sábado, 1 de dezembro de 2012

Paciente diz que não é operado por falta de anestesia



Pitaco do Blog

O cidadão entrevistado foi duplamente penalizado pelo município de Araguari. Primeiro, porque, ao pilotar uma motocicleta em via pública, caiu em um buraco aberto pela SAE. Segundo, porque continua aguardando uma cirurgia cuja demora foi ocasionada pela falta de pagamento dos honorários dos anestesistas pelo município.
Esse tipo de notícia nos mostra que o município pode estar causando danos aos cidadãos, seja pela não sinalização de valetas abertas em via pública (fato infelizmente comum), seja pelo atraso no pagamento dos honorários dos anestesistas, causando o adiamento de cirurgias pelo SUS. 
Nesse momento, vêm à tona as deficiências do Poder Executivo local, que não vem prestando um serviço público eficiente. Além disso, pode ser percebida a falta que fazem, no município de Araguari, um Ministério Público e uma Defensoria Pública eficientes. Em casos como este, o município de Araguari e os gestores (ir)responsáveis deveriam ser penalizados e condenados a reparar os prejuízos causados aos cidadãos-contribuintes. Essa penalização, muitas vezes, depende da atuação desses dois importantes órgãos essenciais à Justiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

o primeiro que assinou é anestesista!!

Araguari, 17 de novembro de 2008
Ilmo. Prefeito Eleito de Araguari
Sr. Marcos Coelho

Inicialmente encaminhamos nossos cumprimentos pela sua vitória nas últimas eleições municipais, que o tornam Prefeito de nossa querida cidade de Araguari para o quadriênio 2009-2012. Desejamos-lhe sucesso nesta tarefa honrosa porém difícil, dada a sobrecarga que pesa sobre os municípios brasileiros, notadamente na área da saúde, a qual nos diz respeito mais diretamente. Que a sabedoria, a firmeza, a paciência, a capacidade de dialogar e a proteção divina sejam seus aliados vinte e quatro horas neste período, como também por toda sua vida.

À frente da Associação Médica de Araguari para o triênio 2008-2010, estamos trabalhando no sentido de reerguer nossa instituição, unir a classe médica, participar mais ativamente de nossa comunidade e, principalmente, colaborar para o avanço de nossos serviços de saúde, sejam públicos ou privados. Vimos por meio desta, responder à sua solicitação, plena de princípios democráticos, de que esta Associação Médica apresentasse sugestão de nome(s) para ocupar a pasta da Saúde em sua composição administrativa inicial. Saliente-se que, por razões óbvias, consideramos a escolha de seus auxiliares diretos, sua prerrogativa, obtida a partir de sua brilhante vitória nas urnas. No entanto, atendendo seu pedido, e conforme decisão em Assembléia da Associação Médica de Araguari, realizada em 12/11/2008, regida pelos mesmos princípios democráticos que compartilhamos, gostaríamos de apresentar-lhe o colega Dr. Dilson Martins de Deus como o nome de consenso da Classe Médica para estar a frente da Secretaria Municipal de Saúde, caso esta seja também sua vontade. Esta assembléia contou com uma participação expressiva dos médicos da cidade, que se comprometeram em cooperar - com sugestões e trabalho - no que for necessário para a melhoria da Saúde Pública de Araguari, atuando em sintonia com o futuro governo municipal. Entendemos que, tão importante quanto sugerir um nome para um cargo notoriamente tão difícil, é importante também que estejamos acompanhando e participando das ações da secretaria, sempre atentos e preparados com novas idéias e sugestões. Como foi-lhe apresentado ainda em período de campanha, consideramos de vital importância que se mantenha sempre aberto um canal de comunicação da Prefeitura com a Associação Médica e outras instituições ligadas à área de saúde, sem prejuízo da autoridade do secretário. Finalizando, agradecemos e louvamos sua decisão de ouvir a classe médica, e nos colocamos à sua disposição, sempre objetivando serviços de saúde de qualidade para os cidadãos araguarinos.

Sem mais, despedimo-nos, reiterando nossos votos de sucesso em sua tão digna e nobre tarefa: conduzir a cidade rumo ao desenvolvimento!

Atenciosamente.

José Samuel de Paula
Presidente da AMA

Luís Cláudio Sardeli
Secretário da AMA

Sílvio França Filho
Diretor financeiro da AMA

Yuri Diniz Debs
Diretor Administrativo da AMA

Fabrício Gomes
Diretor Científico da AMA

Aristeu disse...

Está chegando o tempo em que anestesia é luxo.