sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bom feriado?

Após entrevista ao programa Manhã Vitoriosa, o Subprocurador do Município Dr. Dejair Flávio de Lima despediu-se desejando um ótimo feriado a todos. Muitos talvez não tenham entendido (que feriado?), mas como já foi comentado aqui, a Prefeitura transferiu o feriado de hoje (Dia do Funcionário Público) para segunda-feira e deu folga para os seus empregados, também, na terça-feira. Com isso, o serviço público só volta a funcionar na quinta-feira, após o Finados.
O mais interessante e triste é que no mesmo programa tivemos informações de que alguns cidadãos não vão ter nem um bom feriado prolongado nem um fim-de-semana tranquilo. Vejam.
Primeiro. Após reclamações de alguns adquirentes de imóveis no Portal de Fátima, cuja entrega está prevista para hoje, a Superintendência de Água e Esgoto informou que somente efetuará as ligações de água nessas casas a partir do dia 3 de novembro. É mais uma demonstração de incompetência do Novo Modelo de Administração. Afinal, a entrega das casas virou uma novela e, agora, perto do último capítulo, os moradores ainda terão que aguardar mais uma semana para terem a água ligada nos seus imóveis. Tudo por causa de um burocracia idiota e falta de sincronia em os órgãos do governo.
Segundo. Há uma cidadã internada na Santa Casa de Misericórdia com problemas renais necessitando de uma cirurgia de urgência. Aparentemente, o procedimento não é de alta complexidade, mas a paciente e os familiares não receberam a devida atenção do Município. Diante da informação de que a cirurgia não poderia ser realizada em Araguari e de que não havia vagas para realização em Uberlândia, a família da paciente procurou a Polícia Militar e a emissora de rádio. Apesar da aparente mudança de comportamento da Santa Casa, que passou a tratar melhor a paciente, até agora o problema não foi resolvido.
Pois bem, diante desses fatos, queria ver se o doutor Dejair e outros novomodelistas teriam a coragem de olhar nos olhos desses cidadãos sofridos e de lhes desejarem um ótimo feriado. Seria muita "cara-de-pau"...

30 comentários:

garliene arts disse...

Gente chega de ilusão , sabemos que por grana se faz tudo e isto aqui não é diferente....>>Agora o cidadão é que não pode ficar sem serviços nescessários neste periodo!!! De quem é a culpa??

Anônimo disse...

Lei nº 8.080 de 19 de Setembro de 1990.
(LEI ORGÂNICA DA SAÚDE)

Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Disposição Preliminar

Art. 1º - Esta Lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

TÍTULO I
Das Disposições Gerais
Art. 2º - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2º - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Art. 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde
da população expressam a organização social e econômica do País.

Parágrafo Único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

CAPÍTULO I - Dos Objetivos e Atribuições
Art. 5º - Dos objetivos do Sistema Único de Saúde-SUS :

I - ...;

II - ...;

III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

CAPÍTULO II - Dos Princípios e Diretrizes

Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde - SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

II - integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e sua utilização pelo usuário;

VII ...;
VIII ...;
IX ...;
X ...;
XI ...;
XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

SERÁ QUE ALGUM(A) ADVOGADO(A) TOPARIA PATROCINAR A CAUSA DESTA PACIENTE ?

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Anônimo disse...

Pior foi a justificativa da atual secretária de saúde ao dizer que esse problema não é dela.

XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência

Aristeu disse...

Ele desejar bom final de semana não quer dizer que ele terá ou outros novomodelistas (gostei desta palavra).

Anônimo disse...

bom feriado sim pq nao.
cada um faz que podi.
tudo vcs reclama.


rumo a reileição
juliano
vote 15

Anônimo disse...

se nem o Procurador acha nada pra que é que serve mesmo um SUB procurador?

Anônimo disse...

Que mania essa do povo néh? Reclama de tudo. Que mania do povo de querer atendimento médico logo num bom feriadão dos malandros

Anônimo disse...

Jornal GAZETA DO TRIÂNGULO sábado, Márcio Marques coluna EM RESUMO

SOCORRO
Araguari pára na próxima semana!!! Com a mudança da comemoração do Dia do Funcionário Público em nossa cidade de 28 para 31 de outubro, esta amada terra (e diga-se preguiçosa em partes) adormece por três dias na semana que vem. Além de não poder resolver suas pendengas financeiras com a prefeitura, o pobre TRABALHADOR araguarino não conseguirá realizar nenhum tipo de serviço de saúde, como consultas, aplicações de vacinas, entre outros, e também esses humildes contribuintes não terão creches para deixar seus filhos, pois todas estarão fechadas nessa farra do feriado prolongado. Um verdadeiro absurdo, pois tenho certeza que os poderosos mandatários que revogaram o Decreto Lei nº 152/11, com toda certeza não precisam desse serviço básico de saúde e seus filhos ou netos não permanecem em uma creche para que possam trabalhar e sustentar sua família. Que me desculpem os comandantes da cidade, mas esse decreto foi um verdadeiro “TIRO NO PÉ”...

INDIGNAÇÃO
Fico mais indignado ainda com um desses funcionários (não concursado), dizendo que essa mudança é benéfica para a cidade. Alguém pode me responder por quê? Qual o embasamento para parafrasear tamanha besteira? Será que cerca de 2500 funcionários públicos são mais importantes do que em torno de 115.000 habitantes?

Anônimo disse...

Márcio, essa turma do palácio tá se lixando pra você e pra população de araguari

Anônimo disse...

que jeito o palacio esta ligado para marcos do gazeta.
pergunta ele quanto que ganha jornal que ele trabalha do governo.
djair tem que falar na mitirosa mesmo pergunta tmb quando rola la tmb.
olha os gastos da prefeitura com impressa em araguari depois vcs falam.
uma cidade onde MP, nao faz nada contra ou para cobrar isso tudo.
jornal correio de argauri e do bosterio que ganha uma nota da prefeitura alis ja vi disser que tiba tmb e dono do mesmo sera.


com tudo digo o juliano se for tiba ou nao que se dane sou funcionario publico so tenho 7 serie nao sei escrever direito mais da pra enteder.

diga nao a reileição
nunca mais 15

15fundeu araguari.

tião barbosa.
descupa pelo erros

funcionaria concursada e consciênte disse...

Realmente acho exagerado todos estes dias com a prefeitura parada, isso não pega bem pra ninguém, cmo podem querer ser respeitados pela população.

Anônimo disse...

todo mundo no rancho tomando cachaça e rindo da cara dos otários dos eleitores

ah já tá decidido: ano que vem a dupla do governo pra eleição

EUNICE MENDES pra prefeita e JUBÃO de novo pra vice ô empreguinho mole ein Jubão???

vai lá vota no 15 de novo e acaba de afundá a cidade

Anônimo disse...

NAO GENTE, POR FAVOR! ESSA TURMA DA PREFEITURA JÁ NAO TRABALHA, E AINDA AUMENTANDO MAIS DIAS PARA FICAREM DE FOLGA? O MELHOR LUGAR PARA SE TRABALHAR É NA PREFEITURA! E PRINCIPALMENTE NA DE ARAGUARI!!! O POVO QUE GOSTA DE IMENDAR FERIADO!!!...

Anônimo disse...

Mas quem "IMENDA" feriado é a prefeitura, vai lá reclamar com a admnistração. Qual a culpa do funcionário nisso? Deixa de ser burro!

Iconoclasta disse...

O Miguel de Oliveira escreveu um artigo no jornal Gazeta do Triângulo abordando sobre a convenção do PPS em Araguari. Na matéria o agora colunista fala sobre a possibilidade do vice do Marcos Coelho sair do PPS, podendo ser o Marlos ou o Odon.
Engraçado que no Facebook o Odon ao comentar a matéria disse que sua escolha pelo PPS é para trabalhar "UMA NOVA CULTURA POLITICA PARA ARAGUARI"

Como é possivel trabalhar uma NOVA POLÍTICA para Araguari aceitando ser vice -ainda por cima vice - da atual administração? Quanta contradição!

Matéria do Gazeta sobre a convenção do PPS
http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=17420%3Afofoca-politica-i-a-convencao-do-pps&catid=14%3Apolitica&Itemid=160#.Tq_c_iyE_hg.facebook

Anônimo disse...

o que interessa é chegar ao poder, o resto é pura bobagem

Anônimo disse...

Esse pessoal está reclamando porque não ganharam o feriado prolongado também, se fosse com eles então estariam todos caladinhos aproveitando e pouco se importando com o trabalho ou com os eleitores, bando de hipócritas!

Anônimo disse...

Cristina Griep Kd A UFU? O ano tá acabando, não vai dar nenhuma desculpa?
Não conseguiram a UFU, não conseguiram a UPA. Não conseguiram resolver o problema do hospital. Vão passar um batonzinho nas nossas avenues pra enganar a poulação. Não melhoraram o plano de carreira do servidor, não melhoraram suas condições de trabalho. Não fizeram nada Cristina.

Anônimo disse...

Ah fizeram sim. Emendaram o feriado. Amanhã todo mundo de preguicinha de ressaca do feriadao ai sexta é véspera de fim de semana, ai começa a trabalha de novo só segunda feira

É BOM FERIADO né "dr" Dijair?

Colenghi disse...

De que adianta feriado no fim de mês se o prefeito não fez pagamento para os funcionários?

Edilvo Mota disse...

