sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CPD da Prefeitura terá sede própria

O Centro de Processamento de Dados da Administração Municipal vai se mudar para junto do Palácio dos Ferroviários, em prédio histórico especialmente adaptado para o mesmo

A Prefeitura decidiu reformar e restaurar um pequeno prédio, verdadeiro casebre, que se situa ao fundo do Palácio dos Ferroviários, com fins de preservação histórica, bem como para instalar o CPD (Centro de Processamento de Dados) da Administração Municipal. As obras, que se iniciaram no último mês de junho, foram paralisadas após a retirada do telhado do pequeno prédio, sendo reiniciadas somente agora, segundo o Prefeito Marcos Coelho, para seguir até o final, sem solução de continuidade.

Atualmente o CPD da Prefeitura está instalado na Rua Virgílio de Melo Franco, na antiga sede da Prefeitura, em local improvisado. Por outro lado, as ligações de internet que servem ao Palácio dos Ferroviários e repartições adjacentes apresentam baixa qualidade, com inaceitável lentidão. A Administração Municipal espera resolver definitivamente o problema com as novas instalações do PCD da Prefeitura, que prevê internet por fibra óptica, de superior qualidade.
Os órgãos de defesa do patrimônio histórico e artístico não propuseram a restauração do referido prédio, mas o Prefeito Marcos Coelho determinou sua restauração em atenção ao complexo que compõe o entorno do Palácio, onde se situa inclusive o antigo Armazém de Cargas da Goiáz, que está sendo reformado/restaurado ao custo de mais de um milhão de reais, sendo recomendável, segundo o Prefeito Marcos Coelho, a preservação de todo o complexo.
Transcrito do Correio de Araguari, edição de 10/11/2011 (clique aqui para ler).

Pitaco do Blog
Eu juro que não estou lendo isso e vendo essa foto. Será que é viável adaptar um ímóvel de valor histórico para usá-lo como Centro de Processamento de Dados? As inúmeras restrições que esses imóveis sofrem não inviabilizariam o seu uso para essa finalidade? Construir um centro administrativo, reunindo todos os órgãos públicos num só lugar, não seria mais econômico do que continuar pagando aluguéis e reformando imóveis sem nenhum planejamento e estudo prévio?

9 comentários:

Anônimo disse...

mais uma reforminha é bão pra ganhar um por fora

Anônimo disse...

Sou empresario e profissional do ramo de TI, e de cara já aviso.
Não adianta ter uma conexão de fibra optica no CPD com "trocentos" megabits por segundo de banda disponivel e continuar contratando "zentos" velox, e cabo de empresas privadas nas secretarias.

Um CPD de médio porte como merece a prefeitura vai gastar um dinheirão, então o recomendavel é que gastem um pouco mais para fazer a centralização dos serviços e interligação de qualidade entre os prédios e departamentos, pois isso significa uma grande economia a longo prazo. Se simplesmente fizerem um CPD de primeiro mundo mas mantiverem suas linhas de backhaul dignas do lixo, será mais uma vez uma grande quantidade de dinheiro jogada fora.
E outra coisa importante, é treinar e disciplinar bem os responsaveis pelo CPD e principalmente os ligados diretamente ao POP Optico, pois se for para os funcionarios da prefeitura e do proprio CPD continuarem baixando pirataria o dia inteiro e enviando gracinhas por email, não há conexão de internet que chegue (pode ser da largura que quiserem).
E só para deixar claro o tamanho do rombo com porcarias online, uma conexão de fibra optica em Araguari no melhor dos casos gira em torno dos 1200 reais por MBPS (mega bit por segundo) com a CTBC e 2700 por MBPS com a Oi. Eu estimaria (chute) para o palacio e adjacencias, uma conexão de pelo menos uns 20mbps, então façam as contas...

Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.

Anônimo disse...

Riberto,

será que já fizeram CONTROL+C e CONTROL+V nessa sua aulinha???

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Aristeu disse...

Que legal! Parece que estão informatizando um homem da caverna. Gostei.

Anônimo disse...

kkkkkkkk aquilo ali nao cabe reforma, ta caindo aos pedaços. Vão ter que derrubar nochao e fazer um novo predio.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG,12 de novembro de 2011.

Prezado Riberto,

E baseados na saga daquele Software Terceirizado, e seu respectivo custo aos cofres da Prefeitura, o novo Hardware e respectivas instalações físicas provavelmente ultrapassarão as raias do Bilhão...

De Euros!

Exagerei ?! Então retiro alguns centavos...

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

Falar em CPD,akilo é uma mina de dinheiro que é desviado constantemente. Lembram do Romeu que era diretor? Depois veio o Leandro e agora acho que é o Humberto. Todos grandes raposas espertas em fazer maracutaias. os dois primeiros saíram por irregularidades. E duvido que não haja muitos desvios nesse setor da prefeitura! INVESTIGUEM! E PUNAM OS CORRUPTOS!

Rodolfo Paranhos disse...

A construção de CPD de médio porte em Araguari está distante de acontecer. Como citou o Riberto, o CPD deveria ser uma central de serviços que distribui dados e informações entre o restante dos prédios e secretarias. Invés de contratar um ponto de banda larga pra cada "prédio" como é feito atualmente, contratasse um link único com velocidade de até 100 Megabits (20 mbps) acho pouco pra uma estrutura de médio porte que atenda a todas as secretaria, haja vista, a grande necessidade de criar e implementar um software eficaz de gerenciamento e consolidação de dados entre as secretarias e o CPD. Só na secretaria de saúde, na época que trabalhei, possuia de 25 a 30 micros e a grande maioria operava algum sistema de informação do Ministério da Saúde via web. Na época, cheguei a implementar um firewall configurado em plataforma linux para controlar acessos indevidos à web, mas fui obrigado a retirar por falta de um roteador dedicado que conseguisse manter o servidor conectado o tempo todo sem que houvesse queda. Esta é mais uma ferramenta poderosa que deveriam implementar. Tem como função policiar o acesso e as atividades na internet, onde cada micro é permitido entrar apenas em sites liberados pelo administrador da rede. Quanto à estrutura de interligação dos "pontos" da prefeitura que hoje ainda são via rádio, a melhor solução é também a citada pelo Riberto. Apesar do preço, seria extremamente necessário adquirir uma estrutura de fibra óptica fazendo a comunicação das LAN´s com o CPD e vice-versa.

Anônimo disse...

Po caras, Udi já tem todo o secretariado, Araguari fica essa coisa de especulação... Uma cidade bem menor como é Araguari em relação a Udi, não poderia anunciar antes dela o seu secretariado? Mesmo que seja pra acabar com este disse me disse chato que tá existindo...