segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Abuso do poder? Propaganda eleitoral antecipada?


Fotografia do Prefeito Marcos Coelho estampada no Correio de Araguari.
O ano eleitoral aí está. A meu ver, as irregularidades já começaram. Exemplos? Basta ler a edição nº 320 do Correio de Araguari (22/12/2011).
As "informações" veiculadas pelo jornal podem ser caracterizadas como "abuso do poder" e/ou "propaganda extemporânea" por parte do jornal em em benefício do Prefeito Marcos Coelho. Isso é fácil de explicar.
A edição tem 32 páginas, sendo que cinco delas são dedicadas a enaltecer, muitas vezes com informações distorcidas, a atuação do senhor prefeito, a meu ver, com nítido propósito eleitoral. Entre as informações veiculadas, destaca-se um relatório com 22 fotos de obras atribuídas à gestão atual (pág. 04/05). Ainda, são arrolados 308 projetos e ações do governo municipal (págs. 06/07). Por fim, há uma reportagem sobre a "maior revolução social e urbanísticas da história de Araguari", com mais 7 fotos (pág. 08). O culto à imagem do Prefeito é cristalino.
Mas a reverência ao governo atual não se encerra aí. Entre os homenageados pelo jornal, temos a "Mulher do Ano": Secretária de Trabalho e Ação Social, Virgínia Alcântara (pág. 09). Ainda, o "Político do Ano":  Vereador Rafael Scalia Guedes (pág. 32). Óbvio: ambos pertencem ao grupo de apoio ao Prefeito Marcos Coelho .
Onde estaria o abuso do poder? Em vários pontos:
i) o Correio de Araguari tem bons contratos com a Prefeitura (o município adquire exemplares do jornal para os seus diversos órgãos, veicula publicidade nele e o contratou para confeccionar o "Correio Oficial");
ii) dias antes da reportagem, a Prefeitura fez um acréscimo de 15 mil reais ao contrato que mantinha com o Correio de Araguari para a  publicação do "Correio Oficial";
iii) na mesma ocasião, assinou novo contrato com o dito jornal no valor de 67 mil reais para a mesma finalidade;
iv) há um processo de denúncia no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais a respeito de indícios de irregularidades em contratos da Prefeitura com o jornal;
v) nessa edição do Correio de Araguari, existe uma publicidade da Prefeitura ocupando meia página do jornal (pág. 17);
vi) outras publicidades, ao que tudo indica, foram pagas com o dinheiro do contribuinte: Vereador Evaldo (pág. 10), Secretária Eunice Mendes e Vereador Giulliano Rodrigues Tibá (pág. 11), Vereador Rogério Bernardes Coelho (pág. 13) e Vereador Antônio Rodrigues Tosta (pág. 16). Coincidentemente, todos são da base de apoio do prefeito.
Diante dos sinais de propaganda antecipada e de abuso do poder, o Ministério Público Eleitoral já possui elementos suficientes para ajuizar ação de investigação judicial eleitoral visando à aplicação de multa aos envolvidos e, até mesmo, ao cancelamento de registro de eventual candidatura do atual prefeito.


Clique aqui e acesse o site do Correio de Araguari (observação: na edição disponível na internet, não aparecem as publicidades feitas com dinheiro do contribuinte).

13 comentários:

Aristeu disse...

O que é a vida? Diga lá, meu irmão. É um sopro do criador... e é bonita é bonita e é bonita...

Mais ou menos isto, pois o prefeito paga caro pra passar uma imagem e, a gente, gratuitamente, derruba aqui e agora.

Arnaldo Cesar disse...

que decepção Marcos,cada dia que passa fico escandalisado ainda mas com a falta transparência desta administração,este Sr Astério estava quebrado,hoje faz cruzeiros e viagens fora do pais,67 mil para um jornal proteger e esconder ilegalidades,e a camara?e MP?que decepção,politico do ano vereador Rafael um dos que mas tem beneficios junto ao governo municipal,milagre é o Tibazinho,Tibazão e a Eunice permitir este presente ao Rafel no correio jornal oficial da aucaide,era mas facil eles publicarem quem é o pior politico,pior jornal, pior camara, pior prefeito de todos os tempos e etc.

garliene arts disse...

ARISTEU>>>>>Cantemos un poco / Let's sing together .....Here we go, ale, ale, ale >>>>>>>>>>> Já sabemos como todos fazem...portanto..NÃO REELEJA NINGUÉM.e nem reeleja sussessores deles..isto já mostra o carater destes espertinhosss ....

Anônimo disse...

Olha o naipe da foto, precisa falar mais o quê?!

Anônimo disse...

Estes assuntos deveriam ser mais divulgados em outros meios de comunicaçao sem ser na net aqui no blog, tinha que chegar essas informaçoes naquelas pessoas menos esclarecidas que nao tem acsso á internet.

