sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pacientes do SUS também são seres humanos



Pitaco do Blog
Os fatos estão aí. De um lado, pacientes reclamando de que estão sendo tratados como cachorros. De outro, a secretária de Saúde, Iolanda Coelho, tentando justificar as falhas no atendimento.
Os problemas da saúde pública vêm se arrastando há tempos. Todos, de uma forma ou de outra, somos vítimas dessas deficiências. Quem não conhece alguém que já foi mal atendido nos Postos de Saúde ou no Pronto Socorro Municipal?
As desculpas são as mesmas. Falta de médicos. Pacientes que, antes de irem ao Pronto Socorro, deveriam procurar os Postos de Saúde. Não justificam. Existem graves falhas de gestão na saúde pública do município. 
Os culpados? Os mesmos de sempre. Primeiro, o prefeito Marcos Coelho: por ter escolhido mal os gestores da Secretaria de Saúde e por não fiscalizar o trabalho dessas pessoas. Segundo, os responsáveis pela Pasta da Saúde. Não conseguem administrar bem os recursos humanos e materiais disponíveis no setor. Lembrando que administrar incluir os deveres de fiscalizar, de exigir tratamento humanizado, de organizar e fazer cumprir escalas de plantões, de punir profissionais que faltem ao trabalho, etc.
Infelizmente, tudo que está ocorrendo era extremamente previsível. Quando não se trata a coisa pública com seriedade, o resultado é conhecido. Como os maus gestores não chegaram ao poder por acaso, podemos dizer que, além de vítimas, somos também culpados por todas essas mazelas. 
Já passa da hora de reagirmos. Escolher melhor os gestores e fiscalizar o trabalho deles são duas medidas que estão ao nosso alcance. A saúde pública de qualidade é um direito de todos. Até quando continuaremos sendo tratados como cachorros pelos governantes? 

19 comentários:

Rafael Moreira disse...

Nobre Antônio Marcos, deveras salutar seu post.O Ser Humano deve ser tratado com dignidade e guardando as devidas proporções, até cachorro merece tratamento no mínimo,digno.
Apenas gostaria de fazer um apontamento no seu comentário, se me permite :"Os fatos estão aí. De um lado, pacientes reclamando de que estão sendo tratados como cachorros. De outro, a secretária de Saúde, Iolanda Coelho, tentando justificar as falhas no atendimento".
Não só a Secretária se justifica, em recente discussão com o adjunto de saúde no Facebook , o senhor Ronaldo Cesar, que prefere discutir Educação, raspa de asfalto e outros assuntos, desde que não saúde, respondeu-me da seguinte forma :"Não quero e não participo de bate-bocas que não produzem nada. Na área de saúde, mesmo alguns não concordando, foram dados passos importantes: Criação de mais duas equipes de saúde da família, entrega de unidade básica de saúde do bairro Brasília, projetos para construção de 5 novos prédios para UBS, entrega do prédio próprio da Policlínica, projeto e início da construção da UPA tipo II, credenciamento para cirurgias cardíacas, continuidade das cirurgias de catarata. A saúde é um processo em construção".
Particularmente, nãoobservo tais melhoras e dia após dia, só vemos a saúde em decomposição, apesar das tentativas de seus defensores no município. Defensores que dependem do cargo que ocupam, mas que quase nada fazem para humanizar a saúde.
Será que o adjunto, que ainda considero um cargo sem necessidade vai considerar essa discussão inútil,ou vai nos brindar com seu conhecimento. Jà que ele discute tão bem outros assuntos, quiçá nos permita sua opinião sobre a saúde pública.
Parece-me caro blogueiro, que somos alguns que não concordam com as supostas melhoras na saúde. Creio ser mais fácil provar a existência do Pé grande do que existir melhoras na saúde de Araguari.

Anônimo disse...

Vamos todos votar no Serginho? 50 neles!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

o 15 não cumpriu a mudança que prometeu

o 11 é um playboy preguiçoso que nunca trabalhou e ainda juntou com gente da pior espécie

então, VOTE 50 no 08 de outubro

Fatima disse...

Na realidade o problema é quase impossivel de se resolver pra começar não existem medicos querendo trabalhar pelo SUS,eles fazem juramento de salvar vidas mais na realidade o que almejam com este curso de medicina é ficarem ricos. Então é o seguinte como são escassos eles dominam e ditam como vai ser e não tem ninguem que os obriga a agir diferente, para vcs tirarem uma prova a prefeitura não vai emendar esta segunda, saem amanhã para verificar em que posto tem medico trabalhando? Sinto que vcs vão se decepcionar.

