segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Araguari: desenvolvimento menor que o de cidades vizinhas

O Índice FIRJAN* de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. É  apurado, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, a FIRJAN afirma ser possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
A propósito, fiz uma comparação do IFDM de Araguari (0.7843) com o de algumas cidades da região. O resultado demonstra aquilo que muitos já perceberam. Cidades como Uberlândia (0,8597), Catalão (0.8029) e Patos de Minas (0.8071) estão à frente de Araguari nos quesitos atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e  inserção no mercado formal de trabalho.
Tendo em vista, sobretudo, a proximidade com as vizinhas Uberlândia e Catalão, convém que Araguari crie e implemente políticas públicas de longo prazo destinadas não somente a aumentar o seu índice de desenvolvimento, mas também a aproveitar as oportunidades decorrentes do inegável crescimento desses municípios. Em outras palavras, ser vizinho de uma grande cidade não é um mal em si mesmo. Depende de como se reage diante desse fato. Problemas e oportunidades surgem em igual medida. Basta fazer a escolha certa, administrando a cidade com seriedade e um mínimo de planejamento.
Você pode conferir a pesquisa completa clicando aqui.
* Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

5 comentários:

Aristeu disse...

Estou surpreso: Ainda houve crescimento?

garliene arts disse...

Como assim?? CRESCEU?? Até parece quebra MOLA, quando você olha >>>Hummm JA PASSOU rsrsrs >>>SURPRESA TOTAL =))

Anônimo disse...

E politico araguarino que ler este post dirá:
Longo prazo pra que? As eleições já são ano que vem, e não lembro nem o que comi ontem no jantar.

Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.

Anônimo disse...

POIS É!!! OS POLÍTICOS MALAS DE ARAGUARI DEVERIAM DAR MAIS VALOR EM ARAGUARI, POR ELA SER A 3º MAIOR CIDADE DO TRIANGULO. MAS ELES NAO ESTAO NEM AÍ, É POR ISSO QUE NAO DÁ DESENVOLVIMENTO! PORQUE QUE A 1º E A 2º ESTAO SEMPRE DESENVOLVENDO? É PORQUE OS POLITICOS FALAM E ACONTECE, E AQUÍ SÓ FICA NO PAPEL. DEPOIS QUE ELES OLHAREM MAIS PARA A CIDADE AÍ SIM, PODEMOS IR PARA FRENTE E NAO FICAR PARADOS NO TEMPO.

leonardo disse...

Além de atrasada o 3º B se tornou uma cidade suja(buracos da SAE sujando a maioria das ruas da cidade) e sem nenhum planejamento urbanístico (av. sem árvores, sem jardins)... Pessoal faça como a classe média, venham morar em Uberlândia (cidade modelo!)