quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novo Somma Infra e Eco: recursos são liberados para Araguari

Escrito por Fabryne Obalhe   
Após muito tempo trabalhando em prol da viabilização de recursos para o NOVO SOMMA ECO e INFRA que geraram polêmica e várias especulações no município de Araguari, finalmente saiu a autorização e o dinheiro foi liberado junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que financiará o empréstimo. A novidade que gerou muita expectativa aos araguarinos foi confirmada no final da tarde ontem, dia 12, pelo prefeito, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

O SOMMA INFRA, no valor de R$ 5 milhões, visa a revitalização das avenidas Theodoreto Veloso de Carvalho, Mato Grosso, Coronel Belchior de Godoy, Vereador Geraldo Teodoro da Silva e as ruas Bias Fortes, Padre Anchieta e a praça Juvenil Alves de Melo.
Voltado para ações ecológicas como a urbanização do entorno do Aterro Sanitário, o SOMMA ECO utilizará os recursos na ordem de R$ 3.907.000,00, para a implantação e equipamentos da usina de reciclagem de aparas de construção civil e instalação de um Ecoponto para descarte de pneus inservíveis. Também visa promover um gerenciamento de resíduos sólidos para a reciclagem, com a aquisição de sete áreas para recebimento zoneado, desativação e recuperação do aterro controlado. Para a Coleta Seletiva, será necessário adquirir mais dois caminhões, um triturador de plástico, uma prensa hidráulica e a ampliação do galpão de triagem. Para a modernização do Aterro Sanitário, é preciso a implantação do pátio de compostagem, equipamentos para triturar poda e capina, um caminhão caçamba, uma pá carregadeira e um trator de esteira para 17 toneladas.
Para o prefeito, a liberação desses recursos vai além de mais uma simples conquista da atual administração. De acordo com ele, será sinônimo de qualidade de vida e bem estar daqueles que nesta cidade residem, pois verão em breve Araguari realmente bela, limpa e bem cuidada como merece ser.
Para finalizar, o prefeito disse que o início das obras está previsto para novembro ou dezembro deste ano, e no mais tardar janeiro de 2012.

Transcrito do Gazeta do Triângulo, edição de 13/07/2011
 
Pitaco do Blog
Finalmente, parece que os recursos estão liberados e que as obras serão iniciadas. Vale lembrar que aprovação desses empréstimos causou grande celeuma na cidade. A urgência alegada pelo prefeito para atacar os vereadores da oposição durante a votação do projeto não se fez presente, aprovado o empréstimo, na liberação dos recursos. Por entraves burocráticos, somente agora - um ano e meio depois - os recursos foram colocados à disposição do município. Considerando a necessidade de procedimentos prévios à contratação, somente no início de 2012 as obras efetivamente serão iniciadas.
Resta-nos acompanhar as obras e conferir se os recursos serão bem gastos. Afinal, a dívida contraída deverá ser paga com o dinheiro dos nossos impostos.

3 comentários:

Iconoclasta disse...

A recuperação dessas avenidas já deveria ter acontecido à muito tempo, mas o "Novo Modelo" com sue alto grau de eficiência perdeu os recursos do SOMMA. Com suas contas rejeitadas pelo TCU, ficou proibido de contrair empréstimos,agora já sai essa matéria que o empréstimo foi liberado pelo BDMG. Regulamentaram suas prestações de contas junto aos orgãos ou isso é apenas mais uma das mentiras da atual administração?
E temos que ficar atentos na aplicação desse recurso caso mesmo concretize sua liberação, pois essas avenidas estão uma vergonha e precisam urgentemente serem recuperadas.
Contudo, as obras vão iniciar só após o periodo das chuvas, isto é, ainda vamos sofrer com os desgastes e buracos no fim do ano. Mas essa é uma qualidade típica desse governo, a incompetência.

Aristeu disse...

Mais uma arma eleitoral sobre nossas cabeças.

garliene arts disse...

"Acompanhar as obras e conferir se os recursos serão bem gastos. ".(Marcos)

Bom bem gastos todos sabemos que será , pois sempre tem um meio de se ajustar as contas , isto é fato. Poderia era os Vereadores fiscalizar mesmo de fato e solicitar a publicação de como foi gastado este dinheiro , e verificar as verdadeiras notas que justifica a saida, ai teremos sim transparência dos FATOS, já que transparência neste governo ja deixou de existir a tempos. Mas aguardar né?? Quem sabe receberemos em casa a relação da prestação de contas de SOMMA. Humm estou na minha cadeira VIp a aguardar , pois sei que pode ter demora, mas não me custa aguardar. =S