Anônimo disse...

Precisa avisar também pra quele doutor Alfredo Paroneto que paciente do SUS é gente por que ele sempre maltrata os mais pobres quando é do SUS

Anônimo disse...

e o tal Marlos Fernandes foi vice do Alvim na época do hospital municipal, virou deputado e nao fez nada pra cidade agora tem carguinho bom com salarão na capital e fica so na moita

Anônimo disse...

Engraçado que o próprio governo enche a bola dos médicos e os coloca em um patamar superior à outras categorias. Em uma reunião, onde pedíamos uma cargo-horário de 6 horas, como nos foi prometido em campanha e como de costume desse governo, não foi cumprido, visto to ainda a defasagem salarial devido ao não cumprimento do plano de cargos e salários pelo governo Marcos Coelho, a então diretora, Iolanda Coelho, disse-nos, que ao contrário dos médicos, nós agentes sanitários, nada tínhamos à oferecer à população. Dessa maneira, de nada adiantaria um movimento de paralização, que era o que pretendíamos na época.
O administrador, ou gestor, deve ter meios legais de fazer médicos cumprirem o horário do contrato, mas só vem com descupinhas aqui a ali.
O governo Marcos Coelho é tão humano..só persegue os funcionários que eles consideram sem utilidade para eles. E agora Novo Modelo, Outubro está aí. Agradeça a Iara, Iolanda, Rodrigo, Lucia hirono; agradeça eles pela sua grande rejeição marcão.

Edilvo Mota disse...

Dizer que agente sanitário, ou qualquer outra categoria de servidor público, "nada tem a oferecer à população" é um despautério; uma insanidade que demonstra despreparo emocional para o contraditório e o ápice da miopia que pode atingir quem faz do cargo (provisório) um delírio permanente.

Lamentavelmente, não há auspícios alvissareiros no horizonte, neste quesito. Corporações continuarão a compor alianças políticas visando, tão somente, seus próprios interesses; infelizmente, esta é a regra do jogo. Qualquer promessa diferente será apenas isso, mais uma promessa.

Somos uma sociedade individualista, onde cada um cuida do próprio interesse. Ao se juntar a grupos, inclusive religiosos, cada um busca garantir o próprio quinhão. As campanhas eleitorais são um bom exemplo, com a formação de grupelhos uniformizados (literal ou mentalmente) cuidando dos interesses da "categoria".

O coletivo? Ah, que se dane...

Anônimo disse...

NÃO CONCORDO DE CHAMAR O RAUZINHO DE PLAYBOY RIQUINHO NÃO...POIS PELO MENOS ELE AJUDOU A ADMINISTRAÇÃO MODELO E MUITO NO POUCO QUE FOI FEITO NESTE MANDATO. E FALAR QUE ELE JUNTOU A GENTE DA PIOR ESPÉCIE TAMBÉM NÃO CONCORDO PELO QUE EU SAIBA PIOR ESPÉCIE QUE ESTA ATUAL ADMINISTRAÇÃO AINDA NÃO CONSEGUIRAM ACHAR...UM BABACA QUE NEM SABE ABRIR A BOCA...........

Anônimo disse...

Aproveito a oportunidade para narrar um acontecimento estranho, entretanto, infelizmente normal em tempos eleitorais. Em outubro d e2010, período que houve maciça perseguição contra agentes sanitários, promovida por Iara Borges, Rafael Lima e Lúcia Hirono, com Iolanda à época nos bastidores, a caça à esses funciona´rios culminou na "decapitação" imjusta de alguns colegas, que de uma maneira abrupta, sem consideração e sem planejamento foram punidos. O Argumento do então adjunto à época Rodrigo Póvoa, era que éramos uma categoria que se envolvia muito em política e que devíamos servir de exemplo, ou seja, nos punindo o governo Marcão evitaria que outras categorias lutassem por seus direitos e melhorias nas condições de trabalho.
Ora, Se o pessoal é político e por isso foi punido é interessante sabere que ontem as 19;30 horas, na casa da Coordenadora Melissa dos reis, cargo de confiança e não concursada, houve uma reunião onde se obrigou todos os contratados à participarem. Foram obrigados e segundo alguns até intimados por supervisores que são cargos de confiança da atual gestão. Na reunião estiveram presentes o prefeito e seu vice vinculando novamente a continuidade do emprego dos contratados a reeleição.
Isso também não é politica? Sim é, só que a mais baixa e vulgar possível e sobre tons de ameaça. Isso eles não explicam.

