segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cadê a "CLI do Mamógrafo e do marmitex"?

Câmara de Vereadores (foto extraída do Portal de Araguari)

Aproveitando o retorno dos trabalhos na Câmara de Vereadores, este aprendiz de blogueiro gostaria de saber quando aquela Casa irá apurar as graves denúncias de irregularidades na Secretaria de Saúde. Refiro-me aos graves indícios de pagamento por serviços de manutenção do mamógrafo e do raio-X não realizados, bem como de irregularidades na aquisição de refeições (tortas doces e salgadas teriam sido indevidamente adquiridas com verbas da Saúde). Essa denúncia, atualmente apurada por uma comissão especial, aponta o possível envolvimento, entre outros, da ex-secretária de Saúde Iara Cristina Borges.

A propósito, a própria ex-secretária, por meio de seu advogado, defendeu a instalação de uma Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) pela Câmara. Vejam o seguinte trecho da defesa apresentada na sindicância instaurada pelo município:

"Verifica-se pela denúncia apresentada ao Procurador Geral do Município que as alegações contra a Sra. Iara Cristina Borges são de supostos fatos tendentes a caracterização de improbidade administrativa e lesão ao erário, quando da atuação na função de auxiliar do Chefe do Executivo, eis que então no cargo de Secretaria Municipal de Saúde.
Sendo essa a matéria, não compete ao Procurador Geral do Município receber “denúncias” dessa natureza e sequer a constituição de Comissão Especial para processamento de Processo Administrativo/Sindicância.
Ora, a competência sobre a matéria é de Comissão Legislativa de Inquérito, de competência privativa da Câmara Municipal de Araguari, senão vejamos o art. 29, incisos XIV, XVI e XX, da Lei Orgânica do Município:

Art. 29 - Compete privativamente à Câmara Municipal exercer as seguintes atribuições, dentre outras:
(...)
XIV - convocar o Prefeito, o Secretário e pessoa responsável por qualquer órgão que receba dinheiro dos cofres municipais, para prestar esclarecimentos, aprazando dia e hora para o comparecimento;
(...)
XVI - criar comissão legislativa de inquérito sobre fato determinado e prazo certo, mediante requerimento de um terço de seus membros;
(...)
XX - fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;".
Dessa forma, alegando que ocupava cargo político diretamente vinculado ao do senhor prefeito Marcos Coelho, a ex-secretária Iara Cristina Borges defendeu a instauração de uma CLI pela Câmara de Vereadores para apurar os fatos atualmente analisados apenas por uma Comissão Especial criada pelo Executivo.

Perguntar não ofende. Qual o posicionamento dos senhores vereadores diante de um pedido de instauração de CLI feito pela própria investigada? Será que, a exemplo do caso do Hospital Municipal, irão se acovardar uma vez mais? Será que privilegiarão novamente os critérios "políticos" em prejuízo da legalidade e da moralidade? Ficarão, mais uma vez, de joelhos (para não dizer coisa pior) perante o Chefe do Executivo?

30 comentários:

Anônimo disse...

POR FAVOR, ALGUEM PODE ME DIZER QUAIS AS PESSOAS QUE PRESTARAM ESTES SERVIÇOS À SECRETARIA DE SAUDE ? OU SEJA A EMPRESA QUE CONSETOU O MAMOGRAFO E A EMPRESA QUE FORNECEU OS DOCES ?

Anônimo disse...

Conforme o próprio procurador geral disse o processo é publico, portanto, qualquer pessoa pode ter acesso ao mesmo, e se informar lá na procuradoria geral do município, ou quem sabe na câmara municipal, assim vc mesmo poderá ver com seus próprios olhos nome de empresas, fornecedores e o que mais vc queira de informações.

Anônimo disse...

OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO

Anônimo disse...

Se a própria defesa admite sobre fatos com indicíos que caracterizam improbidade, então é bastante lógico a abertura de uma Comissão especial na Câmara para apurar as supostas irregularidades, para assim isentar ou responsabilizar a pessoa investigada pelos seus atos. Agora ficar apenas no elemento SUPOSTO é que não pode.

