quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um dos vídeos com denúncia de compra de votos é falso

Vídeo com denúncia de compra de votos em Araguari é falso, diz PF

Membros do partido contrário ao candidato denunciado fizeram o vídeo.
Fraude foi confirmada em depoimento dos presos.

Depois de ouvir as pessoas presas nesta sexta-feira (28) durante operação para combater a compra de votos e em Araguari, no Triângulo Mineiro, a Polícia Federal de Uberlândia constatou que um dos vídeos com denúncia da compra de votos contra candidatos era falso. Os suspeitos confessaram que uma das gravações foi montada por pessoas do partido contrário ao candidato denunciado para criar provas falsas e prejudicá-lo nas eleições. A Polícia Federal vai investigar se outros vídeos que chegaram à delegacia também são falsos. Outras pessoas envolvidas, inclusive candidatos, serão ouvidas na semana que vem.

O delegado Ricardo Ruiz Silva revelou que tinham uma linha de investigação até constatar a fraude no vídeo. “Começamos as investigações há duas semanas e nesta sexta-feira cumprimos os mandados. Para nossa surpresa, constatamos que um dos vídeos foi montado por pessoas de um partido contrário ao candidato que foi denunciado pela compra de votos como se fosse da equipe dele. Com ele, eles mobilizaram os órgãos públicos com uma denúncia falsa de que teria compra de voto ilegal em Araguari”, explicou o delegado.

Ruiz afirmou que após as prisões efetuadas no período da manhã, policiais federais e militares fizeram uma acareação entre os envolvidos e descobriram a fraude. “Ouvimos todas as pessoas ao mesmo tempo e ocorreram contradições. Colocamos uma de frente para a outra, duas pessoas mudaram a versão e confessaram que os vídeos eram falsos”, disse.

Segundo o delegado, um menor de 16 anos que aparece no vídeo como “comprador” dos votos foi ouvido na delegacia. “Ele disse nome de pessoas que o teriam procurado para poder gravar o vídeo em que ele aparece com um caderno onde anotava o número do título das pessoas e depois entregava o santinho dos candidatos. Inclusive, tivemos a informação que ele receberia R$ 10 pela gravação. Estamos apurando, pois foi uma surpresa grande e teremos muita cautela para efetuar novas prisões daqui para frente”, afirmou.

Delegado mostra agenda usada por menor. (Foto: Felipe Santos/G1)


Ainda conforme Ruiz, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo que cinco pessoas foram presas e encaminhadas à penitenciária e outras quatro conduzidas. Segundo o delegado, as pessoas detidas e outras que possam estar envolvidas no esquema podem responder pelos crimes de compra de voto, formação de quadrilha e corrupção de menores. “Intimaremos e ouviremos várias pessoas envolvidas e candidatos na semana que vem. Inclusive outras prisões podem ser efetuadas. As polícias, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral não vão aceitar ser manipulados com vídeo e denúncias falsas”, afirmou.

O delegado disse, também, que pelo menos mais seis vídeos chegaram ao conhecimento da Polícia Federal. “Temos um vídeo deixado no Batalhão da Polícia Militar de 
Araguari e que depois foi repassado à Polícia Federal. Nele mostra claramente uma pessoa procurando outra em um estabelecimento querendo vender o voto. A segunda pessoa entrega uma cédula de R$ 50 e recolhe o título do vendedor do voto e anota no caderno que foi apreendido”, explicou o delegado.

Depois de afirmar que a divulgação do vídeo foi vetada pela Justiça Eleitoral, o delegado fez questão de reforçar que tanto quem compra como quem vende votos são sujeitos às mesmas punições. “Se nós descobrirmos a venda de votos os dois lados serão punidos. Os órgãos públicos vão fiscalizar com rigor a questão da compra e venda de votos”, concluiu Ruiz.
Transcrito do Portal G1

Pitaco do Blog
Eis o jogo sujo eleitoral. De acordo com o informado pela reportagem, há indícios de que as coligações que apoiam os dois candidatos com maior chance de vitória usam de artifícios ilegais para tentar ganhar a eleição. Compra de votos e apresentação de denúncia com base em provas forjadas são duas atitudes reprováveis. Logo, não deveriam ser praticadas por aqueles que pretendem comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
É preciso que o eleitor fique atento quanto a esse tipo de atitude. Não se pode permitir que esse jogo sujo ocorra impunemente, nem que se reflita na gestão da cidade. A única forma de se evitar esse mal é denunciar a compra de votos e votar com consciência.