Anônimo disse...

A trupe está obrigando os cargos de confiança a participar das reuniões. Nessas reuniões há a promessa de mantê-los nos cargos ou empregos após a reeleição. Manter tudo igualzinho, tal qual está. Uma bagunça, uma bajulaçaõ nunca vista. Um bando de incompetentes pensando que sabem de alguma coisa, mas recebem seus gordos salários, ou então seus miseros salários, uma vez que tem muito carguinho aí ganhando um salário mínimo pra puxar o saco.

Anônimo disse...

Nossa... Quanta saudade eu tenho do Colenge, do Júlio e de outros supervisores, que por pura perseguição foram banidos do nosso meio. Hoje o que temos aqui?
Verdadeiros puxa-sacos que não tem coragem de admitir que não sabem nada do serviço e estão aqui só pra encher linguiça. Mas já ta acabando. Graças a Deus.. Tá acabando...
Que venha o Raul e que ele traga nossos colegas de volta para que possamos ter voz novamente.

Anônimo disse...

Tive uma idéia. Vamos fazer uma lei falando que o candidato que perder em Udi, será prefeito em Araguari. Espero q ele nao veja isso como um castigo muito grande! Mas tenham a certesa, pois o perdedor de lá fará´por araguari o que nenhuma administração anterior jamais fez. Votarei 13!!! ou 45???

Anônimo disse...

No programa Chumbo Grosso da televisão hoje cedo o apresentador falou que vinha pra Araguari porque teve denuncia de uma bomba e que ia investigar, logo o moleque do Werley Macedo plantou nas rádios dele que a bomba era a impugnação do adversario Marcos Coelho. Mas um conhecido disse que a bomba deve ser o protesto de dívida da campanha do Belém e Werley. Como fica a cidade com esse tipo de molecagem? Será que pensam em administrar uma cidade agindo assim como criança? Difícil viu.

Anônimo disse...

Como sempre os defensores do ''Novo Modelo de Coronelismo'' continuam a grasnar sandices em defesa de seu líder espertalhão!

Anônimo disse...

RENOVAÇÃO E ISSO

MARCOS ALVIM DO HOSPITAL MUNICIPAL E DOS POSTO DE GASOLINA

GARIBALDE CARPANEDA DA EMPREITEIRA

MIGUEL OLIVEIRA VIRA FOLHA

WERLEY MACEDO DONO DA AUTI

NILTON EDUARDO QUEBROU ACIA

DR ALFREDO PARONETO QUE MALTRATA POBRE

QUE GRANDE RENOVAÇÃO!

Anônimo disse...

De uma coisa tenho certeza é impossível enganar a todos ao mesmo tempo e por muito tempo...e quanto esta notícia bomba tem verdade sim o que tá segurando a renúncia são os vereadores da base que são sangue- sugas e cargos de confiança que irão perder seus grandes salários.Só JESUS na causa para nos ajudar...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
RENOVAÇÃO E ISSO

MARCOS ALVIM DO HOSPITAL MUNICIPAL E DOS POSTO DE GASOLINA

GARIBALDE CARPANEDA DA EMPREITEIRA

MIGUEL OLIVEIRA VIRA FOLHA

WERLEY MACEDO DONO DA AUTI

NILTON EDUARDO QUEBROU ACIA

DR ALFREDO PARONETO QUE MALTRATA POBRE

QUE GRANDE RENOVAÇÃO!

2 de setembro de 2012 11:54

É isso aí anônimo!!

Vamos eleger

ALI BABÁ E OS QUARENTAS LADRÕES!!!

Anônimo disse...

Acho estupidez falar mal do ex-prefeito Marcos Alvim do jeito que o nosso povo é tratado em termos de saúde se não aprovaram o hospital pelo menos agora se tem um pronto socorro bem melhor pois não era fácil doente ficar horas a espera de uma mísera consulta naquelas instalações, e e os funcionários pelo menos eram tratados como gente...BONS VELHOS TEMPOS...Lutar para que voltem...