terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais dinheiro no ralo?

Meio milhão de reais foram para o ralo em programa de informatica que não funciona



Dinheiro do povo indo pelo ralo. A Prefeitura de Araguari contratou um programa de informática com uma empresa da região, da qual é sócio o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquió. O valor da contratação é de aproximadamente 2 milhões de reais. Os pagamentos são feitos mensalmente em valores superiores a 30 mil reais. Até aqui tudo bem, apesar do valor altíssimo para um sistema de software.
No entanto, o referido programa não funciona. Os próprios servidores do setor de computação da Prefeitura afirmam isso. A procuradoria do município, segundo informações vindas do interior do Palácio, já pediu o fim do contrato com a empresa. Contudo, alguns setores dentro da Administração insistem em manter o programa e o contrato, não se sabe os motivos.
Segundo levantamentos da própria prefeitura, já teriam sido pagos cerca de 500 mil reais para a referida empresa, sem que o programa funcionasse a contento.
A licitação para a referida contratação, homologada no inicio de 2010 foi cercada de mistério, visto que conforme denúncias da imprensa (Jornal Acontece edição 63) em março de 2010, onde o edital de licitação não fora encontrada no site da Prefeitura e apenas duas empresas foram habilitadas.

Transcrito do blog do Wilson Prado, cuja leitura é obrigatória por neófitos revoltados com a corrupção.

Pitaco do blog
Os contratos de tecnologia da informação são, ao lado dos contratos de obras e de publicidade, as maiores fontes de corrupção no país. Assunto extremamente técnico, permite a pratica de falcatruas somente descobertas por especialistas em TI. Tanto isso é verdade que os Tribunais de Contas vêm criando setores especializados em contratos desse tipo. Aqui, em Brasília mesmo, a maioria dos desvios no Mensalão do DEM (operação Caixa de Pandora), que culminou com o afastamento do governar José Roberto Arruda, ocorreram nessa área.
Pois bem, em Araguari, temos esse estranho contrato. Desde o início, o negócio foi questionado. O jornal Acontece fez uma reportagem sobre o assunto. Também tratamos do tema aqui em março de 2010 (clique aqui para ler).
Apesar disso, o contrato prosseguiu. A contratada Embragec, diversas vezes, figurou entre os 30 maiores recebedores do município (clique aqui e leia outro post sobre o assunto). Nenhum órgão de controle se interessou em investigar a licitação e a execução do contrato.
Agora, é difícil correr atrás. Não é fácil investigar se foi confeccionado este ou aquele programa. Se houve pagamento por serviços já realizados. Se foram efetivamente prestadas determinadas horas de serviço. E por aí vai.
De qualquer forma, vamos tentar juntar os pedaços de informação e levar o caso ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG). Aliás, qualquer que tiver ciência de irregularidades  pode denunciar os fatos àquele órgão, garantido o sigilo do nome do denunciante.

23 comentários:

Anônimo disse...

governo honesto, iluminado

a conta de luz ficou cara pro povo, a de informática também

Iconoclasta disse...

Qual é o valor mesmo?! Dois milhões de reais?
Vc quer dizer que o "Novo Modelo" está investindo é na bolsa da Microsoft né?
Pior ainda, dois milhões num programa que apresenta problema. Então agora temos uma das justificativas do porque o servidor público não recebe aumento de salário:

(...) Pau no servidor (...)

Chama o Janis para dar o comando Drops! Vamos começar tudo de novo. Mas no próximo ano.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 2 de agosto de 2011.

Prezado Marcos,

(...)
O valor da contratação é de aproximadamente 2 milhões de reais. Os pagamentos são feitos mensalmente em valores superiores a 30 mil reais. Até aqui tudo bem, apesar do valor altíssimo para um sistema de software.
(...)

Ainda bem que o Chefe do Executivo é um pão-duro !!!

Fonte do escorpião no bolso:
http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=4453&Itemid=32

PÃO-DURO !!! MÃO-DE-VACA !!!

Já pensou se fosse um MÃO ABERTA ?!

Queridos Contabilistas, qual será o lançamento em contrapartida nesta operação entre Gestores ?!

Hein?! Qual Conta Contábil ?!

( CUTUCANDO aqui no meu teclado... Será que com R$30.000 por mês, o Garoto de Programa aqui - aí - seria um bom partido ?! ).

Não. Obrigado. Melhor aqui. INTEIRO.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

garliene arts disse...

Iconoclasta e me chama pra CAPITÃ NASCIMENTO >>>> Começaremos com muita HONRA.=))

Anônimo disse...

Assim, não vale. O Janis tá antecipando meus posts. Já falou até do prefeito pão-duro...
Marcos

Anônimo disse...

É desse jeito, uma farra com o dinheiro publico. Enquanto isso no Reino falta, segurança, saúde, educação, saneamento básico,enfim dimdim, por aqui é só pra comprar mordomias pra alguns.

Iconoclasta disse...

"Dois cidadãos araguarinos fazem fama na política do Triângulo e Alto Paranaíba por dois de seus atributos pessoais: são reconhecidamente honestos e pão-duros. Um deles é o Prefeito Marcos Coelho, que cumpre seu primeiro mandato, mantendo-se com reputação ilibada, além de absoluto e notório controle dos gastos públicos municipais."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKK
KKKKK

Respira um pouco...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKK

Controle dos gastos municipais

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKK

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 2 de agosto de 2011.

