sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O poder de desinformar

Ouvir rádio AM em Araguari é uma tarefa difícil. Exige muita cautela. Enquanto uma emissora santifica um vereador, outra derrete-se em elogios ao atual prefeito.
Ocorre, porém, que a parcialidade desses veículos aumentou perigosamente. Dias atrás, a Rádio Onda Viva veiculou informação falsa sobre a morte de uma paciente por falta de atendimento no Pronto Socorro Municipal. Não se checaram as informações nem se ouviram os agentes públicos envolvidos. Na verdade, a pessoa dada como morta havia sido atendida e estava internada na Santa Casa.
Nos últimos dias, na Rádio Vitoriosa, os radialistas Valmir Brasileiro e Lucas Thiago começaram a atacar ferozmente pessoas que ousaram questionar o governo atual.  Nesse episódio, ficou clara a intenção de manchar a reputação daqueles que não rezam pela cartilha do novo modelo de administração. Claro, também aqui não se deu oportunidade de defesa às pessoas.
Esses fatos criam sérias dúvidas sobre a utilidade dessas emissoras. Estariam elas cumprindo sua função social? Desde quando veicular informações falsas ou atacar pessoas sem chance de defesa atende ao interesse público?
Pior que isso, é possível concluir que há algo de muito podre por trás desse tipo ataque. Com certeza, os citados radialistas não atuam por conta própria. Receberam essa missão de algum dos coronéis da política araguarina. Incomodados, esses coronéis costumam delegar esse tipo de serviço sujo a integrantes da imprensa.  Usar um veículo de comunicação social para essa finalidade é simplesmente deprimente.  Um retrocesso democrático. Uma violação ao sagrado direito de informação do cidadão.
Por fim, algumas perguntas inocentes. Quais os benefícios que esses radialistas recebem para agir dessa forma? Como são pagos? Quem paga? Esses senhores têm algum privilégio no relacionamento com o governo atual?

9 comentários:

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 12 de agosto de 2011.

Prezado Marcos,

(...)
Incomodados, esses coronéis costumam delegar esse tipo de serviço sujo a integrantes da imprensa.
(...)

Novo Modelo...

Antes a "Radialistas", do que a "Quebra-milho".

Ufa! Pelo menos, isso.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

garliene arts disse...

Estas pessoas citadas pelo Marcos com certeza são hunss cata resto de tudo que é podre nesta cidade e ainda se acham que estão abafandooo com a noticia mentirosa que destila , eu e minha familia sofremos isto na pele associado a ele tudo é PODRE , ai fca la dizendo que tem um carrinho velho , dorme tranquilo, aff ...>>COMO PODE DORMIR TRANQUILO com que coloca no AR fatos iveridicos , gente so pesquisar hoje num ta dificil não saber a verdade , so entra na REDE as informações estão todas aqui, é lamentável usar um meio de comunicação LINDO como o Rádio pra destilar mentiras , gente APOSENTA ESTE CARA , vou REZAR pra ele , ja que pelo menos isto Deus perdoa ne?? Pq eu ?? Sou humana.

EFGoyaz disse...

Rádios e televisões são concessões públicas muito mal fiscalizadas. Não falo de censura. Estou me referindo à QUALIDADE do serviço que prestam. Essas ligações dos meios de comunicação com pessoas que têm cargos políticos também são bastante anti-éticas. Isso vai mudar um dia, claro. Mas temos que batalhar pra mudar o quanto antes.

Anônimo disse...

Tem emissoras que é impossivel ficar escutando. Na Asquerosa depois do almoço, então.... nem se fale.
Estes srs: Walmir e Lucas, são de dar nojo.
Acho que a direção da radio deveria usar melhor seu espaço, é uma encheção de linguiça só.

Anônimo disse...

O Lucas ganhou uma tv de LCD do prefeito.

Paulo C. disse...

eu não ouço rádio nem AM ou FM, nunca!!!!!!

Anônimo disse...

É SO VOCES OBSERVAR QUEM PUXA O SACO DO SALGADO DONO DA RÁDIO. SÃO ESES QUE DETERMINAM O QUE TEM QUE SER DITO NA RÁDIO
PRESTA ATENÇAÕ

Iconoclasta disse...

Valmir Brasileiro e Lucas Tiago de repórter é deprimente! Pessoas com o minimo de massa cefálica certamente repudiaria tal programa. Que lixo aquilo!

Anônimo disse...

Valmir Brasileiro é sócio do Adriano do Diário na firma que pegou boquinha na prefeitura, os dois usa laranja pra ganhar, que nem o Tiboca com a firma do sobrinho.