sábado, 10 de setembro de 2011

Patrimônio histórico

Abre aspas para Márcio Marques, Em Resumo, Gazeta do Triângulo, 10/09:
PATRIMÔNIO

Infelizmente, a cada dia que passa inúmeros imóveis no centro da cidade, que poderiam ser tombados pelo patrimônio histórico, estão sendo abandonados e até mesmo demolidos. O descaso com a história da cidade é muito grande, prova disso é um imóvel que fica na praça da Matriz e está caindo aos pedaços. Com isso, a modernidade tem engolido nossa história e será muito triste ver nossos filhos sem conhecer a fundo o passado de nossa amada terra.
Pitaco do blog
Brasília foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. O urbanista Lúcio Costa, um dos responsáveis pela construção da nova capital, afirmava que, para preservá-la, era preciso primeiro conhecê-la. Esse ensinamento vale para todas as cidades. Por isso, é bom ver jornalistas e formadores de opinião araguarinos abordando a importante questão da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

E a culpa é do fotógrafo, né?!

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Anônimo disse...

Como não possuo conhecimento técnico sobre o assunto, gostaria de perguntar a vocês:

- O que poderia ser feito?

Pelo que pesquisei, o poder público tem a função de impedir que um bem tombado seja destruído, e aplicar legislações que ajudem a preservar não é mesmo?

Além do dever preservar e impedir a destruição do bem tombado o poder público tem algum outro dever?

Ex.: Executar algum tipo de manutenção ou restauração nesses bens?

Rodolfo Paranhos.

Aristeu disse...

O mais interessado não seria a Igreja? Ou é só vem a nós?

garliene arts disse...

UP >>>> A culpa é do FOTOGRAFO né??

Anônimo disse...

Realmente a preservação dos bens culturais não esta bem em Araguari , ou em qualquer outro lugar que tenha o porte de nossa cidade, cidades de pequeno e médio porte mal tem recursos pra sobreviver , e só pra constar Araguari foi classificada em 1º lugar no ICMS Cultural , do Triangulo Mineiro, recebendo ate moção de aplausos de cidades vizinhas, Parabéns FAEC e equipe do Patrimônio Histórico!