Só sei que isso é uma ou mais uma vergonha pra Araguari, dói ver pessoas jovens como Rafael e Tibazinho (ladraozinho de CLI ) agindo com essa má fé na politica roubando dos pobres pra enriquecer mais os riquinhos ladroes de Araguari, devem ter esquecido de que no caixão nao se leva nada, a nao ser a dignidade que aqui tivemos.

será que pensam que sao eternos, que essa grana suja , esse poderzinho de merda fazem eles serem melhores e mais felizes, mal sabem eles o quanto sao criticados, mal falados e repugnados pelas pessoas mais esclarecidas e inteligentes de Araguari.

Marcos disse...

Senhores, vejam que eu nem falei das opiniões emitidas desde sempre pela coluna "Em Foco". Eu não tenho muitas dúvidas de que o jornal foi criado justamente para ser usado ou se deixar usar pela gestão Marcos Coelho.

Arnaldo Cesar disse...

e a pesquisa eleitoral do DR Valdir Dias do Jornal diário, que vergonha começou a robalheira e as trapassas usadas por ele, para ganhar reeleição ou seja ficar manipulando o poder executivo(PREFEITO)por mas 04 anos,quem não sabe é o povo mas simples e humilde,mas nós sabemos que a procuradoria é indicação dele,foi ele que manipulou a eleição do Mãe Preta, eleição e reeleição do Marcos Alvim,eleição do Marcão e agora esta tentando manipular a releição do Marcãó primeira artimanha pesquisa eleitoral falsa bem a seu estilo,vai um recadinho para o sr prefeito,ele sabe comer o fruto bem comido,e tambem sabe cospir bem o bagaço dos manipulados e da cidade e so perguntar o Mãe e o Alvim,bem que depois deste governo ditatório e perseguidor o senhor merece pagar tudo.

Anônimo disse...

esse ano eleitoral só vai dar marcos coelho, sinto muito a reeleição do marcão já esta garantida.

Arnaldo Cesar disse...

Este anônimo co letra minuscula deve estar mamando nas tetas do governo ou como cargo de confiança ou como Lucas Tiago, mas conheço a historia ela vai se repetir, são os mesmos os orfãos, prefeito e primeiro escalão RICOS e cheios de Processos, este tipo de puxa saco fica pobre e chorando a teta até encostar em outro, e tambem tem outro tipo de puxa saco o que fica esperando o prossimo prefeito e novo primeiro escalão para pegar as migalhas que sobram e o pior é que a cidade perde em todos os sentidos, e o efetivo da prefeitura paga o preço e sofre.

Anônimo disse...

Aí se inclui o bronco do Edilvo. Pra ele não tem escapatória:

Justino Carvalho na Gazeta de hoje:

Lêda - A quem você atribui o “mea culpa” do Hospital Municipal?Ao ex-prefeito que o construiu, ou ao atual prefeito que não deu solução ao problema?
Justino - A responsabilidade é do ex-prefeito e dos secretários e diretores envolvidos no projeto de construção do dito hospital. E principalmente dos vereadores da época em que o hospital foi construído, porque eles não fiscalizaram a construção e o uso do dinheiro público. Todos têm que ser responsabilizados na medida da culpa que for apurada, inclusive a empreiteira que construiu.

Anônimo disse...

Arnaldo melhor mamando nas tetas do que chupando dedo?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Arnaldo cesar disse...

Anônimo a pessoa pode ser a mas pobre do mundo e nascer na pior fafela do mundo ela tendo dignidade,familia,respeito ao proximo Deus no coração basta,agora nascer em um Bairro pobre ter uma ou mas oportunidades consebida por Deus, e trair humilhar o seu semelhante pricipalmente esquecendo as suas raizes e origens,pode ter certesa,que uma hora paga,o pior e todos nos sabemos quem é vc pode ter certeza de uma coisa,vc ja é enojado no mundo politico ou da empressa pricipalmente porque chegou agora e com sua arrogância de moleque quer sentar na janela,qualquer hora vc volta para sargeta é so perguntar para o João Carlos da vitoriosa que vc mesmo ajudou a derrubar o quanto doi, quem sabe em um futuro proximo vc será o bode espiatório da vez,hunilhado despresado,sozinho,sem dinheiro,sem credito, desempregado muita conta pra pagar tomara que sem familia para tratar,porque eles não tem culpa da sua arrogancia,não desejo mal para ninhem mas bem que vc merece um castigo, como disse anteriormente não desejo mal a ninhem por isso te aconselho,estude forme e mude de profissão,pois esta carreira de imprenssa para vc será curta,a maioia da emprenssa em Araguari tem preço,assim como vc e é cobra comendo cobra,ela é dependente da politica, e politica é nuvem passageira,lembre-se como o ultimo conselho meu,ninhem conseguiu perpetuar no PODER uma hora cai!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MARIA ISABEL disse...

NÃO SE PREOCUPEM O PREFEITO PODE PAGAR ATE FORTUNAS QUE SUA IMAGEM ESTA DETONADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA