terça-feira, 19 de julho de 2011

Município deverá contratar empresa para realizar exames de mamografia

Abre aspas para a jornalista Fabryne Obalhe, do Gazeta do Triângulo, 19/07: 

"Credenciamento será feito até 15 de agosto
A prefeitura de Araguari por meio da Comissão Permanente de Licitação publicou na última sexta-feira, dia 15, no Correio Oficial o edital de credenciamento para seleção de empresa para realização de exames de mamografia bilateral para rastreamento, com laudos, e exames citopatológicos cervico-vaginal/ microflora em pacientes de Araguari.
Em maio do ano passado o local onde os exames eram feitos foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual. Com isso, as pacientes eram encaminhadas para clínicas particulares, porém o contrato com a prefeitura venceu não sendo renovado pela falta de interesse das empresas, e como o município ainda não dispõe de local apropriado para a instalação do equipamento, o serviço terá que ser novamente terceirizado.
Segundo informou Iara Cristina Borges, secretária de Saúde, no ano de 2008 foram realizados 1034 exames pelo município. Em 2009, o número subiu para 3451; em 2010 até o momento da interdição haviam sido realizados 1180 e de maio a dezembro do mesmo ano 4690. Em 2011, de acordo com a secretária, dados atualizados apontam que entre janeiro e março foram 677 mamografias. E a partir de então o exame que deveria ser de rotina não é realizado na rede pública de Araguari, com exceção dos casos em que o médico detecta ou suspeita de algum nódulo. “Em situações como esta é feito e encaminhado à Uberlândia com um relatório na tentativa de conseguir em caráter de urgência a mamografia”, disse Iara Cristina.
Ainda de acordo com a secretária, duas empresas manifestaram interesse e até dezembro deste ano a vencedora da licitação deverá realizar três mil exames de mamografia.
Em entrevista à Gazeta do Triângulo, Neilton dos Santos Andrade, representando o departamento de licitação da prefeitura explicou que as empresas interessadas em participar do processo licitatório deverão seguir os valores da Tabela SIA/SUS e normas do Sistema Único de Saúde.
Conforme consta no edital, a empresa deverá prestar os serviços no município de Araguari e os laudos devem ser entregues no prazo máximo de cinco dias após a realização do exame. Os prestadores interessados em participar do Credenciamento deverão impreterivelmente encaminhar todos os documentos enumerados no item 5.1 do Edital, de hoje até o dia 15 de agosto de 2011, às 17 horas.
O edital com todas as informações está disponível na página da internet: www.araguari.mg.gov.br
Em caso de dúvida, basta entrar em contato através do telefone: 3690-3280.".


Pitaco do Blog
Certezas e dúvidas...
Certeza. Agora é oficial. Desde março, não são mais realizadas mamografias pela rede pública em Araguari. Somente os casos em que exista suspeita de câncer são encaminhados para exame em Uberlândia. Isso é grave.
Outra certeza? De acordo com a secretária de Saúde, somente no primeiro ano do governo Marcos Coelho foram realizadas 3 vezes mais mamografias do que no último ano do mandato de Marcos Alvim (3.451 contra 1.034). Se isso for verdade, algo estranho ocorreu em Araguari. Por que a demanda aumentou tanto? O governo anterior não realizava os exames necessários?
Dúvidas. No ano passado, com o mamógrafo do PSM funcionando, foram feitas 1.180 mamografias de janeiro a abril (média de 295 mamografias por mês ou 10 por dia). De maio a dezembro, quando o serviço foi terceirizado, realizaram-se 4.690 exames (média de 586 exames por mês ou 19 por dia). Estranhos números... Por que o número de exames diários praticamente dobrou a partir da terceirização do serviço? A contratação foi precedida de licitação? Quais os preços pagos por esses exames?
Mais dúvidas. Se as clínicas que prestavam o serviço por preços de mercado não se interessaram mais em fazê-lo, será que, agora, aparecerão empresas interessadas em prestar os mesmos serviços pela tabela do SUS (preços menores)? Só o tempo dirá...
Eu queria trazer mais certezas, mas infelizmente os dados disponíveis são insuficientes. Nem mesmo o Portal da Transparência nos ajuda nesses momentos, uma vez que a Prefeitura, estranhamente, passou a omitir informações importantes para o controle social.

12 comentários:

Anônimo disse...

Não aguento mais toda essa demagogia...
Não suporta mais ver esses seres tapando o sol com peneira
Não dá pra engolir tantas desculpas
Enfim...PRA MIM JÁ DEU!!!
SIM esse está sendo de longe o pior governo
Sandra Lúcia

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 19 de julho de 2011.

