sexta-feira, 1 de julho de 2011

Servidores questionam recomposição salarial

Abre aspas para o Gazeta do Triângulo, edição de hoje:

"Servidores questionam recomposição salarial referente ao mês de abril



Escrito por Sávia de Lima
Sex, 01 de Julho de 2011 06:42


Por sua vez, secretário admite equívoco e
assegura que pagamento será efetuado

Com o objetivo de preservar o poder aquisitivo dos servidores municipais e, ao mesmo tempo, atender a reivindicação desta categoria de trabalhadores, a Prefeitura de Araguari publicou no mês passado a lei que autorizou o município a recompor os vencimentos que não foram corrigidos pelos índices de elevação do salário mínimo. No entanto, apesar da lei dispor que a recomposição referente ao ano de 2009 seria paga no mês de abril, isso não aconteceu e os servidores tiveram suas expectativas frustradas.
De acordo com Dilson Martins de Oliveira, funcionário do Departamento de Tributos, a recomposição somente foi paga no mês de maio e, até o momento, a Administração não se manifestou oficialmente sobre o assunto. 'Após dois anos sem nenhuma reposição das perdas inflacionárias, o Executivo nos oferece 4,11% de recomposição e ainda por cima descumpre a lei sancionada por ele mesmo. A lei mandava pagar em abril, mas, só recebemos em maio. Será que mais uma vez ficaremos no prejuízo? Pois, se isso passar batido é um mês a menos de recomposição que teremos recebido', questionou.
Além da recomposição referente ao ano de 2009, os servidores ainda serão contemplados com mais 6,46% referente ao ano de 2010, percentual que deve ser pago pelo Executivo no mês de setembro. 'A previsão legal foi descumprida e até agora não sabemos se as nossas expectativas serão frustradas mais uma vez. Esperamos que o pagamento seja efetuado, mas, diante de tudo isso, temos as nossas reservas. Muitas pessoas podem achar mesquinho reivindicarmos isso, mas, são essas pequenas coisas que acabam trazendo cada vez mais prejuízo ao funcionalismo. É um desmazelo da administração pública que sempre apresenta discursos muito bonitos, mas que, na prática, simplesmente não funcionam', disparou Dilson Martins de Oliveira.
Procurado pela reportagem, o secretário de Administração Levi de Almeida Siqueira admitiu o equívoco em relação à data do pagamento, mas, assegurou que a recomposição que deveria ter sido paga em abril será repassada aos funcionários nos próximos meses. 'Realmente a lei foi aprovada com esse equívoco, pois, o nosso planejamento era pagar no mês de maio e não em abril. Mas, temos que respeitar e cumprir a lei, por isso, estamos nos organizando para fazer esse pagamento nos meses subsequentes. Só não posso precisar quando porque dependemos de uma série de fatores, entre eles, a revisão do Plano de Cargos e Salários, o reajuste do piso da Educação e a nossa condição orçamentária', explicou.
Sobre a reposição de 2010, prevista para setembro, o secretário garantiu que não haverá problemas no pagamento, pois, o Executivo se preparou para isso. “Vamos cumprir tudo conforme a lei prevê, pois, todos os cálculos que temos feito levam em conta a recomposição do mês de setembro”, assegurou ."

15 comentários:

Aristeu disse...

A administração pública devia fazer mais do que prevê a Lei.

Iconoclasta disse...

Essa revisão do plano de cargos e salários dos servidores públicos irá contemplar no final o funcionalismo com um aumento bastante ínfimo, longe de corresponder as suas necessidades reais.
Essa recomposição de perdas salariais para aqueles que percebem um salário acima do mínimo é garantido por lei, assim não é nenhuma generosidade do governo, além do mais o governo faz propaganda na mídia como aumento, sendo que isso é apenas uma recomposição salarial.
Aumento verdadeiro pode advir apenas da revisão do plano de carreiras, mas como já disse, não tenho nenhuma expectativa positiva em torno desse aumento, muitos funcionários vão ficar frustrados com o aumento oferecido pelo governo. Querem apostar? VAI SER UMA VERGONHA A PROPOSTA DE AUMENTO DO "NOVO MODELO".

Iconoclasta disse...