34 comentários:

Anônimo disse...

como e que quer ganhar politica com tantas mentiras,candidato o senhor nao tem vergonha nao?

Anônimo disse...

Isso vai ficar ESTAMPADO na CARA de voces Srs. candidatos pro resto da vida de voces, que vergonha vão carregar isso pra sempre, quando eu tiver o desprazer em ve-los na rua, espero que nao, com certeza me lembrarei desta lambança. E era com essa mão suja que voces dois iam governar a cidade. Voces demoraram, mais mostraram quem eram.

Luiz Claudio disse...

eu gostaria de falar ao Sr. Dr Ricardo Ruiz Silva, muita atenção, pois acredito eu e falo de toda convicção que mesmo a acareação feito pelas polícias é bem provável de se tratar de uma armação das próprias pessoas ligadas ao denunciado , porque? porque o candidato adversário mesmo sabendo das práticas de compra de votos do denunciado o que ele ganharia em armar pra pegarem eles , me diz eu tenho certeza do lado do outro candidato não se prestaria a forjar uma situação pra depois ficar com a culpabilidade como no momento o pessoal do denunciado esta alegando. Pois uma das pessoas presas já é doutorado nesta prática de compra de votos e não me espantaria em nenhum momento que fossem capaz de reverter a situação, outro detalhe o Sr Dr. Ricardo pode chegar a conclusão : O candidato esta numa situação confortável nas pesquisa porque iria se prestar em denunciar na forma que foi revelando numa armação de vídeo e ficar em evidência e deixar a população em dúvida , tenho a certeza que da forma que foi armação do próprio denunciado.

Luiz Claudio disse...

Gostaria de um esclarecimento , se o Sr Dr Ricardo, vai dar a devida importância a denuncia em si, independente de vídeos ou não, porque , na Cel. Belchior de Godoi é fato e pode o senhor considerar sem sombra de dúvidas , pois o cidadão em si sempre se comportou desta forma, e agora não seria diferente, e outra coisa me chamou a atenção em sua fala que eles mobilizaram órgãos públicos com uma denúncia falsa de que teria compra de votos "ilegal em Araguari".

Anônimo disse...

O 11 dando cheque sem fundo, baixando o nível da campanha, se preocupando em atacar o outro candidato ao invés de mostrar suas propostas, fazendo promessas mirabolantes sem pé nem cabeça e agora esse vídeo fraudulento. Detalhe que é a Polícia Federal que esta investigando. Ele começou favorito e a agora a coisa se inverteu por culpa única e exclusivamente dele e de mais ninguém. Não consegue nem administrar o financeiro da própria campanha de 4 meses, quem dirá uma prefeitura em 4 anos. A situação dele nunca foi confortável nas pesquisas. Agora esta menos ainda. Fica usando o Governador para se escorar. Nunca trabalhou, não completou sequer uma graduação. Ficou meio período na câmara de vereadores. Sinto muito, mas ele não tem currículo para ser um Prefeito, precisa ralar muito ainda.

Anônimo disse...

Acho que o apresentador do Linha Dura deveria dar aulas de teatro,ou tentar a carreira de ator. Foi vergonhoso, amador e faltou imparcialidade. mesmo quem não é raul, senhoras e senhores, há como acreditar na Rede Vitoriosa que é de propriedade de Wellington Salgado do PMDB? Mirem-se no programa de rádio do walmir Brasileiro, onde fazem propaganda escancarada e inventam obras de Marcão. Usem a massa encefálica e façam seus julgamentos.

Anônimo disse...

Eu estava ainda em dúvida entre o Marcos Coelho e o voto nulo, mas agora tenho certeza que vou votar nulo mesmo.
Essa coisa do vídeo ai fica evidente que obra do próprio 15, pois não dá para acreditar que o Raul iria contratar um criminoso conhecido pela polícia que já praticou até um crime contra a casa do Marcão para forjar um vídeo. É querer dúvidar da nossa inteligência.
Que acabe logo essas eleições! Isso já virou uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Que chegue logo o dia 07 de Outubro pois já estamos de saco cheio de brigas, mentiras, falsas promessas e enganação! Vença quem vencer espero que os interesses da cidade estejam em primeiro lugar!

Luiz Claudio disse...

