quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sinais de corrupção

"OS FRAUDADORES, EM GERAL, são afetados por problemas com o imposto de renda, pois não têm como justificar a sua variação patrimonial e seu enriquecimento súbito. É importante que a Receita Federal investigue a situação desses indivíduos, porque, uma vez comprovadas as irregularidades, elas servem de prova nos processos político e judicial. Além disso, se a Receita verificar que há impostos devidos, os corruptos ficam sujeitos à acusação de sonegação fiscal, o que representa uma arma adicional contra os mesmos. A Receita tem meios de investigar também remessa de recursos ao exterior, que é um expediente utilizado por corruptos para esconder o dinheiro roubado (www.receita.fazenda.gov.br).".


Fonte: Cartilha "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", publicada pela AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito-SP) e disponível no site daquela entidade (clique aqui para ler ou baixar o arquivo em PDF).

Pitaco do blog
A cartilha da AMARRIBO é uma referência quando se fala em controle social da gestão pública. De leitura fácil, mostra como constatar irregularidades e combater a corrupção na gestão pública dos municípios.
O texto acima, de plano, nos chama a atenção para a necessidade de se verificar casos de enriquecimento rápido de agentes públicos. Como diz o ditado, dinheiro não cai do céu. Dificilmente, alguém se enriquece licitamente no serviço público, ainda mais em curto espaço de tempo. Só o ex-deputado federal João Alves teve a sorte de "ganhar" várias vezes na loteria...
Outro ponto interessante está na afirmação de que os corruptos acabam tendo problemas com o "Leão" (Imposto de Renda). De fato, mesmo se valendo de "laranjas", o fraudador acaba tendo movimentação financeira incompatível com os salários recebidos. É aí que a casa pode cair e o novo rico pode ser enquadrado no crime de sonegação fiscal.
Toda atenção é pouca quando se trata de fiscalizar os gastos públicos. Agentes públicos corruptos, na minha opinião, são mais nocivos que criminosos comuns. Eles fazem mal à sociedade como um todo. O desvio de recursos públicos não traz somente prejuízos individuais. Costuma causar danos a todos os usuários dos serviços públicos.

3 comentários:

Anônimo disse...

REPASSANDO!!!! MUITO INTERESSANTE ESSA MOÇA SAIR DO PSM, SERÁ SE ISSO FOR VERDADE TEM
"DEDO PODE" MESMO RSRSRRS. A MOÇA EM QUESTÃO TAVA TRABALHANDO DIREITINHO COM DIFICULDADES
MAS TAVA. VAMOS VER O QUE QUE VAI ACONTENCER.

COPIANDO E COLANDO

Parece que o pronto socorro ta pegando fogo de novo, estao dizendo por ai qie a mirian lima diretora foi tirada de la... pelo jeito ela e gente do bem, falam que ela trata todo mundo bem la, e que é competente deve ser por isso, esse povo não gosta de nada que funciona mesmo tabem com uma analfabeta na frente da secretaria de saude so da nisso... quem precisa mandar embora eles nao manda nao neh eeeeee corja aguardando cenas dos proximos capitulos quero ate ver deve ter dedo pode de alguem por ai.

garliene arts disse...

Ja possuo Cartilha "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", Obrigada Marcos por ter me proporcionado uma otima leitura , me doando esta cartilha, através da minha amiga SANDRA , realmente nos mostra como devemos ficar atentos com atos ilicitos dos politicos, mas veja bem tem parceria de empresas privadas na situação facilitando o escoamento do dinheiro público pelo ralo, ou seja simbolizando documentos legais que de legais não são nada e ainda riem da cara da JUSTIÇA , pois é lenta nas ações e dizem , FAÇA e eu finjo que não to vendo , mas quero minha parte. Vixiii so que esquecem que estamos na era digital e click ja foi dado , hahahahaha agora ja ja ta na redeeee . OLHA num fui eu e fiquem caladinhos viu ninguem viu, não falem pra ninguem é segredooo . Hahahahah

Anônimo disse...

Além da cartilha da AMARRIBO, que recebi há anos, sugiro aos demais neófitos que leiam o livro "MANUAL DO PATRIMÔNIO PÚBLICO" de autoria do Promotor de Justiça EPAMINONDAS DA COSTA, que em sua passagem por Araguari nos brindou com eficiência, eficácia, diligência e cortesia ímpares.

Epaminondas da Costa instaurou Inquérito Civil Público para apurar desmandos administrativos da CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUAI, nos meados dos anos 90. Ante os fortíssimos indícios, moveu AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra os indigitados vereadores da época, em especial a presidência e sua assessoria direta, que foram condenados. O processo se encontra em sede de recurso, salvo engano, no STJ.

No dia do lançamento, comprei um exemplar do MANUAL DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, gentilmente autografado pelo autor.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico