sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Irregularidades no Pronto Socorro: o cheiro de "pizza" está no ar

Este governo é mesmo interessante. Em agosto deste ano, uma funcionária do Pronto Socorro Municipal (PSM) denunciou irregularidades na compra de marmitex e no pagamento indevido de despesas de manutenção (não realizada) do mamógrafo, que, como todos nós sabíamos, estava parado desde abril de 2010.
O fato era de conhecimento, entre outras pessoas, da ex-secretária de Saúde. Como ninguém tomou providências, a denunciante levou a questão ao conhecimento do Procurador-Geral do Município. Há quatro meses tramita naquela Procuradoria, lentamente, um processo destinado a apurar responsabilidades. Em condições normais, esse tipo de processo poderia redundar em devolução de dinheiro aos cofres públicos e aplicação de punições. Mas, lembrem-se: estamos falando do "novo modelo de administração".
Agora, vem o lado sui generis deste governo. Até o momento, nenhuma das pessoas envolvidas ou que se omitiram no dever de fiscalizar sofreu qualquer tipo de punição. Ao contrário, permanecem no poder, "dando as cartas" na Secretaria de Saúde. A única afetada, até agora, foi justamente a denunciante, que perdeu o seu cargo em comissão no PSM e encontra-se afastada do trabalho.
Será que mais essa investigação irá terminar em "pizza"?

26 comentários:

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 9 de dezembro de 2011.

Prezado Marcos,

A Servidora Pública Municipal, doravante denominada "A DENUNCIANTE PSM", já acionou a Justiça, ou teme ser ESCORRAÇADA, SMJ ?!

Quando as SINDICÂNCIAS falham, devemos acionar as CORROMPEDORIAS ?!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Aristeu disse...

Janis, um denunciante passa a ser mal visto até pelos pares de trabalho. Não basta denunciar tem que ter peito pra sofrer consequências.

Edilvo Mota disse...

Janis,

a servidora mostrou a cara e acionou a Justiça.

Continua aguardando o processo caminhar e alguém da prefeitura se manifestar (o que duvido que façam).

Explicações nunca vêm, nem virão. Com certeza, somente mais ironias.

Iconoclasta disse...

O mais cômico é justamente isso; uma funcionária que teve uma postura ética de não compactuar com os atos ilícitos e um comportamento corajoso de denúnciar todas as irregularidades tais como relatadas no tópico é que foi PUNIDA pela administração! É o fim! Uma total inversão de valores.
Isso até parece uma provocação. Não dá mais! Ou o povo de Araguari acorda e tenta mudar e salvar essa cidade no próximo ano escolhendo melhor os seus representantes ou vai ver uma Araguari cada vez mais sem perspectiva.

garliene arts disse...

Como tantas e outras denuncias são feitas , de irregularidades e ainda assim passa por orgãos da Prefeitura e nem tem interesse em resolver, vão levando com a barriga e mão no peito, como se isto fosse comum, normal, e a servidora ganha minha admiração plena....o que está errado ,tem que questionar sim.... PARABÉNS a ela .... e aguardando este desenrolar , como tantos outros ....=S Ai fica só anuncia ...anuncia..anuncia... sem nada pra anunciar. aff

Anônimo disse...

Araguari é a cidade da pizza!

Colenghi disse...

Ontem tive acesso ao depoimento da servidora em questão. Estive no gabinete do vereador Sebastião Vieira que pretende abrir uma nova CLI e investigar os fatos.
Infelizmente ao apresentar os fatos na Câmara na última terça, os únicos que manifestaram interesse em averiguar as possíveis irregularidades foram os vereadores Werley Macedo e Wesley Lucas. Segundo o vereador Tiãozinho, seus outros pares sequer pediram vista à documentação, que como pude comprovar pessoalmente é vasta e bem construída.
Não acredito que um simples processo administrativo aberto pelo governo dê em algo, portanto o correto seria uma CLI e se nossos vereadores fossem sérios já teria sido devolvidas quantias significativas aos cofres públicos. Mas lembremo-nos da última CLI, onde um certo vereador usou de artimanhas para barrar a proposição de processante.
Além das possíveis irregularidades, uma coisa me chocou no depoimento. A servidora denunciante procurando auxílio para um usuário do SUS, obteve a seguinte resposta da gestora:" oO paciente vai morrer? Não posso fazer nada". E desligou o telefone.

Dilson Martins disse...

A servidora em questão tem minha admiração e respeito!
Pessoalmente coloquei meus préstimos à disposição e garanti total apoio por parte do sindicato no momento que a mesma achar oportuno e necessário.
Segundo esta, uma ação particular está tramitando. E danos morais poderão ser pagos.

Anônimo disse...

