quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A "pesquisa eleitoral" e suas interpretações

Ao comentar os resultados da "pesquisa eleitoral" publicada pelo Diário de Araguari, apontando o prefeito Marcos Coelho como o principal candidato ao próximo pleito, o radialista Limírio Martins Parreira, da coluna Tempero da Notícia, Correio de Araguari, de 05/01, afirmou:

"QUADRO FAVORÁVEL

Não há como negar que o quadro é efetivamente favorável ao Prefeito Marcos Coelho, que, mesmo dizendo não ser candidato obteve vantagem sobre os demais indicados pelo eleitorado local. Caso viesse afirmando ser candidato, certamente obteria melhor resultado, pois muitos de seus eventuais eleitores declararam sua segunda opção, diante da informação de que não será candidato.


VAI DESISTIR?
O quadro muda. A recusa do Prefeito Marcos Coelho em buscar a reeleição pode ser revista. Incentivos não faltam. A toda hora o Prefeito Marcos Coelho recebe incentivos para continuar à frente do Governo Municipal. Tendo militância política há várias décadas, remontando sua primeira candidatura a vereador a 1982, com reconhecida vocação e gosto pela política, dificilmente Marcos Coelho vai desistir da reeleição.


À REELEIÇÃO, VOLVER!
Grande parte do eleitorado, que vive distante das lides políticas, elege a honestidade do governante como prioridade. Não se levantaram suspeitas, denúncias, nem as menores dúvidas contra a administração de Marcos Coelho. A Prefeitura apresenta absoluta segurança administrativa, equilíbrio financeiro e bom trânsito político junto aos Governos Estadual e Federal. Marcos Coelho acabará convencido a se candidatar."

Pitaco do blog
Precisamos saber quem fala, bem como de que e de quem se fala. Só assim poderemos separar o joio do trigo, discernindo o que é sério do que é tendencioso.
Sobre o radialista, muito pouco a dizer. Apenas deve ser reforçado o fato de que ele, há pouco tempo, ainda ocupava um cargo comissionado no governo Marcão. Recentemente, o seu filho firmou contrato para prestar serviços à FAEC, uma autarquia do município. Logo, a opinião do colunista deve ser vista com as devidas cautelas.
A respeito da tal pesquisa, vale lembrar que não se trata propriamente de pesquisa eleitoral. Na verdade, não se conhecem os métodos utilizados em tal levantamento. A propósito, somente as pesquisas realizadas a partir de janeiro do ano eleitoral sujeitam-se a registro e ao cumprimento de requisitos impostos pela Justiça Eleitoral. Assim, assemelha-se a uma mera sondagem, sem precisão científica e estatística.
Acerca do prefeito, também muito a pouco a se afirmar. Apenas, registro minha discordância quanto à repetição dessa ladainha segundo a qual ele é honesto. Essa qualidade deve ser praticada todos os dias. No caso dos agentes públicos, não é favor. É dever legal. Ficar repetindo frequentemente o mantra da honestidade, por si só, não transforma ninguém em santo. Particularmente, discordo dessas tentativas de canonização de alguns políticos. São santos do pau oco. De boas intenções o inferno está cheio.
Os atos (dos governantes) falam por si próprios. Já fizemos várias postagens aqui falando das irregularidades ocorridas na gestão Marcos Coelho. Cabe a cada leitor analisar se o prefeito contribuiu para que elas ocorressem, se se omitiu ou não diante delas, se de alguma forma delas se beneficiou, se fingiu que não as viu, etc. Só assim pode-se formar um juízo sobre o aspecto ético de sua gestão. Aliás, essa questão ética é apenas uma das facetas que devem ser analisadas em um governo.

7 comentários:

Iconoclasta disse...

