quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novas praças

Fomos informados de que o município poderá ganhar duas novas praças. A primeira, com projeto já em andamento, é a Praça dos Esportes e da Cultura, a ser construída no Conjunto Monte Moriá. Segundo o Governo Federal, parceiro dos municípios nessa iniciativa, as praças vão integrar no mesmo espaço físico ações das áreas de cultura, esportes, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
A segunda será a praça Pedro Chagas, que fica em frente ao Chicão do Caldo. Para tanto, a Secretaria de Planejamento, Thereza Christina Griep, informou que o município já se cadastrou no Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde. De acordo com o Portal da Saúde, essas academias "são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato)".
Quem quiser maiores detalhes sobre esses programas do Governo Federal, basta acessar os seguintes links:
Praças dos Esportes e da Cultura
Programa Academia da Saúde

38 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao governo municipal, pela iniciativa

EDILVO MOTA

Anônimo disse...

A iniciativa é interessante, sem dúvida. É preciso proporcionar lazer barato para a população.
Nessas horas, fico pensando na extensão dos lagos que temos em Araguari. Todos infelizmente privatizados, transformados em ranchos particulares. Faltou planejamento para criar espaços públicos de lazer e turismo na beira dos lagos. Ainda há tempo.
Marcos, obrigado a postar como anônimo pelo Google...rs

garliene arts disse...

Tem que ter um motivo né? Pra gastar.
Que seje este então...>> Questão é : Quem vai fiscalizar , pois tenho dúvida ainda. =S

Aristeu disse...

O Observatório fiscaliza...

Iconoclasta disse...

Vamos com calma!
"Fomos informados de que o município poderá ganhar..."

Se tratando do "Novo Modelo" não tenho esperanças alguma. Claro que são apenas insinuações tempestivas para o próximo pleito eleitoral.

Depois que passaram 3 anos no poder e nada fizeram, apenas um eleitorado burro para votar nessa cambada. Tudo agora é jogo de interesse do grupinho que mamou todos esses anos na teta erário público, agora que precisa do povo para continuar na mordomia vai distribuir pão e criar circo.

Thereza Christina Griep disse...

Somente ratificando, o Municipio já foi contemplado com uma Praça do PAC II (Praça da Cultura e Lazer).

Quanto a praça da Saúde, o programa ainda é novo, e estamos correndo atras de viabilizar mais esta obra para Araguari.

Quanto as obras, se é duvida da população o que vem sendo feito, então vou citar apenas algumas, pois as vezes pode ter alguem andando de olhos fechados no municipio:
1. Asfaltamento das Ruas de Pedra (como exemplo principal a revitalizaçao completa da Rua Natal Mujali e Joaquim Anibal); PRONTO
2. Construçao do Posto de Saúde do Bairro Brasilia; PRONTO
3. Asfalto ao distrito do Piracaíba; PRONTO
4. Construçao da Policlinica; OBRA EM FASE AVANÇA DE CONSTRUÇAO
5. Construção do Conservatorio de Musica; OBRA CONCLUIDA
6. Restauro da Casa da Cultura; OBRA CONCLUIDA.
7. Recuperaçao financeira dos cofres publicos...

Isto é apenas uma minima parte do que está em andamento no municipio.

Anônimo disse...

Thereza Christina Griep
Nunca imaginei que vc pudesse ser tão competente... tirando o chapeu aqui pra vc moça!!! Parabens de coração...
Pena que vc não possa falar pelo prefeito nas rádios...evitaria seu trabalho em consertar os erros dele...BOA SORTE QUERIDA!
Sandra Lúcia Ferreira

Iconoclasta disse...

1- Asfaltamento da ruas de pedra.
Isso é vergonhoso! Além de aniquilar com o patrimônio histórico com esse asfalto, ainda temos o fator ambiental com essa medida descabida, pois como não temos galerias pluviais suficientes para fazer a captação das aguas da chuva, as ruas de pedra servem bem a esse propósito.
Ridiculo isso ai!!!

Boas razões para o não-asfaltamento da ruas de pedra baseado em dados técnicos na cidade de Sacramento. Vou enumerar alguns pontos que acho mais importantes:

1. O asfaltamento sob o calçamento de pedras promove a impermeabilização total do solo.
-Dessa forma problemas semelhantes como aconteceu na rua Bias Fortes, com o estouro das tubalações vai ser uma rotina em épocas de intensas chuvas.

