segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mudança no sentido de via pública

A Prefeitura publicou o seguinte comunicado, alterando o sentido de ruas do centro da cidade:

"Comunicamos que para proporcionar mais segurança à população e melhorar as condições de trânsito de veículos na área central da cidade, as ruas Paissandu e João Peixoto terão os seus sentidos de mão de direção modificados a partir do dia 18/07/2011 (segunda-feira). Sendo assim, a Rua Paissandu deixa de ser mão dupla e passa para mão única sentido Avenida Bahia – Centro e a Rua João Peixoto invertendo o sentido atual entre os cruzamentos da Rua Samuel Santos com a Rua Quinca Mariano, para o sentido oposto Rua Quinca Mariano a Rua Samuel Santos/Praça Manoel Bonito."

O secretário municipal de Serviços Urbanos Cândido Costa Arruda afirmou ao jornal Gazeta do Triângulo que a medida foi tomada após o recebimento "de vários pedidos da população daquelas localidades e só está sendo viabilizada graças a estudos de trânsito quanto ao tráfego e fluxo diário de veículos." Ressaltou, ainda, que a medida visa a "oferecer maior segurança e comodidade aos araguarinos melhorando as condições para o tráfego de veículos no centro da cidade."

Além disso, o secretário esclareceu que toda a sinalização e a rotatória existente no cruzamento da  avenida Tiradentes com a rua Samuel Santos e praça Manoel Bonito seriam adaptadas.

Por fim, colocou à disposição dos usuários, para dúvidas, informações ou sugestões, os telefones 3690-3270 ou 3690-3181.
Fonte: Gazeta do Triângulo (clique aqui para ler a reportagem)


Pitaco do blog
Segundo o secretário, a medida atende ao pleito de usuários da via e de moradores da região. Contudo, sabemos, é impossível agradar a todos. O blog já recebeu uma reclamação. Alega-se que o motorista que vier pela Av. Tiradentes terá maior dificuldade para acessar a Rua João Peixoto. Uma das opções será descer pela Manoel Bonito, virar à direita na Dr. Afrânio, subir a Quinca Mariano, para só então alcançar a João Peixoto.
Aparentemente, a unificação do sentido da Rua Paissandu será benéfica, facilitando o acesso à principal via comercial da cidade. Já a modificação de sentido da João Peixoto tem aptidão para causar alguma celeuma pelos motivos alegados na reclamação recebida.
Não obstante, é preciso ressaltar que os reais efeitos dessas modificações só poderão realmente ser dimensionados após a sua efetivação. Por isso, a opinião dos usuários será muito importante na manutenção das alterações ou na volta à situação anterior. Vamos aguardar os pitacos.

12 comentários:

Aristeu disse...

Vários caminhos levavam à João Peixoto.

garliene arts disse...

Ahhh tá =S ... Gastão com tantas coisas e mudão tantas coisas ...>>E o mamógrafo num consertou??? Eitaaaa =S

Alessandre Campos disse...

Não se pode analisar a mudança no trânsito de maneira pontual. É necessário analisar todo o entorno e observar a segurança no trânsito.

Mas uma coisa é certa, verdadeira e constatada "in loco": os motorista e pedestres em Araguari precisam voltar para a auto-escola. Não respeitam e não entendem a sinalização.

Aparecida disse...

Raulzinho não sai de cima do muro ,meu voto ele não teve e não terá,gostaria que citasse as obras que o pai de Raulzinho trouxe para Araguari,obrigada!

18 de julho de 2011 13:06

Postar um comentário

Anônimo disse...

Inoclasta assume a pasta,vcs vão ver MARCÃO REELEITO e vcs com a boca lacrada.Quem é Raulzinho DEBOSTADO.

Rodolfo Paranhos disse...

Marcos,
realmente para ver as dimensoes do impacto que as mudancas irao causar, vai levar algum tempo. Achei interessante que voce tenha colocado o assunto em pauta para que possamos, como disse o Alessandre, analisar todo entorno, observar a seguranca e outras coisas mais. A Rua Joao Peixoto que teve sentido de mao invertido tera novos acessos que comecam pela Avenida Minas Gerais e demais ruas paralelas que cruzam com a Rua Expedicionarios, que possui sentido de mao dupla. Resta agora saber se os comerciantes da Rua Peixoto nao serao prejudicados com os impactos dessas mudanca, pois o facil acesso que havia pela Avenida Tiradentes nao existe mais.

Rodolfo Paranhos

Anônimo disse...

