quarta-feira, 16 de maio de 2012

Novamente, a ladainha da honestidade

Abre aspas para a coluna "Em Resumo", Gazeta do Triângulo, 16/05:
"ELEIÇÃO 3
De fato, tudo é conversa, nada consumado. Marcos Coelho goza de altos índices de aprovação quando o quesito é honestidade. Em recente pesquisa do DataTempo, esse índice chega a 99%, fato raro na política. Raul segue à frente na pesquisa de intenção de votos com pequena vantagem, seguido por Mãe Preta, Marcos Coelho e Marcos Alvim. Os dois ex-prefeitos mantêm forte base, conquistada durante seus mandatos no Executivo. Paroneto surge como uma nova figura na política local, não tendo sido testado nas urnas ainda."
(sem grifos no original)
É interessante como se comportam certos integrantes da imprensa em Araguari. Interpretam os dados ao sabor de suas próprias conveniências. Vejam.
A ladainha comum nas edições do Correio de Araguari contamina corações e mentes. Até um colunista do Gazeta resolveu destacar, na pesquisa, o alto índice de honestidade do prefeito Marcos Coelho. O único percentual citado foi esse (99%). Referências às altas taxas de reprovação do governo (60,8% ) e de rejeição ao nome do atual prefeito (34,2%) foram solenemente omitidas.
O colunista, a exemplo do parcial Correio de Araguari,  não informou que, entre os 60,8% que reprovam o governo, apenas 1% o fazem (reprovam) por ser o governo desonesto. Fica claro, então, que, para as pessoas que reprovam a gestão Marcos Coelho, outros fatores são mais relevantes ou mais facilmente percebidos, como, por exemplo, as deficiências na saúde pública, referidas por 38,8% deles. Vale dizer: as pessoas preocupam-se mais com os fatores que, visivelmente, as afetam no dia-a-dia. Resumindo, 1% dos 60,8% consideram a desonestidade o PRINCIPAL FATOR para desaprovar o governo. É bem diferente de afirmar que 99% dos entrevistados consideram o governo honesto.
Esse tipo de jornalismo comete, além dessa falha, dois outros pecados. Primeiro, honestidade não é virtude do governante. Não é um favor. É uma obrigação de qualquer agente público. Aliás, a honestidade exigida dos nossos representantes é (ou deveria ser) muito mais rigorosa do que a  cobrada do cidadão comum. Afinal, eles cuidam da "coisa pública".
Segundo, a percepção da honestidade dos agentes públicos, que não foi o objeto principal da pesquisa, pode variar conforme o grau de informação da sociedade. Nesse ponto, parece haver uma falta de sintonia entre o que é real e o que é percebido pela maioria da população araguarina. Afinal, não parece razoável tentar convencer a população do alto grau de honestidade de um governo em que estão sendo constatadas diversas irregularidades. A não ser que o prefeito seja como o ex-presidente Lula, que não sabia de nada.
Aqui, entra novamente o papel da imprensa, da boa imprensa. Será que em Araguari a missão de informar corretamente a população está sendo efetivamente cumprida? Não está na hora de trazer a ética para o centro dos debates? Afinal, por trás dos outros problemas visíveis que afetam a população, pode estar a desonestidade dos governantes. Por essas e outras, creio ser necessária, também, a realização de uma pesquisa sobre os índices de confiabilidade da própria imprensa araguarina. 

13 comentários:

Anônimo disse...

O mais grave nesta história dos "noventa e nove por cento" é que quase cem por cento dos profissionais e veículos de imprensa estão comendo no bolso do Coelho e na fila da tesouraria da prefeitura. Não há independência e muito menos imparcialidade na imprensa araguarina. O que há é um processo de vergonhoso acordo de toma-lá-dá-cá.

Anônimo disse...

nao existe imprensa de verdade em Araguari só um monte de puxa saco de quem manda, por isso a cidade nao cresceu igual outras

esse jornalista ta igual o povo que escreve nosso querido prefeito, coisa de debil mental

Anônimo disse...

Não é de hoje que a ''imprensa'' tenta enganar a população com mentiras e manipulações, atá mesmo as grandes redes de TV do país como Globo e Record usam desse artifício para convencer os eleitores a apoiarem e votarem em quem eles querem, é necessário ter senso crítico para não cair na lábia desse tipo de organização.

Anônimo disse...