Anônimo disse...

segundo fiquei sabendo em reunião com a secretaria de saude iolanda com a vig sanitária, um funcionário da vig sanitária estaria ganhando um salário superior aos funcionários da visa, e que não faz nada porque é amigo da diretória e vereadores,será esse funcionário que foi usado como laranja no caso tfd esta ganhando um bom salário para calar a boca.

Anônimo disse...

se alguem ta ganhando mais nao sei, mas que todos, exceto um ou dois, ganham sem trabalhar, mal aparece na secretaria.

Anônimo disse...

Marcos vc ainda espera algo dessa camara de araguari?
Esta turminha foi a pior de todas que ja ocupou essas cadeiras legislativas.

Quanto a sua pergunta se vao apurar as denuncias, eles cantam pra vc e pra todos nós:
Vou nao, Quero Nao, Posso nao, Tibazinho nao deixa nao, posso não, Quero Não.

Todos se fazendo de cegos, é conveiente.

Anônimo disse...

fiquei sabendo desse caso na sec de saude, foi um próprio funcionário da visa que questionou com a secretária porque este funcionário ganha tão bem em relação aos outros.

Anônimo disse...

realmente tem um funcionário da visa que fica dias sem aparecer, quando aparece deixa seu carro na esquina de cima da uma volta dentro da sec e vai embora, quem esta passando o cartão dele. ninguém fala nada, e ele continua fazendo.

garliene arts disse...

Alguem ai aceita suco de laranjada??.....=S.... O suco vai bem em lanchinhos..vai bem acompanhada a churrasco....vai bem acompanhada com salgadinhos.... iiii esqueci de dizer vai bem acompanhada com marmitex tb....Será que agora tb vai laranjada no coffe do legislativo....eitaaaaa >>> Rummmm

garliene arts disse...

Alguem ai aceita suco de laranjada??.....=S.... O suco vai bem em lanchinhos..vai bem acompanhada a churrasco....vai bem acompanhada com salgadinhos.... iiii esqueci de dizer vai bem acompanhada com marmitex tb....Será que agora tb vai laranjada no coffe do legislativo....eitaaaaa >>> Rummmm

Anônimo disse...

Tadinho do funcionario da visa que mal aparece lá, ele tem outra profissão e tem o negocio dele com luzes, as festa que ele ilumina não podem esperar.

Anônimo disse...

A dengue bombando em Araguari e o pessoal reclamando com razão que a maioria dos agentes estao desviados de suas funçoes, lá na saude mesmo tem um montão de agentes desviados, protegidos, na visa mesmo tá superlotado de agente sanitario.

Anônimo disse...

marcos, me informa quem são os fornecedores desta lambança? marmitex . laranja, salgadinhos?
se vc não souber , alguem sabe/ não dá pra ir na procuradoria . alguem deve saber . quem é sócio nesta historia ?

Anônimo disse...

Marmitex para prefeitura quem fornece é NutriSabor

Anônimo disse...

é sempre bom sabermos quem são os fornecedores
nestes casos que tambem são coniventes e parceiros nestas roubalheiras,deverão ser punidos da mesma forma que os compradores . e nós aqui nos esqucemos sempre deles

Anônimo disse...

Fisioterapias hospitalares que até hoje ninguém falou mais nada.. vai ver a clínica que faz esse atendimento ta passando dimdim pra alguém, pq a verba é bem alta.

Dilson Martins disse...

Garliene, apenas nós dois nos identificamos, que pena! Contudo, este cenário prova o quanto é perigoso contestar ações de poderosos em nossa cidade. Que Deus nos proteja e mostre aos nossos companheiros que a união se faz às claras. E que ela, quando acontece arrebenta qualquer corrente ou parede.

