segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Caos na saúde pública

Reportagem da Folha de S. Paulo de ontem informa que, de acordo com relatório do Tribunal de Contas da União, os pacientes do SUS, diagnosticados com câncer, têm que esperar, em média, 70 dias para começar o tratamento por quimioterapia.  Para fazer radioterapia, a situação é ainda pior: a espera média passa de 100 dias. Se o quadro já é ruim no país todo, imaginem a situação em Araguari, onde o mamógrafo público está parado há mais de um ano? Essa dificuldade para realizar o exame, aliada à demora no início do tratamento, irá reduzir as chances de cura de muitas mulheres araguarinas. É ou não é um crime?

13 comentários:

garliene arts disse...

CEM DIAS PODEM SIGNIFICAR UMA DRAMÁTICA REDUÇÃO DAS CHANCES DE CURA DE UM PACIENTE COM CÂNCER.... ESTE É O VERDADEIRO, INJUSTO, CARRASCO, DESUMANO E CATASTRÓFICO BRASIL , na area da SAÚDE.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1006032-paciente-do-sus-espera-mais-de-cem-dias-por-radioterapia.shtml


Agora quanto a esta saúde de nossa cidade, veja ja se gastam tanto com laranjadasss , todo mundo toma e ainda acha saborosoooo e não podem consertar um mamografooo?? VALE ME DEUS ....CRIME com certeza =(

Aristeu disse...

O único SUS que confio chama-se jeSUS.

Rodolfo Paranhos disse...

Tá certo que o câncer tem caráter mais urgente, mas não para por aí... a fila de espera para realização de outros procedimentos pelo SUS também é gigantesca.

Minha mãe quando operou de catarata um dos olhos pelo SUS, já estava na fila a mais ou menos dois anos.
O outro olho optou por operar pelo convênio particular, pois não sabíamos quando conseguiria autorização, e como a sua visão já estava sendo prejudicada não poderia mais esperar.

Imaginem quantas pessoas que ainda estão na fila e perderam ou tiveram a visão prejudicada.

Não foi o caso de minha mãe, mas, ainda bem que cegueira não mata.

Rodolfo Paranhos.

Edilvo Mota disse...

E onde foi parar o blá-bla-bla da pré campanha e da campanha de 2008?

Alguns barões da saúde privada pressionaram Marlos Fernandes, insinuando que minha presença do PPS seria o motivo de não apoiarem sua candidatura (uma honra que eu não merecia); que "a saúde de Araguari não pode ficar como está!", etc, etc. De fato, além de não apoiarem sua campanha a prefeito, ainda espezinharam a minha a vereador (primeira e última experiência nisso).

E bandearam pro lado do PMDB/PT (um direito seu) com o discurso oportunista de "mudar a Saúde de Araguari".

Nos palanques, prometeram "saúde de primeiro mundo" (seja lá o que fosse isso, na visão míope de quem não entende bulhufas de interesse público).

Depois da eleição, cartas publicadas em jornais, pressão pelo monopólio da saúde pública, visando garantir privilégios e reservas de mercado. Briga de foice pelo cargo de secretário da saúde, barganhado nas "composições" pré eleitorais e requisitado com juras de amor à saúde do povo de Araguari.

Eis o quadro atual. A bravata foi produtiva em votos, mas inócua em ações. E deprimente na absoluta falta de sintonia e compostura.

Em 2012, novos discursos virão, novas promessas surgirão, novas bravatas brotarão. E, certamente, novas "composições" com farta distribuição de cargos, fatiarão a Saúde Pública como bolo de aniversário.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Iconoclasta disse...

Muito correto a fala do Edilvo.
O "Novo Modelo" em troca de apoio político da classe médica barganharam a secretaria de saúde com a Associação Médica Araguarina(AMA).
Mas grupos da coligação que elegeram Marcão/Jubão não queriam aceitar que essa instituição indicasse o secretário de saúde.
A 1ª crise estava instalada. Mas a associação médica pressionava, queria valer-se da promessa, a saída encontrada pelo governo municipal foi de acenar para o desmembramento de secretarias ou da possibilidade de criar outras novas para acalmar os ânimos de grupos políticos que formavam a sua própria base.
Pouco depois de um ano, o secretário escolhido pela associação médica deixa o cargo, no seu lugar entra uma pessoa sem expressividade política e sem experiência e conhecimento especifico no setor. Os resultados foram desastrosos, vai desde a perseguição à funcionarios, ao sumiço do mamógrafo com cobertura até em rede nacional, vexames e frustrações para colocar o hospital em funcionamento ou parcialmente, passa pela pressão de ver os riscos do PSF sendo descredenciado ao bloquear recursos, CLI que apontava irregularidades no TFD e etc.

Anônimo disse...

E vcs acham que com essa nova secretária vai ser diferente. qUEM cordenou a antiga secretária foi a atual, então nada vai mudar. Perseguição, desvio de verbas,má administração....
Dai as pessoas que eu considerava os bons no governo, estão se demitindo e o prefeito vai só colocando lixo no lugar.
saúde emm Araguari pede socorro e competência. Só o prefeito não percebeu isso!!

Anônimo disse...

então joga essa bagunça toa na conta da NICINHA vereadora com cara de santinha e voz mansinha que manda no prefeito, quem colocou Iara e Iolanda pra fazer cagada na saúde foi a NICINHA, a malvadinha com cara de boazinha

Anônimo disse...

Anônimo disse...
eu sou moradora do bairro do bosque sempre preciso de transporte para transporta minha mãe até ao hospital da ufu para tratamento, sempre não consigo, engraçado sempre tem uma perua parada na porta da residência de um funcionário na rua inhambus sempre lotada de funcionários da secretária de saude é de manhã e a tarde e na hora do almoço a perua fica na esquina da residênçia, agora funcionários usa transporte publicos para serviços particulares e nos usuários não temos transporte para transportar nossos doentes. vou denunciar isso ao ministério publico.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
a sobrinha do vereador tiboca continua não cumprindo horário na sec de saude, desta vez depois de várias reclamações de funcionários ela chega na secretária as 18 horas acende a luz da sala vai embora e retorna as 23 horas para passar o cartão, a energia subiu olha o prejuiso que ela esta dando ao municipio, cria vergonha é esse exemplo que vc da para seu tio?

Anônimo disse...

exemplo pro tio? esse é o maior sangue suga de Araguari o Tiboca é o maior malandro da cidade fica de bem com tudo que é governo e a empreiteira dele no nome do sobrinho Dezinho faturando

Anônimo disse...

Anônimo do dia 15 as 23:41, por favor, de nome aos bois! quem é o funciunário que usa a perua pra coisas particulares?

Anônimo disse...

O funcionario que usa a perua paras coisas particulares nao dirige mais, agora tem motorista que dirige pra ele.

Anônimo disse...

é motorista q tem motorista??? fala aí o nome do safado. temos que dar nome aos bois sempreee