2. Aumento demasiado do calor nas ruas asfaltadas em relação ao calçamento.
-O governo municipal está em sentido inverso na luta contra o AQUECIMENTO GLOBAL;

3. Eliminação da vegetação existente entre as pedras;

4. Aumento da velocidade dos veículos motorizados, e conseqüentente maior ocorrência de acidentes.
-Aqui o governo do municipio vai achar bom, pois com a criação da secretaria de trânsito...

5. Aumento da velocidade de escoamento das águas pluviais.
-Isso vai provocar muitos danos, vamos ter notícias de muitas ruas cedendo ao impacto da agua;
6. Pequena vida útil do pavimento asfáltico.
-Quem não se lembra dos problemas que logo apareceram nos primeiros meses após a aplicação asfáltica nessas ruas de pedras. Além do mato que estavam nascendo no meio das ruas, a camada era tão fina, um serviço tão meia-boca que já nas primeiras chuvas já dava para ver as pedras.

Isso não é obra e sim um desserviço ao povo de Araguari.
E o asfalto nos bairros de TERRA heim? Onde está o asfalto TOTAL do bairro Vieno que foi promessa desde o ano passado?
E a revitalização das Av. Cel. Belchior de Godoy, Mato Grosso e Teodoreto Veloso?
Claro, nessas aqui a administração foi tão competente que perderam os recursos do SOMMA.
Esse "Novo Modelo" é uma vergonha!!!

Iconoclasta disse...

2. Construçao do Posto de Saúde do Bairro Brasilia

O que adianta levantar paredes, vcs acham que o espaço físico é o suficiente para acalentar o povo?
E as condições de trabalho? Médicos para o atendimento? Todo material necessário para uma boa prestação do serviço?

Nem parece que foram DESCREDENCIADOS do PSF por má administração, nem parecem a administração onde foi apuradas uma série de irregularidades com recursos do TFD, até "laranja" usaram para movimentar dinheiro sem prestação de contas, nem parece que é a administração que saiu ontem em cadeia nacional sobre o sumiço do mamógrafo, nem parece a administração que compra remédio superfaturado, nem parece a administração que deixa vacina perder perder sua validade e não imuniza nossas crianças e o seu povo.
Vcs do "Novo Modelo" são uma vergonha sem precedentes!!!

Colenghi disse...

Nossa secretária; estão inaugurando até paralelepípedos e muros hein?
Mas vamos com calma de novo:
A maior parte das verbas de asfaltamento provém de cofres do Estado, aliás achei até um milagre não perderem essa verba. Mas em contraponto à asfalto no centro, onde já havia calçamento, o pessoal da periferia sofre.
A construção da policlínica também é com recursos do estado. O conservatório de música foi conseguido à época de M. Alvim ( antes que falem, não sou eleitor dele, apenas relato os fatos).
Me parece que o posto de saúde do Brasília já teve a fiação elétrica roubada por falta de vigia. Se antes de funcionar já está assim, imagino depois.
Asfaltamento de Piracaíba? Lógico que favorece os contribuintes daquela localidade, mas também nosso prefeito tem terras lá, que certamente se valorizaram muito com o asfalto.
Recuperação financeira dos cofres públicos? Só se for ás custas da pauperização e miséria da maioria do servidor de carreira.
Quanto as praças, melhor tomarmos cuidados, pois outros municípios com administrações mais sérias, como Estrela do Sul, tiveram o patrimônio histórico derrubado para construção das mesmas. Aqui será diferente?

Iconoclasta disse...

3. Asfalto ao distrito do Piracaíba

Asfaltar o distrito de Piracaíba é muito fácil para o senhor prefeito, pois o seu objetivo principal não foi o bem-estar da população local, e sim a VALORIZAÇÃO de suas propriedades, que é um verdadeiro feudo.

Iconoclasta disse...

4. Construçao da Policlinica

A construção da Policlinica foi um recurso que o ex-vice-prefeito Marlos conseguiu quando assumiu a cadeira de legislativo no Estado.

Iconoclasta disse...

Ah! Será que vcs conseguem apenas finalizar o que já está em fase avançada?

Iconoclasta disse...

