domingo, 5 de agosto de 2012

Irregularidades em pesquisa eleitoral


Eu tenho evitado postar temas relativos ao processo eleitoral. Entretanto, quando há indícios de envolvimento de dinheiro público, até pela própria finalidade do blog, sou obrigado a falar do assunto. Pois bem, estamos diante de um desses casos.
Uma decisão da Justiça Eleitoral, ainda que provisória, mostra que o dinheiro público pode estar sendo usado para favorecer o candidato à reeleição, prefeito Marcos Coelho de Carvalho. A Juiza Eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, Dra. Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, proibiu a divulgação de uma pesquisa eleitoral feita a pedido da coligação ÉTICA - Experiência, Trabalho, Integridade, Trabalho, Credibilidade e Ação -, que apóia a candidatura à reeleição do atual prefeito. A pesquisa teria sido contratada pelo Jornal Informe do Comércio de Araguari Ltda. junto à empresa COMPET- Pesquisa, Marketing e Treinamentos.
As alegações da denunciante, coligação Araguari Merece Mais, foram, provisoriamente, acolhidas pela Juíza, que suspendeu a divulgação do resultado da pesquisa com base nos seguintes argumentos:

- o Jornal Informe do Comércio estaria se utilizando, de forma criminosa e ilegal, da empresa COMPET- Pesquisa, Marketing e Treinamentos para a realização de pesquisas eleitorais fraudulentas;
- o trabalho de pesquisa de campo não foi realizado pela empresa COMPET- Pesquisa, Marketing e Treinamentos, mas sim pelo próprio Jornal Informe do Comércio, que recebe recursos da Prefeitura Municipal de Araguari para a realização de pesquisas para o Prefeito Municipal,
- a empresa contratada para realizar a pesquisa, sediada a aproximadamente 2.500km de Araguari, não teria como enviar funcionários à cidade para realizar a pesquisa, uma vez que os gastos seriam muito superiores ao valor pago pelo serviço contratado;
- os formulários de pesquisa continham erros grosseiros.
Após a suspensão da divulgação do resultado da pesquisa, o processo terá seguimento, sendo permitido aos representados (réus) exercerem o direito de defesa.
Pois bem, estamos diante de um procedimento que, se devidamente comprovado, é repugnante, beirando ao crime. É por isso que tanto questionamos os gastos e as relações do município com certos veículos de comunicação social (jornais, emissoras de rádio, etc.). Cada dia, me convenço mais de que estamos lidando com pessoas de caráter duvidoso que, com incrível frequência, traem a confiança do eleitor. Lamentável!
Clique aqui e leia a decisão judicial referida no post.

15 comentários:

Aristeu disse...

Mesmo em pesquisa manipulada o 11 é maior que 15.

Anônimo disse...

A pesquisa foi feita pela DataBRÁS ?

Anônimo disse...

Aristeu, diante de tanta corrupção quando é que os Araguarinos irão acordar, ACORDA MEU POVO, VAMOS MUDAR. ACABAR COM A CORRUPÇÃO EM NOSSA CIDADE!

Anônimo disse...

CIDADÃOS ARAGUARINOS, VAMOS DAR UM BASTA NA CORRUPÇÃO EM NOSSA CIDADE, ATE QUANDO FICAREMOS A MARGEM DO CAMINHO, ESQUECIDOS PELOS PRFEITOS E VEREADORES??????

ACORDAR MEU POVO!!!!!!

Anônimo disse...

talves este comentario não seja publicado. mas pelos comentarios o autor do blog é 11. se não for te peço desculpas.quando se fala em corrupição,o homen julga que todos são iguais, esquecendo que ele tambem faz parte deste julgamento. se quer mudança mude a maneira de agir, coloque pessoas que tem princípios. para prefeito não temos muita opção, mas para vereador temos varios nomes que vale apena analizar. obrigado

Anônimo disse...

"Talvez, corrupição,homen, analizar"...Agora sei por que muitos puxam saco de políticos. Jamais passariam num concurso ond etivesse um aprovinha básica de português.

Luiz Claudio disse...

fiquei sabendo , e não estou falando pra fazer apologia ao candidato Rauzinho,,, A reforma da praça Getúlio Vargas , o Dindim desapareceu e o secretário Sr. Silvio Póvoa passou um baton Bloche , para enganar os trouxas, Meu caro Marco Antonio Pasmem , pois aqueles tijolinhos do piso, todo cheios de frestas, qdo chover a água infiltrará e vai lavar a terra por debaixo daqui uns meses os tijolinhos estarão todos soltos espalhados pela praça, Cadê os srs. fiscais do povo, mas o todo poderoso só tem aliados. Tô cansado certo.

Anônimo disse...

so sei q todos vcs sao uns boiolas,e 11 na cabeca, e Carlos Machado no coracao

Anônimo disse...

a que ponto Araguari chegou com o bate pau do Macedo a camara vai virar um paraíso de troca de favor e de negociata

Wellington Colenghi disse...

Rapaz....O nível das discussões aqui já foi mais alto...

Anônimo disse...

A Câmara já é um paraíso de trocas de favores e de negociatas, dependendo de quem ganhar a situação só vai é piorar.

Anônimo disse...

vo de marcao e nao abro mao bora marcaooooooooooooooo.

Anônimo disse...

Raulzinho. Nunca trabalhou na vida. Prefeitura amigão não é empresa descartável. Se um dia o pai foi alguém na vida, méritos pra ele. Quem vive de passado é MUSEU. Quer ser Prefeito, adquira experiência, queime sola de sapato, estude. Hoje um curso de graduação é básico. Agora, não vem no vácuo do papai não. Apesar de todos os proplemas no governo do 15, existe algo a se aplaudir. A cidade melhorou muito. Corrupção existe em qualquer governo, independente do grau.

Luiz Claudio disse...

Corrupção sim, mas vc contenta com muito pouco caro anonimo, pois vamos aos fatos, já disse da praça Getúlio Vargas o didim foi repassado , e a obra não foi feito a contento, pois até hoje os banheiros estão interditados, aquele palco iria ser todo refeito, mas nem a reforma condi-senti, com o recurso recebido, e por falar em recursos o Asfalto comunitário, foi feito em um perímetro rural, caracterizado para o prefeito como perímetro urbano e beneficiando o seu irmão. o que vc me diz?

Luiz Claudio disse...

Talvez o Raulzinh nunca tenha trabalhado, não sei não fico grudado nele pra ver o que ele faz ou deixa de fazer, mas só que com ele eu tenho a certeza que pode fazer algo pra esta CIDADE sair deste marasmo, desta incógnita, araguari precisa deslanchar, o que adiantou o prefeito ser um grande empresário, que empresa ele trouxe, o que ele fez de asfalto, não lhe dá o direito de postular o cargo de prefeito na reeleição , e deixa de bobeira , falar que pagou rombo deixado pela Adm de Marcos Alvim, deixa de ser trouxa , então consulte o Tribunal de Contas pra ver as contas dele nos últimos anos de seu mandato.