quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Crônica de um desastre anunciado

Ontem, no início da noite ocorreu um acidente com um dos ônibus que transportam estudantes de Araguari para Uberlândia. Na região mais perigosa da rodovia, próximo à ponte sobre o Rio Araguari, Km 53, o veículo perdeu o freio, vindo a se chocar com na traseira de um caminhão que transportava bebidas.
De acordo com uma estudante de Direito que estava no ônibus, o motorista gritou desesperadamente  pedindo pra que os passageiros se segurassem, pois o ónibus havia perdido os freios. O condutor, numa atitude rápida, bateu o veículo na traseira do caminhão, o que ajudou a mantê-lo na pista, evitando a queda no despenhadeiro.
Estudantes foram retirados pela porta de emergência e pelas janelas, já que a porta ficou barrada por uma rocha. Não houve feridos, somente danos materiais.
A universitária disse ainda que as condições do transporte de estudantes para Uberlândia são precárias e que, apesar da promessa de substituir a frota, pouco foi feito e os riscos são constantes na BR-050.
Diante de mais esse fato, somos obrigados a fazer alguns questionamentos. O desastre já estava previsto e era consequência óbvia do descaso com nossos estudantes.
As más condições dos ônibus que transportam os estudantes já foram denunciadas diversas vezes. A AUTI (Associação dos Estudantes Usuários do Transporte Escolar Intermunicipal de Araguari) comprometeu-se a resolver o problema. Inclusive, a Prefeitura aumentou o repasse àquela entidade não somente para melhorar o transporte, mas também para que o preço pago pelos estudantes fosse reduzido. Pelo visto, nem  uma coisa nem outra foram feitas.
Mais uma vez, estamos diantes de fatos estranhos ocorridos na cidade. Como é que a Prefeitura repassa esses valores, mas não exige uma contraprestação eficiente por parte da AUTI? Não faz sentido e é ilegal, imoral e prejudicial ao município repassar dinheiro público a uma entidade privada sem exigir-lhe prestação de contas e o cumprimento de obrigações. O dinheiro dos nossos impostos não é capim e deveria ser melhor fiscalizado pelo poder público.
Sugestão aos estudantes que sofrem com o descaso da AUTI e da Prefeitura: denunciem o fato ao Ministério Público, à imprensa, ao Tribunal de Contas do Estado, à Câmara de Vereadores. Sou capaz de apostar que nesse mato há coelho. Como é que a AUTI vem gastandos os recursos públicos? É dever daquela associação transportar com segurança os estudantes e prestar contas desses recursos.

12 comentários:

garliene arts disse...

Ouço sempre pelas ondas do rádio, o clamor dos estudantes.
Nós sabemos como é difícil que atenda suas necessidades de transporte universitário com segurança e qualidade, mas agora de quem É A CULPA????

Anônimo disse...

podi esperar vem mais um secretario falar que o prefeito é honesto, já tamos cansando dessa lenga-lenga

transporte ruim? é com o barão das transportadora Marco Coelho

Anônimo disse...

A CULPA É DO FOTÓGRAFO

Iconoclasta disse...

No seu discurso em campanha a dupla Marcão e Jubão reuniu com a categoria dos estudantes universitários e garantiu ônibus gratuito e com boas condições de transporte tanto para UDIA quanto para Catalão.
Passado o periodo eleitoral a situação dos estudantes é totalmente oposta daquilo que foi prometido, isto é, ônibus caro e de péssima qualidade, colocando em risco a vida dessas pessoas.

Anônimo disse...

a turma do Marcão e Jubão enganou direitim estudante

Anônimo disse...

olha auti ganha 5.00 reais para cofres da entidade por cada estudante.

media de 2000 estudantes.

da um media de 10.000 mil mes
e muito dinheiro.
120.000 mil ano

Anônimo disse...

olha o jubao podia vi a publico junto com ex presidente jose vitor e falar cade onibus gratuito para estudantes que eles junto com prefeito marcao prometeram.

marcao e jubao.
nunca mais.
campanha sou contra essa turma.

Anônimo disse...

calma ae agora o jose vitor tem um projeto com Odon, Jubão, Paroneto e Nilton Eduardo pra politica de campanha de 2012

Anônimo disse...

Existe um ditado e ele é certo: O POVO TEM O PREFEITO QUE MERECE!!! Está aí o resultado dos votos da população Araguarina!! Ainda bem que tem mais uma eleição vê se errem na hora de digitar!!!

Anônimo disse...

Rua florestina entre as ruas estacio de sá e moreira cesar. esta brotando grandes buracos pelas ruas, já falei com secretario de obras e nd.

Roberto Paganini disse...

infelizmente é lamentavel e preocupante com nossos alunos até pq pago e caro para que meu filho viaje nestas carroças que chamam de onibus , uma vez que Araguari não oferece condições de estudo aqui em nosso cidade, e obrigaga os alunos a estudarem fora, e a prefeitura não oferece a minima condição, uma vez que ela é responsavel pois entra com a contra partida financeira para que ofereçam maior conforto e segurança aos nossos alunos mas... não se interessa em fiscalizar as codições dos veiculos.
Estava na camara municipal qdo os vereadores chamaram o responsavel pela empresa e o mesmo prometeu resolver o problema em 15 dias fazendo a troca dos onibus mais velhos mas ja faz quase um ano e ate agora nada foi feito.
Pedimos maior empenho por parte de nossos vereadores uma vez que é o contribuinte quem paga seus salarios e os mesmos não devem ter filhos que utilizam estes pessimos veiculos.

Anônimo disse...

Denunciem também ao DENIT, talvez eles possam retirar os veículos sem condições de trafego de circulação. Ao que parece este ônibus está na mesma condição daquelas sucatas, aquelas gentilmente cedidas pela Receita Federal por intervenção de um Araguarino que gosta muito da cidade. Ao ver ônibus usados para transporte de estudantes, de desportistas ou de pacientes do SUS, cuidado! Saia da frente, a vítima poderá ser você. E depois que poderá te socorrer! Somente o Chapolin Corolado.