5. Construção do Conservatorio de Musica

Outra obra cujos recursos foram conseguidos pelo então ex-prefeito Marcos Alvim. O "Novo Modelo" ficou apenas com duas tarefas: a de organizar os documentos que mostrou onde mostrou muita morosidade emperrando o processo de inauguração da obra e a própria inauguração, isto é, comendo em prato alheios

Iconoclasta disse...

6. Restauro da Casa da Cultura

Como o item anterior, recursos obtidos ainda na gestão passada e uma eternidade para finalizar a restauração. Incompetência mesmo para ser mais exato!

Iconoclasta disse...

7. Recuperaçao financeira dos cofres publicos...

Como não teve investimento nas políticas públicas e sociais num todo, os servidores também não foram valorizados financeiramente e nem serão mesmo com a revisão do plano de carreira que está com uma feição maior para liquidar beneficios que valorizar o funcionalismo, assim acho que estão fazendo confusão entre RECUPERAÇÃO e VERBA INATIVA.

ROSELANE ARRUDA FUNCIONÁRIA CONCURSADA disse...

Iconoclasta não humilhe tanto, tenha PENA!!!!!!
Cara Secretaria, gostaria de saber onde está minha parte na recuperação dos cofres públicos, já sei no IPTU que devo pagar 300% mais caro. Agora já que tem dinheiro quero minha reposição de perdas salariais e depois reajuste salarial. Outra coisa vocês podem contratar médicos para colocar no posto construido e em todos os outros postos de saúde, e assim credenciar Araguari novamente ao PSF. Poderiam asfaltar os bairros que realmente necessitam de asfaltamento. Por falar nisso, asfaltar as ruas do centro foi um atentado ao patrinônio Histórico. Abrir aquela rua e retirar os trilhos, interrompendo assim a linha ferrea, a qual aliás é Patrinonio Histórico do povo de Araguari, também foi um absurdo, portanto foram obras mau direcionadas, dinheiro que poderia ser melhor utilizado.

garliene arts disse...

Aristeu...>>> Aqui sei que não deixamos passar , mas eu digo o nosso lindo ligislativo,fiscalizar direitinhoooo , tenho minhas duvidas viu. =S

Thereza Christina Griep disse...

Somente para informar a todos, os recursos da Policlinica, Conservatorio de Musica e Casa da Cultura, foram todos verbas conseguidas pela governo do Marcos Alwin, sem sombra de dúvidas, porem ele nao deu a contrapartida em nenhuma destas obras. Ou seja quem viabilizou as mesmas foi a atual gestão, pois mesmo com o fornecimento da maior parte da verba sendo proveniente do governo estadual ou federal, se o municipio não estiver com a documentaçoa regularizada e não tiver o dinheiro para iniciar a obra, a mesma é perdida.
Como por exemplo a estaçao de Stevenson e o trem turistico que por falta de verba para a contrapartida foram descartadas pela gestão atual.
Existe uma tramitaçao, com diversas exigencias para que um projeto seja viabilizado. O ex vice prefeito Sr. Marlos Fernandes, quando foi membro da Assembleia Legislativa, apoiou muito Araguari, colocando diversas verbas a disposiçao, como por exemplo a verba de revitalizaçao do Palacio, a Policlinica, etc...

OBS 1.: Quanto as verbas prometidas para asfalto completo do Vieno, a mesma ainda não virou convenio com a prefeitura até o presente momento.

garliene arts disse...

Thereza Christina Griep ,entendimento pela sua postagem , é questão de politica ?? Pra que tudo se resolva com tranquilidade??? Pois pelo que é questionado o problema ja vem se arrastando algum tempo.
E em tempo agradecendo sua participação aqui no blog . Parabénsss pela sua iniciativa de vir aqui e dialogar, mas esteja certa isto ainda esta longe de terminar . COISAS DE POLITICA. =S

Marcus Vinicius fora 15 disse...

Senhora Thereza Christina Griep, só para informá-la também, acaso a senhora que tem parentesco com o prefeito supõem que convence alguém com seus fracos e viciados argumentos....só se fossemos trouxas. O que deve lhe aborrecer secretária, é que falta menos de um ano e meio papa a senhora perder a tetinha.

Anônimo disse...