Prezados Srs.,

Certezas e dúvidas...
Certeza. Agora é oficial.

(...)
Segundo o relato redigido pelos policias, o ex-prefeito e um amigo agrediram Leonardo Oliveira com socos e chutes, causando várias lesões no procurador. Logo após o embate, os agressores saíram do local, não sendo localizados pela PM.

(***)
Leonardo foi atendido no Pronto Socorro e passa bem.
(***)

Minha opinião é a seguinte: nada justifica agressões.
(...)

Nossas Autoridades sentirão na pele - literalmente - as necessidades de um "Cidadão-comum", quando procura por nossas Instituições...

Claro que não terão privilégio algum né ?! A Lei é para todos.

(...)
Vamos esperar o desenrolar da história para trazer fatos novos a você, caro leitor.
(...)

Mas tem de ser RÁPIDO. Senão, ABAFAM !!!

Fonte do BAFÃO:
http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=26&Itemid=289

Pensar - livre pensar:

- Saudades do meu tempo de MULEQUE no Grupo Escolar: PORRADA !!! PORRADA !!! PORRADA !!!

( sic )

Saudades do tempo em que ATÈ nossas molecagens eram PUNIDAS.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Ianis disse...

Em tempo:

Dr. Marcos, tem aí alguma estatística sobre Knockouts ?!

Eu tenho uma sobre Blackouts:

Jalecos_colarinhos_brancos 11 x 0 Togas

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

garliene arts disse...

É mais uma forma de trocar gentileza , usando o cidadão pra tais acordos particulares .Tem nada de estranho ...>>>Esta tão claro isto viu. =S Fiscalizar, pois praticas antigas ainda são usadas neste governo. Ai digo ,desta forma jamais teremos SAÚDE nesta cidade.

Aristeu disse...

A única certeza é que as dúvidas não serão sanadas.

Iconoclasta disse...

"Por que o número de exames diários praticamente dobrou a partir da terceirização do serviço?"
R: Para maximizar os lucros da clínica particular.

"A contratação foi precedida de licitação?"
R: Bastante provável que não. Pois já temos exemplos o bastante de como o "Novo Modelo" dribla a ética das contratações.

"Quais os preços pagos por esses exames?"
R: Fica dificil realmente saber os valores já que sem licitação também ficamos sem as devidas prestações de contas como no TFD por exemplo.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 19 de julho de 2011.

Prezados Eleitores-neófitos ( leia-se "orelhas" mesmo )

Refrescando a memória:

(...)
"não seria justo que as conseqüências de seus atos fossem suportadas exclusivamente pela população local, que, certamente, será privada de serviços e obras voltadas para o atendimentos de suas necessidades diárias, acaso o Município continue obstado de receber repasses voluntários da União".
(...)

Fonte da bagaça:
http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=2580&Itemid=26

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Debora disse...

Mamaografia ficar sem este exame é o mesmo que omitir um socorro!

Mamografia não é apenas um exame para confirmação de um CÂNCER é para principalmente evitá-lo!

Não sei como administra uma cidade pois eu mal administro minha casa, mas acredito em DEUS e caso qualquer uma dessas pessoas tenham participação nisso.
Coidados!!
Acredito apenas na justiça DIVINA!!!

Iconoclasta disse...

Como Deus não existe...

Anônimo disse...

Eis que o Espírito Santo revela:

Iconoclasta e Colenghi são a mesma pessoa, ou alguém está em duplo pecado!

Iconoclasta disse...

Não somos a mesma pessoa... Temos algumas opiniões em comum e tantas outras questões somos divergentes. Mas quando o assunto é o "Novo Modelo" parece colocar todo mundo no mesmo plano, faça uma pesquisa, a rejeição é práticamente uniforme.
Espírito Santo não revela nada! Rídiculo! Em pleno século XXI ainda acreditar nessas forças imateriais e transcendentes que ao alienar o homem faça que essa existência -única que temos- seja desvalorizada para alcançar o "Além-Mundo".
Dá náusea quando vejo esses religiosos frequentadores da lei divina vomitando sua moralidade religiosa, invocando a piedade, compaixão, fraternidade... e na sua relação cotidiana muitos estão é armando contra os seus colegas, galgando espaço com a desgraça do outro. Mas como o cristianismo é a religião da "culpa" basta voltar para o seu Deus e buscar o perdão, e amanhã começo tudo de novo nesse ciclo que se reveste numa moral mentirosa com sua ética podre!

Iconoclasta disse...

Como já dizia Oscar Wilde, o único pecado é a ignorância.