Obrigado caros amigos anônimos, vocês colaboram da maneira que podem e, é apenas uma questão de tempo para todos mostrarem-se perante os gestores de nossa cidade e assim, condicionar uma nova e maravilhosa gestão.

Anônimo disse...

Dilson a união de pessoas na política, assim como a união de partidos políticos é quase impossível em Araguari, então, veja os anônimos pelo lado bom: talvez façamos a união em torno de idéias. Os anônimos são pessoas como você e somente tem o interesse de participar e dar idéias. Não tenha dúvidas que já conhecemos o seu perfil e pode contar conosco quando nos chamar para a união em torno das suas idéias.

Anônimo disse...

caro Dilson.
com certeza vc tem toda razão.
de qualquer forma cada um dos anonimos tes suas razões para se manifestarem. eu sou um anonimo que nunca vou me identificar por diversas razões que interfeririam no meu trabalho diretamente ,visto que sou comerciante e dependo de cada pessoa desta cidade para tocar o meu negocio.seja ela situação ou oposição.portento não se trata de covardia.De qualquer forma é melhor termos opiniões respeitosas anonimas; do que não ter nenhuma.! Vc concorda comigo que devemos incentivar mesmo ANONIMAMENTE que as pessoas (futuros eleitores) se manifestem ? COM RESPEITO É CLARO.

Anônimo disse...

Esse funcionário "fantasma" é um que meche com luzes o tempo todo e não tá nem ai para a secretaria de saúde! e Não tem ninguém pra fazer nada contra isso!!!

Anônimo disse...

Não sei se vcs perceberam mas um assunto tão importante como esse e acabou saindo do foco, não que o outro assunto não seja importante também mas esse esta merecendo comentários a altura. Cobra uma CLI para apurar as irregularidades na Saúde, e pelo que consta tem muito caroço nesse angu.

Anônimo disse...

O funcionario fantasma nao trabalha, mas quando resolve disfarçar,chega nos estabelecimentos botando banca humilhando os comerciantes de Araguari e nem fiscal é, é agente sanitario.

Anônimo disse...

tinha que abrir um concurso para fiscal sanitário, porque todos que estão la é do controle da dengue, estão todos desviados de função, e pensa que são fiscais e chega detonando , vamos acabar com a mamata desses agentes sanitários.

Anônimo disse...

Realmente deveria haver concurso para fiscal sanitario, e nao ficar pescando agentes sanitarios sem nenhum criterio para atuarem como fiscais. será que nesse proximo concurso agora ja tem vaga pra esse fim??

Anônimo disse...

E a CLI ???

Anônimo disse...

outro caso que estavam comentando hoje na sec de saude, que o irmão e a cunhada da coordenadora da visa viajarão e ficarão uma semana fora, ambos estão na visa, trabalhavam na dengue e foram transferido para visa será que eles estão com falta ou a coordenadora abonou suas faltas, fica de olho sec iolanda que essa visa é uma bagunça.

Anônimo disse...

Estarei presente na Terça feira 24/01/2012 as 18 horas na camara para acompanhar o depoimento da funcionaria Miriam Lima que foi perseguida pela atual gestão por simplesmente ter a coragem de denunciar irregularidades ocorridas no pronto socorro municipal, e sugiro aos colegas irem também. Duvido que se lotarmos a casa, a porta da casa e a rua em frente a casa, se teriam coragem de negar a abertura de uma CLI. Se conseguissemos a presença de pelo menos 500 pessoas ali no local, dificilmente teriam coragem para continuarem fingindo-se de mortos.

Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER O HORÁRIO DE TRABALHO NA PREFEITURA DO FUNCIONÁRIO DA VIGILãNCIA SANITÁRIA QUE FAZ ILUMINAÇÃO EM FESTAS E TRABALHA EM UM HOSPITAL PARTICULAR NA PARTE DA TARDE? PROTEGIDO? POR QUEM?

Anônimo disse...

Horario de trabalho???? kkkkkkkkkkkk

Protegido pela cegueira dos chefes da saude que nao enxergam quase nada.