PERGUNTAR NÃO OFENDE POR ACASO EXISTE NO NOVO MODELO ALGUM PLANEJAMENTO PARA ACABAR COM AQUELE MUQUIFU QUE É O MERCADO MUNICIPAL CARTAO DE VISITA CENTRAL DA CIDADE? SERA QUE A CONSTRUÇÃO DE UM TERMINAL PARA DAR MAIS DIGNIDADE AO POVO AOS USUARIOS E PARA OS COMERCIANTES QUE ALI ESTÃO INSTALADOS? TÃO ESPERANDO QUE SAIA EM REDE NACIONAL? E ONIBUS TODOS SUCATAS E SUJOS QUE PARAM ALI PARA SERVIR O CON TRIBUINTE QUE ALEM DISSO PARA POR UM SERVIÇO PESSIMO E CARO? NOS DIAS DE CHUVA FICAM OS PASSAGEIROS ESPRIMIDOS QUE NEM GADO DEBAIXO DE UMA MARQUISE OU DE UM ABRIGO QUE NÃO PROTEJE O CIDADÃO? COM A PALAVRA OS "ADMINISTRADORES"

Beto disse...

Acalma-se Marcus! O governo municipal prometeu que caso seja reeleito para um segundo mandato vai oferecer ônibus gratuito para todos os estudantes universitarios de Uberlândia e Catalão. Vamos tentar convencer os estudantes dessa proposta, e levantar a bandeira em prol da reeleição do Marcão.
Pois esse é um governo HONESTO, ÉTICO, DÓCIL...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

a discussão está ficando animada
d. tereza cristina está deseperada.

Thereza Christina Griep disse...

Quanto aos onibus que realizam o transporte municipal, ontem pela manha fiquei sabendo através do Alessandre que a licitaçao para os mesmos foi realizada em 2006 +_(não tenho certeza) e preve a concessão para esta empresa por 15 anos. Ou seja, o problema dos onibus não foi criado pela atual administraçao.

Talvez o Alessandre, possa dar mais informaçao sobre este assunto, pois ele me tinha muitas informaçoes a este respeito ontem. A parte de transporte publico, não esta diretamente ligada a minha secretaria.

Alessandre Campos disse...

Thereza Christina,

Infelizmente os governos esquecem que quando se ganha uma eleição HERDA-SE as verbas, as obras, as licitações, os ônus e os bônus e nem tudo é culpa da oposição.

O grande mal que se comete politicamente um governo é esquecer tudo aquilo que foi realizado pelas gestões passadas, colocando uma pedra em cima e considerando apenas o período que estão no poder.

Administração pública correta não se esquece o passado, pois a Prefeitura ou o Município não acaba de 4 em 4 anos, portanto tudo aquilo que foi feito no passado é de responsabilidade, também, da atual gestão.

Eu sou um simples funcionário concursado como arquiteto e urbanista desde 2007 e, antes disso, sou um cidadão araguarino, nascido e criado nesta cidade, portanto tudo que eu questiono da administração são atos e atitudes e não pessoas.

Eu não tenho atribuição para prestar esclarecimentos sobre qualquer ação de administrações passadas ou da atual, isso é de responsabilidade do(s) Secretário(s) da pasta.

Todo cidadão que necessitar desta informação, protocole pedido no Protocolo Geral do Município ao Sr. Prefeito Municipal e receberá as informações solicitadas.

Acho só estranho me usar para se defender.

Thereza Christina Griep disse...

Alessandre,

Nao estou lhe usando para me defender de nada, mas como voce deve lembrar, ontem conversamos sobre este assunto, somente comentei que você sabe sobre o assunto, pois foi você mesmo que me falou sobre o plano da parte de transporte do municipio, e se bem me lembro voce me comentou que você até participou deste planejamento, mas me desculpe mesmo assim.

Alessandre Campos disse...

Thereza Christina,


Lembro bem, informações solicitadas por uma Secretária a um subalterno. Dever de oficio prestar informações por escrito ou verbal.

Não tenho autonomia para nada dentro da prefeitura. Sou apenas um simplório funcionário público concursado, portanto qualquer informação deve ser esclarecida pelos superiores diretos.

Não me deixam trabalhar! Se deixassem o Trânsito, Transporte Público, revisão do Plano Diretor e outros assuntos, Araguari estaria em outro patamar.

Thereza Christina Griep disse...

Me desculpe novamente Alessandre, me equivoquei citando seu nome.

Quanto ao Plano diretor, acho que agora com a definiçao da secretaria de transito e o retorno da Nadia, podemos evoluir esse assunto, conforme haviamos previsto.