Sr Delegado Ricardo Ruiz, acredito não haver fato de manipulação, mas sim desviar dos focos das principais peças do jogo de compra de votos , mas acredite, siga seus instintos e vai se surpreender, ms uma vez lhes tranquilizarei o fator de denuncia partiu dos próprios envolvidos e flagrados assim sendo desviariam as atenções sobre eles .

Luiz Claudio disse...

Após as eleições vou entrar em contato com os patrocinadores do programa linha Dura Araguari, ficar bancando programa que mostra incompetência da Administração , na área de saúde e serviços urbanos e obras, pra levar vantagem em dizer que são os portas vozes do povo de Araguari, este trabalho as emissoras da cidade já faz há décadas, mas o prefeitão paga com o nosso dinheiro, ai nem questiona o valor, da fatura. Agora gostaria todos entendesse quando os serviços forem realizados não fizeram mais do que a obrigação, nós pagamos nossos imposto é pra isso .

Luiz Claudio disse...

Oi anônimo , acorda, esta página já virou, onde você viu cheque sem fundo, aposto que viu falar, mas não tem certeza, então não solta mentira daquilo você não tem certeza, faça um exame de consciência, reflita, você não quer perder a boquinha.

Luiz Claudio disse...

E quem é você pra dizer quem tem curriculum pra ser prefeito desta cidade. pra ser prefeito basta querer fazer as coisa, o Prefeitão é graduado, nem por isso fez um excelente trabalho, classifico o gestão dele de ruim pra pior, com toda bagagem que ele tem , ficou na desejar , ficou devendo , capturar industrias , grandes empresas , pra dar emprego aos jovens desta cidade que esta se acabando nas drogas e marginalidade, isso era o que ele deveria ter feito , não passar um baton na cidade falar que é o prefeito "trabalhador"

Luiz Claudio disse...

É você anonimo é mesmo desenformado , qual pesquisa que o 15 fez que foi aprovada pela justiça eleitoral, só a que foi realizada no centro da cidade, dia 7 a pesquisa será em toda cidade vamos ver se não mostra a real confortabilidade do 11 , aguarde vai pagar pra ver, tem outra coisa, todas as pessoas de bem estarão ligadas no pessoal do quinze, aqueles mas atirados , que tem o bico doce, e o bolso cheio aguarde e verá .

Luiz Claudio disse...

O sr Walmir é um cidadão desprovido de qualquer sentimento pela cidade, ele é aquele tipo de pessoa mercenária, desde o Governo de Marcos Alvim ele fazia da mesma forma, pagando pra falar bem, poderia questionar qual é o valor da subvenção da rádio advindo pra prefeitura , você seria capaz de me dizer? Esta cidade tá mau de políticos , de trabalhadores na área da comunicação escrita e falada, agora vem este pessoal de Uberlândia pra acabar , pode falar masss, tenham moderação e menos ,,,, menos todos agradecem, falar de coisas que não aconteceu .

Luiz Claudio disse...

Olá anônimo do dia 05/102012 as 09:47 mts, votar nulo, você esta habilitando o Marcão ficar mais quatro anos , e talvez fazer alguma coisa só no último ano , você deixando de votar , mesmo assim você não poderá questionar nenhum ato do gestor, passo se você votar , no seu intimo sua consciência falará e cobrará atitudes e posturas dos políticos mesmo não votando naquele que ora pode estar trabalhando em desacordo do cargo que ocupa , ele não sabe você votou ou deixou de votar nele, mas ele na dúvida vai trabalhar correto pra não ter de se justificar perante um eleitorado mesmo na dúvida de não recebeu voto de você. Seu voto vale muito mas você tem estar lembrando aos políticos sua presença constantes aonde eles estiverem, no caso vc votar nulo, intimamente mesmo você presente em eventos sua consciência não lhe permitira fazer nenhum questionamento
e

Luiz Claudio disse...

Gostaria de deixar, UM GRANDE ABRAÇO AO APRESENTADOR DO LINHA DURA ARAGUARI, SR ANTONIO PIMENTA POIS FOI BRILHANTE , toda via, porém, contudo, no período eleitoral deixou a desejar, não sendo imparcial, tomando as dores do Candidato a reeleição da cidade sorriso, que ele tanto diz amar, deu as notícias bombásticas sem o minimo de discernimento e investigação, para a população, caracterizando assim a preferência pelo candidato da atual Administração. Em um determinado dia , O Sr Andre Silva ( Potim ), também anunciou um reportagem de escandalizar a cidade, e ficou aquele suspense , nas emissoras de rádio da cidade, liguei para uma delas , só podia divulgar o que era depois que este Sr Andre chegasse à Araguari, também gostaria de saber o que era de tão grave assim e pra ser divulgado precisaria da presença dele, ou autorização , coisa deste tipo e era coisa em relação ao Candidato a reeleição , e pasmem , ficamos refém da emissora TV Vitoriosa, será possível isso? Me dê uma luz por favor!!!!!.

