESPONSAVEL POR EXIGIR A REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO.
É LEI. SIMPLES FAÇA CUMPRIR.

Anônimo disse...

Senhora Rosevane Funcionária concursada:
Já que a senhora defende tanto a lei de concurso publico, explique-nos, de sua opinião sobre o vereador delinquente ter arrumado alguns cargos na dengue para alguns de seus amiguinhos que a senhora tanto gosta. Isso a senhora acha correto?

ROSEVANE/FUNCIONARIA PUBLICA CONCURSADA SEM TELHADO DE VIDRO disse...

Senhor anonimo (6 de janeiro de 2013 15:01) se você tiver a dignidade de assumir seu nome. O QUE EU DUVIDO. Ai sim a gente conversa.
Para os demais que tiverem coragem de se identificar. O dia que o MEU NOME estiver envolvido em favores politicos, qualquer pode me questionar ou criticar. Pois, até hoje desde que ingressei como FUNCIONARIA CONCURSADA em 2002 sempre mantive minha dignidade fui perseguida na Administração MARCOS ALVIN (exatamente por ter CARÁTER) não tenho um centavo de gratificação ( posso mostrar publicamente meu contracheque)
E claro quem não tem RABO PRESO pode assinar. Não precisa ser o desprezivel ANONIMO.

Anônimo disse...

Engraçado, depois que os desmamados voltaram a mamar, isso aqui ficou tão sem graça... Kd os desmamados atuais? Hei gente, vamos começar a postar comentários, vcs tem todo o direito assim como os anteriores que agora estão mamando...

Anônimo disse...

Isso apenas mostra que os desmamados da administração anterior tinha mais capacidade de argumentação que os desmamados atuais. Mas pra vc ver o nível começa com o próprio chefe do executivo, aquele Marcão era um ogro, assim seguia o resto, se o líder era aquilo lá imagina os seus seguidores. ahahahahahahhaa

Anônimo disse...

Eles só falavam asneiras, mas me divertia lendo as abobrinhas deles. Mas agora que voltaram a mamar não escrevem mais nada, quero ler as idiotices deles. Por favor, voltem a escrever! Buááááááááááááááááááááááááááááááá´...

Anônimo disse...

Voltando ao tópico, o colunista em questão provoca novamente a categoria dos agentes sanitários com uma charge na coluna radar de hoje. Um mosquito voando em torno da caricatura do prefeito, com os dizeres: nada de comabte à dengue", O colunista, mal informado como senpre, deveria, pelo menos, se abastecer de informações antes de dar seus coices por aí. O serviço da dengue é uma rotina executada durante o ano inteiro e nunca pára.

Anônimo disse...

Gente o negócio é o seguinte eu ex contratada da Dengue "Só não continuei pois renovaram a Padrinhagem em busca de mais votos" digo que corpo mole fazem os "CONTRATADOS" pois estão escorados em um politico mas eu não aceito falar assim de concursados pois são dignos de todo nosso respeito a anos vem lutando no combate a dengue em nossa cidade. E em vez de críticas vai esse Senhor aí calçar aquelas botinas tão pesadas e tão quente, colocar luvas pegar um saco de Lixo e ir catar latinhas, garrafas tampinhas, sacolas e vá lá no lixão próximo ao assentamento dos ciganos e fica aí a tarde toda sob sol escaldante limpando aqueles tb (terrenos) e depois disso tudo fale alguma coisa.
Deixo a vc um trecho de Clarice Lispector e sempre que for escrever algo pense antes no que vai dizer pois pode estar machucando alguém que não mereça.
Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.