No jornal GAZETA DO TRIÂNGULO:

http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=26&Itemid=289

"FERIADO
O dia 2 chegou e com ele o feriado. Voltamos na quinta-feira para continuar a luta nossa de cada dia, trabalhar e tentar fazer de nossa cidade um local melhor para se viver. Apenas para lembrar, no próximo dia 15 tem novo feriado, na terça-feira. Será que teremos novo feriado prolongado decretado pela administração municipal? Espero uma melhor atitude e maior respeito com o povo araguarino, e que a população não seja mais prejudicada."

Reclamações contra o artigo? Por favor, dirijam-nas ao Marcio Marques, editor da coluna EM RESUMO...

Anônimo disse...

Toda vida prefeitura teve isso de emendar feriado, agora as pessoas ficam dando um de que esta estranhando,é a unica vantagem que funcionario publico tem sao essas emendas, pq fora isso nao ha ventagem alguma.

Colenghi disse...

Anônimo 6 de novembro de 2011 13:14
Acho uma alienação considerar emenda de feriados como vantagens. Vantagens do servidor não devem ser de cunho paliativo, mas sim conquistas efetivas e de caráter duradouro.
Servidor deve parar de imediatismos e pensar um pouco mais à frente. Um feriado destes é apenas um cala boca para trouxas.

Edilvo Mota disse...

É fato que há tempos a Prefeitura emenda feriado.

Quando fazia parte da equipe de governo (que também emendava feriados) manifestei diversas vezes minha opinião contrária, em reuniões do secretariado com o prefeito.

E pra manter a coerência entre o discurso e a prática, sempre trabalhei nos dias "enforcados". Ia à secretaria despachar, responder requerimentos da Câmara, assinar notas de empenho, requisições, preparar ofícios (em mesmo redigi os mais de 3.000 ofícios da SMS em 39 meses). E ainda visitava as emissoras de rádio, para prestar esclarecimentos à imprensa e à população sobre as questões da saúde municipal.

Sempre achei e continuo achando emendar feriado uma excrecência e um desrespeito ao contribuinte.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Edilvo Mota disse...

ERRATA: Excrescência

Desculpem o erro de digitação

Anônimo disse...

Acho uma HIPOCRISIA vocês que esculhambam com os funcionários, dizem que não prestam que o serviço publico é uma M.!!!!!! Agora vem dizer que vão ficar sem atendimento? Ora se o servidor publico é uma m. deviam dar graças, pois, os casos emergênciais são atendidos no pronto socorro!Não entendo mesmo! Outra coisa não é o funcionário que determina facultativo é o prefeito, vem com carimbo e assinatura dele, estou torcendo para que dia 15 emende, pois, estou trabalhando muito fazendo serviço de dois ou até três funcionário publico, pois, não teve concurso e estou "cheia" (aborrecida)com os bandos de estagiários que o prefeito colocou e eu ainda tenho de ser responsavel por qualquer m. que eles fizerem e ainda o vale fome não sai! Continuam querendo ser funcionário publico mesmo assim? É fácil faça concurso, a inscrição é aberta a todos! Boa sorte! e que DEUS abençoe todos os funcionários publicos de Araguari pois eles merecem e precisam de proteção divina diante de pessoas como os gestores, prefeito e alguns usuários. AMÉM!!!!!!!!

Anônimo disse...

Caro Colenghi, concordo com vc quando diz: "Vantagens do servidor não devem ser de cunho paliativo, mas sim conquistas efetivas e de caráter duradouro".Mas quando se trata da gestao de Araguari, vc sabe melhor que qualquer um que isso nao existe, Conquistas efetivas e de carater duradouro só nas promessas do seu amigo Tiaozinho.
o resto é Utopia...

Anônimo disse...

Tiaozinho do sindicato , o que vc tem a falar sobre o pagamento do vale fome??? tanto os atrasados como os outros?

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conversar com o vereador Tiãozinho, e ele me fez os seguintes esclarecimentos sobre o vale-alimentação:
No próximo dia 21 a justiça vai dar uma decisão quanto à questão do vale-alimentação.
Existe uma expectativa positiva para que o servidor começe a receber o vale-alimentação, uma vez que a justiça já tinha deferido à favor de alguns servidores que ingressaram na justiça pleiteando pelo direito.
Como esses servidores tiveram sucesso na causa, motivou os outros a ingressarem também, como a demanda foi enorme, a justiça então intimou a prefeitura, e a decisão ficou para o próximo dia 21. O vereador Tiãozinho estará presente na justiça do trabalho representando todo o funcionalismo nessa questão.

funcionario publico municipal disse...

Me desculpem, mais povo que não é funcionario publico municipal são um pela saco. A farmacia municipal funcionou no feriado e estava as moscas. Nos posto de saude não tinha medicos a não ser os medicos contratados e ninguem falou nada. Acho que é despeito de não ser funcionario publico concursado.