Prezado Dr. Marcos,

Minhas apologias e sinceras desculpas !!!

Tentarei me conter, e ser mais educado agora, cedendo-lhe a vez em comentar sobre... digamos...

http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=4443&Itemid=29

;-)

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Ianis disse...

Ah! Em tempo:

Vai que essa moda de Prestar Contas vinga...

UTOPIA.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Iconoclasta disse...

Justificando a incompetência:

"Os processos de análise de projetos e liberação de verbas são lentos, muito lentos. Em quase todos são exigidas correções e adequações, muitas referentes a pequenos detalhes, decorrentes de deficientes informações dos órgãos governamentais responsáveis por suas aprovações e conseqüentes liberações das respectivas verbas. Muitas prefeituras ressentem-se da pouca colaboração dos técnicos dos Governos Federal e Estadual, que economizam informações e esbanjam rigor na análise de projetos, impondo idas e vindas de projetos, que, não raro, voltam à estaca zero."

http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=4453&Itemid=32

Anônimo disse...

Marcão e Astério eram vereadores condenados por uso ilegal de dinheiro, condenados a devolver ainda nao pagaram, agora sócios de jornalzim Correio de Araguari

minha vó falava que um gambá cheira o outro

o Marcão fala na radio dele que ele é honesto e o Astério confirma no jornal do Marcão KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
dois velhacos

HONESTO, ILUMINADO, sei

Anônimo disse...

Será que ninguém pode denunciar isso no Tribunal de Contas do Estado???

Anônimo disse...

Araguari é uma terra em se plantando, tudo dá.
Graças ao nosso prefeito humilde, modesto, mão-de-vaca e controlador de gastos.

HA HA HA

Anônimo disse...

Este programa de informática deveria ser mais eficaz, ágil, seguro e principalmente, funcional à demonstração de tudo que implique no uso e movimento do dinheiro público.

Este programa, curiosamente, teve resultados contrários. Razão, talvez, de ter havido tantos atropelos e dúvidas acerca do Código Tributário e da cobrança do IPTU.

Este programa, favoreceu alguém e não foi a cidade ou mesmo o departamento de cobrança e fiscalização do município.

Este programa, ou melhor, a SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL deveria passada a limpo por uma CLI.

O secretário da pasta deveria assumir o cargo o mais rápido possível. Do contrário, terá também recebido valores mensais sem correspondente devolução de serviço a cidade.

Anônimo disse...

o Joaquim Militão é um incompetente que ainda nao foi mandado pra rua porque é do PT e é protegido do deputado Gilmar Machado, ora que esse Gilmar machado vem pedir voto aqui precisa lembrar das cagadas do Milietão

mas, se tambem sai o Militão o Marcão poe o Dejair protegido do Joaquim Peixoto, de secretario, troca o ruim pelo pior ainda

Anônimo disse...

gente recebendo dinheiro na prefeitura se trabalhar? tem montao na saúde dr dilson, dr elpenides, dr ronaldo cesar borges, iara, iolanda, na prefeitura aloisio, leonardo borele, natal da agricultura, cuem-cuem, e um monte

Iconoclasta disse...

A Câmara deveria apurar esse contrato mais a fundo.
É inconcebível a prefeitura comprometer recursos dessa natureza sem retorno. O alto investimento aplicado -2 milhões - e a prefeitura perdendo receitas porque o programa não funciona só pode ser amadorismo ou alguém da própria administração está sendo bastante beneficiado com tal contrato. É uma vergonha!

Iconoclasta disse...

O que provoca revolta, é vc saber que quando estão queimando um valor altissímo desses sem nenhuma utilidade, pessoas morrendo na porta do Pronto-Socorro, PSF funcionando precariamente, UB's sem médicos, o mamógrafo parado, medicamentos vencidos, funcionários sem reajuste salarial, bairros esperando por infraestrutura como o tão prometido asfalto nos bairros mais carentes da cidade.
É revoltante!

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 3 de agosto de 2011.

Prezado Iconoclasta,

ACALME-SE !!!

Afinal, o grande beneficiado é Gestor da Terra da Mãe de DEUS...

Você e essa mania de quebrar tudo!

CONTROLE-SE, REBELDE !!!

( ou receberás um Ctrl-Alt-Del )

( e eu, um FORMAT /q )

;-)

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

Calma, vamos aguardar para à próxima eleição... à popularidade dele está baixa,melhorou um pouco no centro,beijin

garliene arts disse...

E lamentável que hoje era pra iniciar hidroginastica na ATC , SURPRESAAA não vai iniciar , pois tem que fazer umas obrinhasss , oraaa gente e estas verbas pra onde vão que nunca termina o tal ginásio, e o cidadão que precisa da hidroginastica por questões de saúde ? Tô neim ai , como diz uma musica. =S Eita tanto dinheiro indo pro ralo e o que mais o cidadão precisa não fazem. =S, Depois fazem uma reforminha com materias de segunda linha e soltam foguetes como se fossem obras gigantescas =S

Anônimo disse...

O juberson tem o dedo dele nessa história! Ele achou que os donos desse sistema iriam apoiá-lo na campanha. Parece que é o prefeito de tupaciguara e o vice de frutal que são donos desse sistema.

Anônimo disse...

Alguém tem que denunciar isso, não pode ficar impune!!!