Verdade, Rodolfo.
No post, eu não quis entrar muito no mérito da questão, porque é um assunto muito técnico e eu não tenho conhecimento suficiente para contribuir com o debate. Como cidadão e a partir das experiências que vivenciei, entendo que o Alessandre tem total razão. É preciso ver o impacto causado pela mudança. Aqui em Brasília, por exemplo, dependendo do porte das alterações, são realizadas audiências públicas para verificar o chamado impacto de vizinhança.
Em Araguari, acredito ainda faltar uma maior seriedade no trato dessas questões urbanísticas. Às vezes, mudanças pontuais causam transtornos em setores que nem imaginávamos. Isso tem que ser bem pensando e discutido com a população.
O mais importante, a meu ver, é delimitar as formas de uso e ocupação do solo. É preciso definir claramente (e obedecer depois) quais os setores são estrita ou predominamente comerciais e quais se destinam a outros fins. A partir daí, vai-se montando o quebra-cabeças do trânsito e de outros equipamentos urbanos.

Marcos

Iconoclasta disse...

Essa é uma obra de grande impacto político. Com essa mudança de mão vai atropelar os seus adversários.
Bem que esse governo poderia mudar sua rota com destino ao inferno!

Rodolfo Paranhos disse...

Concordo Marcos,
como tambem nao tenho conhecimento tecnico para comentar tal assunto, fico a espera dos colegas e demais pitaqueiros do blog para obtermos maiores informacoes e na espectativa pra que corra tudo certo, beneficiando assim a nossa cidade.

Rodolfo Paranhos

Anônimo disse...

Márcio Marques, do Gazeta, sobre a mudança na João Peixoto:
"SOCORRO
Meus queridos leitores, o trânsito nas imediações da rua João Peixoto está um verdadeiro show de horrores. Uma confusão foi montada naquele local e os motoristas não se entendem. Ontem, pela manhã, fiquei parado próximo ao cruzamento da João Peixoto com a Quinca Mariano e me extasiei com tamanha discordância entre os condutores de veículos, no que diz respeito às mãos de direção. Vários deles inclusive, circulando na contramão, sem saber para onde ir. Tudo bem que foi sinalizado, mas, agentes de trânsito deveriam ficar naquela localidade para orientar todos que por ali circulam. O pior é que, quando fui sair com meu carro para voltar ao local de trabalho, quase bati de frente com um motorista que trafegava na contramão de direção. Foi por pouco...".

Marcos

Alessandre Campos disse...

O problema não são as mudanças no trânsito, mas a falta de preparo e respeito do condutor de veículos em circular pelas vias.

O que constatei "in loco" foi que estes condutores não conhecem o significado de placas de trânsito e sinalização estratigráfica horizontal (piso).

Com várias pessoas que conversei e que trabalham ou moram na região, a maioria aprovou as mudanças.

Anônimo disse...

Alessandre,

exceto os comerciantes da rua João Peixoto. Que foram os principais afetados pela mudança, já que o acesso ficou difícil. Eu pessoalmente conversei com alguns dos comerciantes daquela rua, e todos com quem conversei, alegaram queda de movimento, inclusive onde trabalho.

Saiu até matéria no Gazeta que um deles dizia:

"À reportagem da Gazeta do Triângulo um empresário que trabalha na rua João Peixoto e preferiu não ser identificado, deu sua opinião sobre o assunto: “ficou péssimo. A prefeitura disse que fez estudos e buscou atender ao pedido dos comerciantes, mas eu não fui procurado, ninguém me perguntou o que eu e meus vizinhos pensávamos sobre essa mudança. Centenas de carros passavam e paravam na porta dos nossos estabelecimentos. Até o acesso aqui era mais fácil. Depois dessa alteração, o movimento na empresa caiu e o fluxo de veículos nessa rua diminui consideravelmente. Acho que o município deve se preocupar com as carências da nossa cidade e do povo araguarino que precisa, antes de mais nada, de saúde e educação. Mexer em algo que está funcionando é gastar dinheiro à toa”, desabafou.

link da reportagem:

http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=16444:mudancas-no-transito-dividem-opinioes&catid=18:geral&Itemid=162

Na minha opinião, pra alguns motoristas e comerciantes da Tiradentes, Rui Barbosa e Rio Branco a mudança foi benéfica. Ganhou mais um acesso que aponta em direção ao "Centrão" propriamente dito.

Creio que o problema maior seria a ausência de um bom planejamento por parte da Secretaria de Serviços Urbanos.