Luiz Claudio disse...

Sou morador do bairro Goiás, e se os apresentadores quiserem conversar comigo , não tem problema, conversamos se quiserem mais detalhes sobre mim , o pessoal da Rádio Vitoriosa me conhece, é só perguntar a eles que lhes informa quem sou . Sou um pouco bairrista, sabia, quando interferem no curso das coisas , eu não admito e me incomoda, pois nasce aqui , me criei, criei meus filhos e estou criando meus netos e estou indignado com o ocorrido.

Anônimo disse...

o cara posta toda hora deve tá esperando uma boquinha do 11, vai se chato assim

Anônimo disse...

Funcionário público concursado não vota nunca mais no Marcão. Honesto ele não é, se fosse teria cumprido as promessas que fez aos funcionários. Nós somos mais de 2 mil funcionários concursados e portanto fazemos fácil 10 mil votos. Se for por essa diferença que o Raul ganhar adivinhem quem elegeu o Raul? E melhor, quem sera que vai se arrepender de não ter sido justo e não cumprido sua palavra? Talvez com o Raul nós, funcionários, não venhamos a precisar da tão usada e falada "MOEDA DE TROCA" dentro de algumas secretarias do governo Marcão.

Anônimo disse...

Pra quem não precisava de funcionário´hein. E agora? Vai Raul, nós funcionários concursados tamos com vc...

Anônimo disse...

O Coronel está caindo, é o fim de uma era negra!

Anônimo disse...

É ISSO AI RAUZINHO NA CABEÇA E TIAOZINHO NO CORAÇAO TO MUITO FELIZ NESTE MOMENTO .É QUE ACHO QUE VALEU A PENA TANTA LUTA . SAI CAMBADA DE CONTRATADOS DA DENGUE . PRESTAM CONGURSO PUBLICO E ENTREM PELA PORTA DA FRENTE.TCHAL CORDENAÇAO DA DENGUE,SE DEUS QUISEER ATE NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

bye bye bye adeus contratados e cargos de confiança , aproveita o restinho que falta e cai fora , vasa , sebo nas canelas he he he he he

Anônimo disse...

Esta vendo seu Marcão , funcionario faz toda a diferença , somos mais de 1500 que somados com o das nossas familias somam mais de 3000 votos, eles fizeram ou não a diferença ?

Anônimo disse...

Tchau secretaria da saude , kkkkkk, vai pro lixão agora, aproveita e leva toda a sua patuleia kkkkkkk. a teta secou!

Anônimo disse...

todo mundo ta feliz ta feliz todo mundo que dança que dança e os contratados vai ter é que vasa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais uma vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É gente, mas tem muito contratado que é gente boa e trabalhador.

Anônimo disse...

E agora como que fica em Amanda, Melissa, Thiago e Consuelo. Fizeram reuniãozinha pro Marcão e ele dançou. Aproveitem bastante o restante dos seus últimos dias ai. Será que o problema nos pezinhos de alguém que não podia calçar botina vai voltar agora? Eu acho que vai...
hehehehehehehehe... Adeus traíras...

Anônimo disse...

Renovação no PA central da dengue já. E fora todos os traidores.

Anônimo disse...

Deus fez justiça....

Luiz Claudio disse...

+Caro anônimo, sou chato sim, pra quem não me conhece, sou querido por todos os funcionários da Prefeitura e fui cargo de confiança no governo do Milton Lima, não preciso no momento de qualquer cargo na Administração do Raul, e vou lhes dizer , se não tivesse este chato aqui , seria chato é você postar pra quem ler, eu li todas as babaquice dos anônimos aliados do Marcão . E te digo Mais se for convidado , faço jus, tenho capacidade , tenho escolaridade e tenho carisma perante aos funcionários concursados , um porém trabalhei de graça pro Raul, tudo que eu queria é Araguari de cara limpa . Sem mais para o momento subscrevo-me.

Anônimo disse...

se for convidado, hum ja vi tudo