Alessandre Campos disse...

Uai, sô!!
Fui transferido da Secretaria de Planejamento para a Secretaria de Serviços Urbanos e, pra mim de forma definitiva, lá não tem como evoluir a revisão de Plano Diretor.

Além de tudo você só acha, não tem certeza dessa evolução e o ano que vem é ano eleitoral, as prioridades serão outras...

Beto disse...

Mas que diabo de governo é esse que não sabia dessa concessão de 15 anos com essa empresa, e foi reunir com os estudantes universitários onde prometeram gratuidade no transporte! Pasmém!
Se não sabiam desse contrato são no minímo irresponsavéis para procurarem os estudantes e fazer toda aquela propaganda enganosa, e se tinham consciência de tal contrato agiram simplesmente como politiqueiros de plantão.
E mais, acione o setor jurídico da prefeitura para avaliar lícitude de tal contrato, podendo romper com o mesmo diante de irregularidades.
Mas falta também nesse sentido vontade política dessa atual gestão.
ASSUMEM SUAS RESPONSABILIDADES E DEIXEM DE JOGAR A CULPA NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR, VCS FORAM ELEITOS PARA DAR CURSO, NORTE AS SITUAÇÕES QUE MOSTRARAM DEFICIENTES NO PASSADO E NÃO APENAS BUSCAR O DELEITE EM OBRAS JÁ GARANTIDAS.
ASSUMEM A RESPONSABILIDADE!!!

Thereza Christina Griep disse...

O Contrato com a empresa de onibus para transporte municipal, nada tem haver com o transporte universitário.

O transporte universitário é feito repasse através da Associação Estudantil. Neste ano foi repassado mais de R$300.000,00 se bem me lembro, para o transporte dos estudantes para Uberlandia e Catalão.

zezana disse...

Esta licitação sempre foi realizada anualmente eu participei de várias reuniões para abertura das propostas.E ao menos que o Estatudo tem sido mudado isto é impossível. Além do mais um recente ex presidente da AUTI( este é o nome da associação) fez parte da campanha e assumiu uma pasta. Será que esta pessoa não comunicou isto ao prefeito?

Anônimo disse...

Thereza Christina desiste de defender esse governo e passe logo para o lado do "mal", percebemos que vc já esta simpatizando com os "desvalidos". Rsss...

Anônimo disse...

Alessandre:
Tome cuidado pois é praxe das gestores acusarem subalternos de insubordinação, afinal o Governo teme os que tem capacidade siuperior à deles.

Marcus Vinicius fora 15 disse...

Senhora redundante Thereza:
"Quanto aos onibus que realizam o transporte municipal, ontem pela manha fiquei sabendo através do Alessandre que a licitaçao para os mesmos foi realizada em 2006 +_(não tenho certeza) e preve a concessão para esta empresa por 15 anos. Ou seja, o problema dos onibus não foi criado pela atual administraçao."
Até quando a imncopetência do Novo Modelo remeterá à erros de administrações passadas? È um argumento viciado e sem qualquer embasamento prático. Lembro à senhora que a bandeira do Novo modelo era corrigir as mazelas da administração M. Alvim, contudo essa disposição de arrumar a casa, esbarrou na falta de trato com a coisa pública, notada desde á criação da onerada e atrapalhada equipe de transição.
Lembro-a que no jogo democrático, usamos do sufrágio pra mudar uma realidade quando a coisa pública não caminha bem, graças à inoperância de maus administradores. Se fosse para continuar como estava, votaríamos no Marlos. Mas acreditamos em vocês e ficou 10 mil vezes pior.
A senhora diz que o problema não foi criado por vocês, mas o Juberson mentiroso e o Facista que hoje é prefeito, foram procurar-nos e prometeram grtuidade no transporte escolar. Apenas queremos o cumpra-se! Não venha aqui dar desculpas, traga soluções.

Alessandre Campos disse...

Anonimo das 08:32.

Eu e a Secretária somos civilizados, o que fazemos é dialogar. As divergências de ideias são salutares para a consolidação da democracia e da liberdade de expressão.

Anônimo disse...

"As divergências de ideias são salutares para a consolidação da democracia e da liberdade de expressão."

Vc já tentou explicar isso para o prefeito e alguns dos seus comissionados? Certamente vai se decepcionar.