O prefeito e a prefeitura compram a imprensa e povo paga a conta. Êta povo bom!

Anônimo disse...

- ROUBO DE EUCALIPTO: HONESTO ?

- SUPERFATURAMENTO DE MARMITEX: HONESTO ?

- ROUBO DE DINHEIRO DO TFD: HONESTO

- COMPRA DE REMÉDIO VENCIDO: HONESTO ?

- VIAGENS DA IOLANDA A PASSEIO COM DINHEIRO PÚBLICO E COM A AMANTE DO LADO: HONESTO ?

- PAGAMENTO INDEVIDO DE MANUTENÇÃO FANTASMA DE MAMÓGRAFO E RAIO-X: HONESTO

- PERDÃO DE 6 MILHÕES DE ISS DA UNIMED: HONESTO ?

- GASTO INÚTIL COM REFORMA DO HOSPITAL MUNICIPAL: HONESTO

- PAGAMENTO A MENOR PRA SERVIDOR MUNICIPAL: HONESTO ?

- MANUTENÇÃO DAS EMPREITEIRAS QUE IA ACABAR: HONESTO

- CABIDÃO DE CARGO PRA FAMÍLIA TODA: HONESTO ?

- PAGAMENTO ILEGAL DE FISIOTERAPIA PRA UM TAL RODRIGO MOTA FUNCIONÁRIO PÚBLICO: HONESTO ?

- FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTA DA FAEC: HONESTO ?

- FALTA DE INFORMAÇÃO NO PORTAL TRANSPARENCIA: HONESTO ?

- SOBRINHO RECEBENDO ESCONDIDO NA SAUDE: HONESTO ?

- GASTO DEMAIS COM PROPAGANDA ENGANOSA: HONESTO ?

- JORNAL CORREIO DE ARAGUARI MANTIDO COM DINHEIRO PÚBLICO: HONESTO ?

Aristeu disse...

100% de mim, até pouco tempo, achava o Demóstenes honesto.

Anônimo disse...

SERÁ QUE ESQUECERAM DOS GASTOS DA ELEIÇÃO ?
SERÁ QUE É HONESTO GASTAR MAIS DO GANHA PRA ELEGER ?

Anônimo disse...

QUANTO A IMPRENSA, DE QUEM É A RADIO VITORIOSA ? DE QUEM É A RADIO PLANALTO ? QUE ELEGERAM O SR PREFEITO, CONTRA TODAS AS PESQUISAS QUE DAVAM COMO CERTO A ELEIÇÃO DE MÃE PRETA.
ERA DIVULGADO TODOS OS DIAS NESTAS EMISSORAS PESQUISAS ELEITORAIS MENTIROSAS APENAS PRA ENGANAR A POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

MUITO BEM COLOCADAS AS VERDADES NESSE BLOG, SÓ ACHO UMA PENA MUITAS PESSOAS NAO TEREM ACESSO OU CONHECIMENTO DESSE BLOG, DEVIAM SEREM DIVULGADAS EM JORNAL ESCRITO TAMBEM ESSAS MAZELAS DO GOVERNO, ACABA QUE MUITA GENTE NAO TOMA CONHECIMENTO DESSES BANDIDOS QUE TEM NO GOVERNO.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 16:08 horas: tá passando da hora de colocar os escritos daqui no papel e distribuir para toda a cidade. Por outro lado, a vergonha no meio da coelhada é tão grande que a sobrinha-secretária de gabinete esconde a cara no site da prefeitura. É a única que não tem foto na página www.araguari.mg.gov.br. Por quê será?

Anônimo disse...

E para fechar a trilogia Correio/Gazeta/Diário sobre a saga dos 99 por cento, a CURTAS do Diário registrou subliminarmente o tema com a seguinte frase atribuída ao prefeito Marcos Coelho: "Francamente, gostaria que estivesse chegado aos 100%". Tá tudo dominado.

Anônimo disse...

Entre os parentes no governo deu 100%

Anônimo disse...

Agora depois que pesquisas foram divulgadas tem gente na secretaria de saúde cabisbaixa e reclamando pelos cantos que contraiu muitas inimizades e que só falam mal dela. Essa mesma pessoa está com medo dos resultados da eleição e anda dizendo pelos corredores que devido à inimizades, irá comprar uma arma de choque elétrico por segurança, pois se sente ameaçada.