quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Opinião do Leitor: Araguari - uma cidade que não resolve os seus problemas, só os faz aumentar.


Um dos pontos de alagamentos registrados pelas lentes do Gazeta do Triângulo
 A propósito da reportagem do jornal Gazeta do Triângulo sobre os transtornos causados pelas chuvas em bairros periféricos de Araguari (clique aqui para ler), publico a opinião do leitor Leandro Cezar Maniezo. Aproveito para reforçar o convite a todos que quiserem se manifestar aqui. Este espaço é de todos nós.

Araguari - uma cidade que não resolve os seus problemas, só os faz aumentar.

Sempre nos deparamos com os mesmos problemas de infraestrutura básica na cidade. A população mais carente é desprovida das condições mínimas de dignidade nas nossas periferias. E é sofrimento o ano todo nos bairros periféricos, quando não é o barro, ou pior, a enchente, é a poeira que toma conta de tudo. Vou citar o bairro Vieno, no qual os moradores se perdem em promessas vazias de asfaltamento das ruas. Torço para que não asfaltem o bairro. O problema de infraestrutura é tão grande que se ousarem asfaltar sem a construção de galerias pluviais eficientes, aquelas ruas serão enormes piscinões, e a tragédia será bem maior. Outra questão preocupante é que SE fizerem as tais galerias pluviais, onde jogar a água? Na represa das Araras? A própria prefeitura já disse (mas nem devemos considerar o que dizem) que seria mais barato transferir a população do bairro do que dotá-lo de toda infraestrutura necessária. O bairro é uma "bacia", um antigo brejo que não possui rede de drenagem (natural) bem definida. E o esgoto desse bairro? Vai também pra represa das Araras? São questões que se arrastam e sempre se apresentam sem soluções. Não há projetos de urbanização do bairro. Os nossos péssimos governantes veem muito bem que esses bairros, além de bolsões de pobreza, significam bolsões de votos de uma população carente que troca meio caminhão de areia, ou meia dúzia de tijolos pelo seu voto e depois é esquecida. E de quatro em quatro anos as promessas se fortalecem nos discursos calorosos dos candidatos que quando eleitos passam anos no gerundismo: "buscando", "tentando", "pensando", "analisando". Bem típico de políticos que nada fazem pra mudar a realidade do povo que os elegeu. Parece redundante isso, mas Araguari cresce sem o mínimo de planejamento. Os moradores do bairro Jóquei Clube também sofrem com sérios alagamentos em ruas asfaltadas. E nos novos loteamentos esse problema grave se repete. Não sei onde tiraram a ideia de construir bolsões, enormes piscinões a céu aberto para acumularem as águas pluviais. Isso se tornará um problema gravíssimo, de difícil solução nos próximos anos. E as promessas? Viaduto no bairro São Sebastião? Recapeamento da Av. Mato Grosso? Praças pra que servem? Parque linear? Tratamento de esgoto?


Leandro Cezar Maniezo

6 comentários:

Aristeu disse...

Praça só serve pra aceitar cheques e normalmente não aceitam doutras praças.

Ianis disse...

Antônimo ri:

Quando um douto ex-pracinha fala de praça e cheques, nada fica em xeque...

Normalmente aceitamos tudo.

Atenciosamente,
O Antônimo rindo.

Dilson Martins disse...

Estudo e pesquisa; planejamento e projeto; custo/benefício e recurso disponível; entrega e conservação/melhoria. Algo próximo disso em algum momento deste governo já aconteceu?

Peço para que alguém devidamente identificado aponte tais ações, pois, as desconheço!

Anônimo disse...

E o povo carente novamente sofre,e com isso os ricos ficam com suas ruas toda asfaltada sem pagar absolutamente nada...
é lamentavel perceber o descaso de todos pergunto a todos, qual vale mais mil cavalos ou um só cavalinho?
creio eu, que um cavalinho por mais sincero que seja ,ficara ao meu lado por estar apenas comigo,e faço outra indagação a todos os ricos,milionários,o que se julgam ter muitas riquezas...
Vai caber tudo isto no caixão?
A biblía fala o seguinte versiculo "Não ajunteis tesouro na terra onde a traça mina,e os ladrões roubam e consomem mais ajunteis Tesouros no céu onde nem a traça mina nem os ladrões roubam e consomem" por isto pense antes de fazer algo para ricos e milionarios, que existem pessoas carentes necessitando de asfalto,saneamento basico,saude ,educação e muito mais que lhe são garantido de direito e que não é cumprido aqui em nossa humilde cidade...

Anônimo disse...

Será que esse povo merecia ser tratado dessa forma? Com a palavra o Alcaide, seus Asseclas e demais Colaboradores do Novo Modelo de Administração.

Anônimo disse...

Sou de araguari ,mas moro em Campinas sp.sds de Araguari.