A manipulação dessa pesquisa é óbvia. Isso mostra o quanto o Novo Modelo está preocupado com o seu futuro. Não conseguiu administrar a cidade com autonomia, não tiveram competência para realizar os seus próprios projetos, passou todos esses quatros anos na dependência de obras do governo do Estado, Federal ou até mesmo de algumas obras que já estavam em andamento na cidade da administração anterior.
É claro que o eleitor ainda não atingiu a sua maturidade política, mas já ouve evolução significativa e quem realmente mantém contato com o povo, e participa do seu cotidiano, sabe muito bem o quanto essa atual adminitração é rechaçada nos quatro cantos da cidade.
Não dá para conceber outra coisa senão a derrota nas urnas do Novo Modelo.

Anônimo disse...

Esse tal jornalzinho chega a ser ridículo de tanta asneira que divulga, só cego pra nao enxergar tantas mentiras, é ignorar a inteligencia dos leitores de jornais de Araguari. Afff

JOSE FLAVIO disse...

Por falar em pesquisa estou postando os requisitos legais/mínimos que uma pesquisa deve ter. Vejamos:

A RESOLUÇÃO Nº 23.364, INSTRUÇÃO Nº 1161-56.2011.6.00.0000 – CLASSE 19 – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL regulamenta as pesquisas eleitorais da seguinte forma:
As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar no Juízo Eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo 5 dias de antecedência da divulgação, as seguintes informações:
I – quem contratou a pesquisa;
II – valor e origem dos recursos despendidos no trabalho;
III – metodologia e período de realização da pesquisa;
IV – plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro;
V – sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo;
VI – questionário completo aplicado ou a ser aplicado;
VII – nome de quem pagou pela realização do trabalho;
VIII – contrato social, estatuto social ou inscrição como empresário, que comprove o regular registro da empresa, com a qualificação completa dos responsáveis legais, razão social ou denominação, número de inscrição no CNPJ, endereço, número de fac-símile em que receberão notificações e comunicados da Justiça Eleitoral;
IX – nome do estatístico responsável pela pesquisa e o número de seu registro no competente Conselho Regional de Estatística (Decreto nº 62.497/68, art. 11);
X – número do registro da empresa responsável pela pesquisa no Conselho Regional de Estatística, caso o tenha;
XI – indicação do Município abrangido pela pesquisa.

Anônimo disse...

O golpe volta a ser repetido vao fazer crer que está polarizado entre o marcão e o mãe preta que todo mundo tem horror. Para que o povo desavisado vote pelo medo sem levar em conta sua opinião. Vão apresetar pesquisas que demonstram que ou dá marcão ou mãe preta. Se preparem pois a historia vem sendo repetida nas ultimas 04 eleiçoes.O golpe vai ser dado novamente. Quem está pagando as contas do mãe preta quem tem interesse em sua candidatura. A resposta esta no coelho.

Anônimo disse...

A manipulação do eleitorado começou, acorda Araguari!!!

Anônimo disse...

O candidatura do Mãe Preta é apenas um instrumento para favorecer o Marcos Coelho.
O Mãe Preta tem um eleitorado fiel, mas caso ele não se candidate esse eleitorado não migra para o Marcos Coelho. Por isso a importância da candidatura do Mãe Preta para a turma do Novo Modelo.

Dilson Martins disse...

Não sendo o tal quadro numérico uma pesquisa eleitoral propriamente dita, vejo que o jornal tende a caminhar por terreno instável e perigoso.

Não há na data de hoje eleitores e leitores como dantes! Não há toga, título ou nome fantasia que pese a ponto de parar ou frear todas as reações antipáticas. Ainda mais, quando somos tratados de forma desrespeitosa e ofensiva.

Neste ponto, falo do meu sentimento quando tentam impingir uma realidade distorcida e difícil de engolir. O que percebi naqueles números foi à fragilidade política do prefeito e do seu desprestigio frente o povo araguarino. É de causar náusea e ao mesmo tempo, é de fazer rir, à exposição do chefe do executivo como a única e melhor mercadoria da prateleira.

Os apontamentos tendenciosos de algumas mídias nos são claros e, nada mais provocam que, nossa ainda maior rejeição! Mesmo assim, o recado é o seguinte:
Vá devagar com o andor que o santo é de barro!
Princípio da ação e reação (3ª lei de Newton)!