Uma nova CLI??
O que o Tiaozinho tá esperando que ainda nao abriu??
E será que Giuliano Tibá deixará a justiça ser feita ??
Vai terminar de novo lá na Calabria.

Anônimo disse...

Vamos encher o plenário da câmara no dia em que apresentarem as denúncias e EXIGIR que todos os vagabundos vereadores instaurem a tal cli. alguem pode avisar quando será apresentadno na camara de novo?

Dilson Martins disse...

Cada um de nós como cidadão, poderia forçar a abertura de uma CLI se uníssemos exigindo tal investigação!

Poderíamos nos organizar e pressionar o governo a prestar esclarecimentos!

Poderíamos levar o caso em conjunto ao Ministério público!

Estou pronto para começar mais esta peleja, sozinho não irei muito longe, por isso, quem se habilitar sabe como me encontrar.

Anônimo disse...

Vejam vcs que numa enquente aqui no blog para que o leitor possa opinar sobre qual é o melhor vereador, o Tiãozinho está disparado, abocanha quase 54% de votos favoráveis a sua legislatura.
Isso mostra que a população sabe muito bem aqueles que estão agindo do lado dela, não tem ninguém bobo mais não. Os resultados dessa enquete mostra o reconhecimento do trabalho do Tiãozinho. Já estamos chegando próximos a mais uma campanha eleitoral, então fica a dica, o povo sabe discernir sobre aqueles que lutam para o bem da cidade e da população, basta ver os resultados da enquete. Saúde é o calcanhar de aquiles de qualquer admnistração, e o povo de Araguari está cansado com a forma que a saúde de Araguari está sendo administrada.
Como suportar atos que ferem a legitimidade como do TFD, uso de laranjas para movimentarem dinheiro, o mamógrafo parado e recebendo verbas para sua manutenção, etc.etc.etc...
A Câmara existe para investigar essas irregularidades e restaurar a ordem das coisas, não podemos deixar que todos esses episódios fiquem impunes.

Iconoclasta disse...

Jornal Correio de Araguari

O CORREIO

Movido pela mais firme determinação de divulgar as ações do Poder Público, especialmente, do Governo Municipal, vista sua condição de Jornal de interior, com enfoque nas questões locais, o CORREIO já foi severamente criticado sob a acusação de favorecer o Governo do Prefeito Marcos Coelho e do Vice-Prefeito Juberson dos Santos Melo, o que é absolutamente lamentável, pois não o faz, mas, caso o quisesse, teria absoluto direito de fazê-lo, exercendo o mais legítimo direito a liberdade de pensamento e expressão.


Quando terminar essa admnistração vou sentir falta desse jornal. Sério mesmo!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKK

Arnaldo Disse!!!!!!!!!!!!!!!! disse...

O problema é que para abrir uma CLI precisa de pelo menos,quatro assinaturas,e só temos garantido o propositor Tiãozinho ,Werley Macedo,e não sabemos se,o ensima do muro, W Lucas vai ficar de que lado,e ainda sim precisamos de quatro assinaturas,missão dificil com esta camara,mas temos que lotar a plenario e ai sim vamos ver quem esta do lado do povo,chega desta politica da hera do Tiboca,Peixoto,Godoi,Guedes,Gomes,Mendes,Coelho,ETC que era so na compra,o espelho disso é a enquete,Tiãozinho 54%,pois é o que mas fala a verdade.

Anônimo disse...

porque não abre uma cli no sindicato? se abrir vai achar várias irregularidades, fica esperto vereador presidente.

Anônimo disse...

o vereador mais votado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamos ver é na urna?

Anônimo disse...

"o vereador mais votado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamos ver é na urna?"

E vc ainda não viu após quase 4 anos?! Onde vc estava habitado filho?

Anônimo disse...

o vereador só detona funcionários, se quer uma cli de novo porque não abre uma no sindicato porque ele usa o sindicato para fazer politica. ex carteirinhas de coletivo para todo mundo, consultas de médicos e dentista para toda população, e seus cargos de confiança demitidos pela administração são pagos com dinheiro do sindicato isso que vai dar uma boa cli. e estão todos trabalhando no sintespa.

Amigo do Sindicato disse...

Sinceramente, ataques somente á Pessoa do Sebastião Vieira só mostram que alguém está incomodado. Existem outros vereadores além dele, e por que o ataque somente à ele?
Por cero os outros estão fazendo um bom trabalho? Talvez trabalho tão bom, que Giuliano Tibá alegando desconhecer o conteúdo do relatório final da CLI ( isso por que o vereador era membro da comissão) alegou desconhecer o conteúdo do relatório. Sim, esses são os bons.
"o vereador só detona funcionários, se quer uma cli de novo porque não abre uma no sindicato porque ele usa o sindicato para fazer politica. ex carteirinhas de coletivo para todo mundo, consultas de médicos e dentista para toda população, e seus cargos de confiança demitidos pela administração são pagos com dinheiro do sindicato isso que vai dar uma boa cli. e estão todos trabalhando no sintespa." Aposto que o proponente desta frase é um pseudo repórter que vê o mundo através de uma tv de LCD perfeita que ganhou de presente de um Coelho. Aliás o funcionalismo deveria ficar esperto e saber que a Rádio Vitoriosa é contra o funcionalismo. Lucas Thago só queima o filme do servidor.