Mas existe algo mais importante que aborrecer os funcionários com um aumento vergonhoso, é a propaganda. Dessa forma, o "Novo Modelo" vai vômitar na imprensa que "AUMENTOU" os salários dos servidores públicos, os numeros desse aumento é ocultado para a sociedade, apenas expressa que valorizou os servidores.


A mesma engenhosidade vai acontecer com o "CONCURSO PÚBLICO", vai abrir pouquissimas vagas mas o que vale é a propaganda final, pois foi um governo que lançou um concurso público abrindo oportunidades de empregos para os seus cidadãos e algo do tipo.

No fundo, as coisas são mantidas na mesma situação.

Anônimo disse...

Os servidores da prefeitura possui ou não um sindicato?

Anônimo disse...

Iconoclasta

Vc nao tem mais o que fazer da vida, a nao ser reclamar de tudo.

Se vc quer reclamar procure seu sindicato, que nunca faz nada para os servidores, so para eles mesmos.

Iconoclasta disse...

Não estou reclamando de tudo, estou analisando os fatos, se vc puder me convencer do contrário, aceito a discussão numa boa. Coloque o seu ponto de vista para que nós possamos submetê-lo a apreciação.
Mas já vou adiantando, vai acontecer estritamente como narrei, não que seja mérito meu, é que o "Novo Modelo" é bastante previsível.
Parafraseando Hume, de tanto fazer as mesmas idiotisses virou hábito.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que vão privatizar a SAE...socorro!!! vamos começar a nos manifestar para à população...apesar que eles já esperam tudo desse governo.Marcão sai da rádio vc é muito burro vc não covençe nem um jegue mas... chega para de falar e vai trabalhar o dinheiro é do povo...senão vc vai perder muitas verbas como perdeu do Raul que detonou vc e sua nora no rá dio e o cara de pau fica lá...chamou de governo mentiroso e incopetente...só vc que fica em rádio significa que tudo vai mal se não estaria nas imprensas querendo justificar o injustificável.

2 de julho de 2011 08:22

Anônimo disse...

"o secretário de Administração Levi de Almeida Siqueira admitiu o equívoco ", a secretária tereza griep falla que o prédio do hospital municipal tava condenado, depois fala que o hospital vai funcionar em breve, roubo de eucalipto, desvio de dinheiro da saúde, compra de remedio superfaturado, mudança de secretário toda semana, IPTU ilegal, secretaria de governo que não abre a boca nem explica nada, FAEC cheia de irregularidade,

esse NOVO MODELO era o que tinha de melhor pra ciddade?

Anônimo disse...

PMDBoche o povo escolheu o povo que ature

Fora 15,

fora Marcão, fora Levi, fora Iara, Aloisio, fora Adriano, fora Walmir, fora Limírio, fora Eunice, fora Militão, fora Horácio..

fora essa escória do Novo Modelo

Dilson Martins disse...

Caro Iconoclasta;

Continue sempre assim!

Falar e/ou provocar construtivas discussões é característica de bons e corajosos homens. Também, rebater e reagir está no mesmo contexto. Assim como fez o Anônimo do dia 01 de julho às 15:17.

Devemos sempre tentar participar da rotina diária da nossa entidade. Devemos sempre manifestar nossas inquietações referentes aos atos do Presidente do SINTESPA, quando possível, diretamente a ele.

Neste momento não nos resta outra saída a não ser reclamar publicamente a forma como nós, Servidores Públicos da Prefeitura de Araguari, temos sido tratados por diversos governos.

Como cidadãos pagadores de impostos e funcionários a serviço do povo, devemos mostrar o quanto a valorização, modernização e qualificação da máquina pública não só dignificam os trabalhadores, mas, Também, promovem o bem estar do povo e faz desenvolver a cidade.

“Máquina Pública”, não são somente máquinas, equipamentos e estruturas de concreto. Considero neste sistema, os trabalhadores as “peças” mais importantes e essenciais. E infelizmente, este governo também nos renega, ignora, despreza, nos engana.

A defesa do funcionalismo também se faz denunciando os maus servidores. Apontando possíveis irregularidades em volta do sistema que nos dirige e nos obriga.

