terça-feira, 9 de agosto de 2011

Democracia eletrônica já!

O que as pessoas fazem em blogs ou em redes sociais? Entre outros objetivos, buscam participar dos governos. Não no sentido "politiqueiro" da expressão. Creio eu que muitas delas querem ajudar na fiscalização da gestão pública. É o controle social, embrião da democracia eletrônica.
Agora, é preciso que os governos também queriam participar. Devem ser permeáveis, transparentes. Em Araguari, conforme vimos em diversas postagens e comentários aqui no blog, ainda estamos longe de alcançar esse ideal.
A ideia de e-governo vem avançando rapidamente pela Europa, Estados Unidos e Japão. Mas não é preciso ir tão longe para conhecer essa nova forma de governar. Aqui mesmo nas Gerais,  a Prefeitura de Machado, cidade de 40 mil habitantes, realizou, na última sexta-feira, a sua primeira reunião em tempo real na internet de todo o secretariado com lideranças de bairro. Foram discutidas as demandas da população levantadas por equipes da prefeitura ao longo do mês.
Dizem que mineiro não perde o trem, mas Araguari insiste em contrariar esse dito popular. É preciso sensibilizar nossas autoridades para a importância de se fomentar o controle social na busca de uma democracia efetiva. Não podemos permitir que esta bela cidade, conduzida por políticos velhacos, continue caminhando na contramão da história.

3 comentários:

garliene arts disse...

Complementando Marcos, jamais nos cidadão podemos admitir que ande na contramão , como foi o caso do IPTU, pois votaram uma lei que já sabiam que poderiam criar dificuldades até pro aumento do salário dos servidores o tal cargos e salários , pois bem o IPTU vem sendo pago gradativamente e com o aumento de 300% , VELHACOS?? Sim , pois esta exatamente como foi planejados por eles, tanto Legislativo e executivo .Vejamos não ouve progresso nem desenvolvimento e ainda temos que contar com uma novela de um famoso hospital. Famoso sim pois ele vira mexe vem a tona na mídia, eu penso ate que gostam de gastar com publicidade, eita como já se gastou viu, só de ficar anunciando coisa iveridicas, sou do lado da cidade e não de pessoas que por oportunismo tenta catar as migalhas do farmagerado quinhões , portanto jamais comungarei com um governo que desde o inicio começou errado em fazer com que nos cidadão acreditássemos num folheto com 15 propostas de trabalho , que na verdade 15 formas de mentir pra população e enganar , nada contra o chefe do executivo mas ficar assim sujeito A ORDENS e SUBMISSO ,que na verdade ele que deveria ditar ordens, jamais vai ser um bom governo, falo como cidadã que aqui moro e amo minha cidade. Fazem teatro , não punem quem deve ser punido, sempre agem como se errar uma virgula é somente uma virgula, não e assim que administra a coisa publica, e já deixamos demais as coisas acontecerem e ficarmos estáticos aos acontecimentos. Quero acreditar na JUSTIÇA ahh isto quero, pois nasci , moro e continuarei a morar aqui e não quero ver isto que vem acontecendo , espetos, farpas pra todo lado e esquecendo que tem nós cidadãos deste lado de cá, se são cobrados é porque não gerencia corretamente, não lidera corretamente e ainda ficar preso a ditames de quem não tem noção da coisa pública é lamentável .Na ultima eleição passada deitaram e rolaram com a compra de votos(como todos sabem) , nas humilhações de pessoas inocentes , se fartaram com o dinheiro publico que recebem todo mês, e em hora nenhuma se pensou em administrar ARAGUARI. Lamentável .=). Buscamos nas redes sociais a forma de manifestar a nossa indgnação por um governo que teme em ser o dono do mundo e iluminado. =S

P.S – Quero que o governo me convença eu a cidadã de Araguari que tudo esta correto . =S APOIO A DMOCRACIA ELETRÔNICA.

garliene arts disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 9 de agosto de 2011.

Prezados e-Eleitores & e-Cidadãos,

Sem dúvida alguma, a Internet é uma das melhores ferramentas disponibilizadas para a participação popular na Gestão Pública.

Sabemos que essa participação voluntária, espontânea e presencial seria um tanto quanto complicada, e eis aqui uma excelente forma para manifestação de ideias, pensamentos, críticas e quem sabe, até elogios... ( uh ! )

Somos conscientes de que apenas uma pequena parcela da população ainda tem interesse e acesso à esta mídia, mas os hábitos mudam rapidamente. Exponencialmente.

Inclusive, o de se falar e escrever o que se pensa, e sobre quem quer que seja.

Chegará o dia em que IRREGULARIDADES e IMPUNIDADES não serão tão corriqueiras, e sequer teremos receio de nos manifestarmos, ainda mais sob anonimato.

Aguardem... Em breve, assinaremos nossas postagens com a Certificação Digital em nossos e-CPFs.

Ou, diretamente dos nossos e-TitulosEleitorais !!!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.