Anônimo disse...

amigo do sindicato minhas várias tv que tenho em casa são de led, não de lcd e não ganhei do prefeito, sou empresário e não preciso de presente de ninguém , para de puxar saco.

Colenghi disse...

O foco da discussão seriam as possíveis irregularidades denunciadas por uma ex-diretora do PS Municipal. De pronto entram anônimamente alguns e passam a atacar a figura do vereador proponente da CLI, como se as possíveis irregularidades fossem coisa corriqueira, ou então, os ataques são uma maneira de desviar o foco do assunto principal.
Sinceramente tal atitude me preocupa, ainda mais se considerarmos que os vereadores da base sequer deram atenção as denúncias e não pediram vista aos documentos, desta forma passando em branco e sendo cada vez mais cúmplices das falhas do atual governo e sendo coniventes com os erros denunciados.
Para piorar a situação, a imprensa marrom, escrita ou falada, vê a coisa de uma ótica totalmente desfigurada ou fantasiosa. Talvez o motivo seja as tvs de LED ou LCD que dizem o governo bancar aos seus patrocinados da imprensa. Talvez nessas TVs os programas sejam outros, não nossa realidade.
Não acredito em uma posição de correção por parte da Prefeitura, controladoria através de processo administrativo. È dever de toda a Câmara averiguar os fatos, e que desta vez o nobre vereador Tibázinho se apodere dos fatos e mostre à que veio.
No mais, o único que vejo batalhar algo é realmente o Sebastião Vieira, e até que provem o contrário é merecedor de respeito e não de criticas vazias e anônimas. Ademais, ano que vem tem eleições, se não está satisfeito é só lembrar na hora do voto.

Edilvo Mota disse...

Colenghi,

esperar que a Câmara investigue, a sério, alguma coisa em Araguari é perda de tempo.

Quem sabe a Justiça cumpra o seu papel, após as denúncias da Mirian...

Colenghi disse...

Edilvo;
Acredito muito pouco numa justiça que envolve um processo feito pelo próprio município. Convenhamos, o município julgar ele mesmo? Ou melhor, a administração julgaer a si própria?
Tanto improvável não.
Acredito em jutiça se estes fatos chegarem a isntâncias superiores.

Edilvo Mota disse...

Colenghi,

falei da Justiça com JOTA MAIÚSCULO; ou seja, o Poder Judiciário

Arnaldo disse...

temos denucias no MP Estadual.que a atual administração teceu contra,o governo anterior, que fazia parte, o ex secrt Edilvo Mota,a onde cargos de confianças da SAE autorizaram pagamentos de serviços, que não foram realisados,comprovado através de documentos e depoimentos,fora a documentação da CLI do TFD,encaminhada pelo Tiãozinho, e MP estadual pelo que eu saiba nada de nada,agora imagine um processo administrativo,mas para precionar o servidor e sindicato,por reinvidicar os baixos salários, plano de saúde, valorisação do servidor concursado,defasagem salarial,revisão justa PCS,ai vem a mão de ferro,só ainda tenho esperança na justiças dos homens,pq o Tiãozinho tem por EX ganhado algumas ações na justiça a ex do vale fome e da propria otimidade do amigo Tiãozinho se não teria perdido a esperança.

Edilvo Mota disse...

O ex-secretário Edilvo Mota está tranquilo em relação a qualquer denúncia envolvendo o governo anterior, especialmente assuntos relacionados à SAE, que não eram de sua alçada.

Todavia, sobre a Saúde jamais deixou de prestar esclarecimentos públicos, tempestivamente, à Câmara Municipal, à imprensa, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário e aos cidadãos, de forma geral.

Nem quando estava secretário, nem depois. Ainda que periodicamente tentem lhe intimidar com ofensas, ilações e ironias anônimas.

Talvez esta seja a grande diferença no modo de agir de quem não tem rabo preso, quando comparado a quem vende a alma em troca de cargos e exerce função pública usando cabresto político.

No mais, como cidadão, desejo que a Justiça apure todo tipo de denúncia.

Para punir eventuais culpados, ou para preservar a honra de quem é acusado injustamente. Neste ou em qualquer outro governo (passado ou futuro).

Uma excelente semana de trabalho para todos nós.