Neste momento quero enaltecer e destacar pessoas como: Alessandre Campos, Collenghi, Antônia, Manoel... E outros que mesmo não compondo o quadro dos trabalhadores da Prefeitura prestam importante apoio e ajuda ao funcionalismo e toda nossa cidade a exemplo de: Marcos, idealizador deste blog, Aristeu, Ianis, Sandra, Edilvo, Garliene, EFGoyaz...

E viva a DEMOCRACIA, o IR e VIR, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e principalmente, o RESPEITO ENTRE AS PESSOAS.

Alessandre Campos disse...

Sair do ANONIMATO, também, é característica de bons e corajosos Homens.

Obrigado pela deferência, caro Dilson Martins, realmente, calar diante de injustiças, injúrias, ou mentiras (meia-verdades), ser pau-mandado, bajular ou agir contrariando minha consciência não são características pertencentes a minha índole.

Anônimo disse...

esse dilson é um demagogo. ninguem aguenta esse discurso demagogico dele. aposto que se tivesse tido oportunidade de continuar no sindicato, tava lá até hoje, puxando o saco do tiaozim. não sei como gente séria dá ouvidos ao que ele fala. ele só tá fazendo isso porque nao teve chance de pernanecer no sintespa.

Roselane disse...

É incrivel a capacidade para xingar das criaturas anônimas. Já sei essas criaturas não conseguem pensar e mesmo ainda agurmentar, sendo assim, somente lhes restam palavras baixas. O colega Dilson pelo menos tem coragem de assinar o que escreve.

Dilson Martins disse...

Escrevi dentro do SINTESPA uma história a qual tenho orgulho!

Aprendi muito e sei que ainda tenho muito que conhecer, principalmente a respeito das pessoas, pois, o sistema burocrático e político que envolve a entidade e sua real finalidade estão concernentes à ideologia, ao caráter e vontade de servir de quem a preside.

Ressalto minha luta pela total revisão do Estatuto do SINTESPA. Considero que o mesmo não mais serve à finalidade maior para qual foi constituído, seja: SERVIR APENAS AOS INTERESSES DOS FILIADOS.

Desta forma, por não compactuar com as novas diretrizes sinalizadas pelo grupo e é claro, imposta pelo presidente, renunciei. Este documento o Anônimo das 18h13 poderá encontrar na entidade e/ou conseguir devidamente protocolado comigo. Vale salientar que várias reuniões foram feitas na tentativa da minha permanência.

Tal fato ocorreu dias após a nossa vitória nas urnas com a eleição do Sebastião. Saí do sindicato para ir imediatamente para meu cargo de origem onde, até o momento, permaneço.

Todas as vezes que chamo de TRAIDORES os que deixaram a luta sindical para servir ao patrão é por considerar sem preço a honra de tal representação.

Mesmo não tendo a proteção do mandato, nunca deixei de lutar em prol das mudanças às quais acredito serem urgentes e necessárias para o bom funcionamento da máquina pública, em especial, dos direitos dos trabalhadores.

Tentei desde os primeiros dias deste governo, chamar a atenção dos seus membros (Prefeito, Vice, Secretários, Diretores e até Vereadores) para os erros cometidos no passado e as conseqüências em desrespeitar e ignorar os servidores. Dadas às devidas chances e tempo, lamentavelmente, não restou outra ação, se não: GRITAR, RECLAMAR, PROTESTAR de todas as formas possíveis.

Fico ainda mais motivado quando meus opositores abandonam o cerne das discussões para aterem a ataques pessoal, baixo, mentirosos e covardes. Isto me faz concluir que estou no caminho certo e principalmente, estou incomodando.

Para finalizar, estarei unindo forças a qualquer um que venha fazer coro nos GRITOS, PROTESTOS e RECLAMAÇÕES que ora urgem. Inclusive, não posso desconsiderar e/ou menosprezar a força do Vereador Sebastião.

Alessandre Campos disse...

Um pesquisa está sendo feita no facebook:

Como você avalia o governo Marcão/Jubão?

108 votos computados até o momento e mais de 87% de facebookianos votantes avaliam o governo Marcão/Jubão como Regular/Ruim/Péssimo.

Vote pelo link (copie e cole na barra de endereços do seu navegador de internet):
http://www.facebook.com/home.php?sk=question&id=232064366820005&qa_ref=pt e dê sua opinião.

Obs: Precisa ser cadastrado no facebook para votar.