segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cursos da UFU em Araguari

Acabo de receber uma boa notícia sobre a vinda de cursos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Reproduzo as palavras da secretária de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thereza Christina Griep, sobre o resultado da reunião realizada na vizinha cidade: 

Na data de hoje as 15h se reunião na reitoria da UFU em Uberlandia, O prefeito, as secretarias de planejamento, educação e Presidente da FAEC, Deputado Gilmar Machado e sua acessoria, as entidades de Classe de Araguari (Acia, CDL, União Estudantil) e demais representantes da cidade e o vereador Luiz Porcão assim como o vice prefeito para evoluçao do Campus de Araguari.

Ficaram pré selecionados os seguintes cursos:
Eng. Civil com enfase em Infraestrutura
En. Computaçao
Midia Digital
Letras Libras
Pedagogia Bilingue

Como segundo avaliaçao da propria populaçao o foco de Araguari é no ramo de engenharia o Reitor irá re-analisar os cursos podendo ser alterado para Eng. Civl, Eng. Mecanica e Midia Digital, sendo que os cursos de pedagogia e Letras, serão cursos complementares ao campos.

Daqui 15 dias teremos a posição final da UFU quanto aos cursos que encabeçarão o Campus, já tendo a certeza dos cursos de Eng. Civil e Midia Digital.

Já foram disponibilizadas pelo municipio 4 escolas para que a UFU possa avaliar e deliberar qual a melhor para que o primeiro vestibular possa ser realizado em jan/2012.


Pitaco do Blog
Estamos na torcida para que a vinda da UFU se concretize. Com a instalação desse campus e a anunciada criação de novos cursos pela UNIPAC, Araguari  vai se tornando um polo universitário. Além de facilitar a vida de estudantes araguarinos, que não terão que se deslocar mais para outras cidades, esse tipo de fato incrementa a economia local. São passos importantes no desenvolvimento do município. Que, na esteira desta boa notícia, venham outros benefícios para a cidade.

28 comentários:

Alessandre Campos disse...

Uma grande conquista de Araguari.

Momento que a cidade, mais que nunca, precisa se concentrar no Planejamento Urbano.

Parabéns aqueles que trabalharam por esta conquista.

Aristeu disse...

Viva Uberlândia!

Iconoclasta disse...

Viva Gilmar Machado!

Aletéia disse...

Também estou na torcida, mas cautela e caldo de não faz mal a ninguém!!!!!

Aletéia disse...

DESCULPEM!!!

OPS!!!!! CALDO DE GALINHA

Anônimo disse...

Viva o Prefeito Marcos Coelho e toda sua equipe que junto com o Gilmar Machado conseguiram este campus que todos sonham a tantos anos.

Anônimo disse...

Vai dar uma esquentada interessante na economia da cidade. Aqueles barezinhos do centro, que já estão cheios com a vinda de estudantes de fora para o curso de medicina da UNIPAC, vão ficar ainda mais.

Aletéia disse...

É verdade vai ser muito bom para a econômia, mas espero que possa servir para melhorar o nível intelectual da população de Araguari.

E desta forma evitar que estes CORONÉIS continuem a ser eleitos e a fazer toda a epécie de asneiras.

É melhor me calar antes que eles percebam que pode haver uma evolução no modo de pensar da população!


Antes que me esqueça, ficar agradecendo a administradores por fazerem o seu dever, que é melhorar a cidade, constitui uma atitude servil.

Alessandre Campos disse...

Pode também transformar a cidade num caos se não houver planejamento, principalmente urbano.

Os bajuladores de plantão não vão perder a oportunidade de dizer que isso dará a reeleição ao governo.

Só ficaria faltando o recapeamento das Av. Belchior de Godoi, Mato Grosso, Theodoreto Veloso, Hugo Dorázio - que na verdade é uma única Avenida com vários nomes, coisas de Araguari - para os puxa-sacos, principalmente radialista, ficarem tocando esse disco furado nas emissoras.

Iconoclasta disse...

Ainda sou cético quanto a extensão da UFU para Araguari, ainda mais se tratando do "Novo Modelo".
Estão desesperadamente atrás dessa extensão por fuga política, já que perderam praticamente todos os recursos para consolidar as políticas públicas na cidade. Se não fosse a articulação do deputado Gilmar Machado as chances seriam nulas, pois o "Novo Modelo" não teria articulação política forte e nem competência para tal empreendimento.
Apriori vão tentar estabelecer dois cursos que seja para buscar alavancar a moral do governo municipal que anda muitissíma abalada.
Vestibular já com data marcada? Para fazer política que seja um ou dois cursos, e com os alunos sentados em praça, assim a extensão ganha maior notoriedade com o público.

Sandra santos disse...

Iconoclasta,

A cada dia vc consegue se superar na sua idiotisse, como uma pessoa consegue ser tão imbecil como vc???

Fazem 25 anos que a UFU se instalou em Uberlandia, podendo ser instalada a todo este tempo em Araguari, mas os politicos da época não queriam que o curso de direito viesse para Araguari...

Agora o municipio está com uma posição diferente perante o cenário do triangulo e mesmo assim vc quer falar mal.

Pois bem, continue falando o tanto que voce quiser, pois assim o prefeito pode continuar calando sua boca e trazendo beneficios a cidade.

Espero que as consideraçoes do Alessandre sejam relamente verdadeiras, e que Araguari possa se tornar uma cidade urbanisticamente mais bem projetada e estruturada para poder atender a demanda que concerteza agora será maior.

Ahh só lembrando, que conforme o texto acima são 3 cursos que serão implementados e não dois.
E o vestibular ainda não esta confirmdado.

Anônimo disse...

For por derrotistas como vc Iconoclasta que Araguari se tornou a cidade que se tornou, ultrapassada...

Anônimo disse...

ASSESSORIA e CAMPUS

tomara que os estudantes aprendam a escrever corretamente

Iconoclasta disse...

Pena Sandra que nem posso lhe chama-lá de imbecil, pois todas as vezes que li algum comentário seu, tirei a conclusão que para vc chegar a esse nivel ainda vai ter que estudar muito!

"mas os politicos da época não queriam que o curso de direito viesse para Araguari..."

Me parece que caso a extensão realmente concretize, cursos como o do Direito, Medicina e outros já estão castrados. Assim não são apenas os políticos de outrora mas também está havendo um tolhimento em certos cursos para não competir com a UNIPAC. O que volto a reafirmar, estão desesparado, a única saída para fazer política para o próximo pleito é essa da extensão. Isso vai ser martelado o tempo todo nos veiculos de comunicação, já que deram conta e nem competência para colocar as politicas socias e públicas em prática.

"Agora o municipio está com uma posição diferente perante o cenário do triangulo"

Diferente como? Já são varios municipios na circunscrição com Araguari que já oferecem universidade pública para os seus cidadãos.
Só se diferença for na política do engodo, da incompetência com a maquina pública, da falta de planejamento, na falta de projetos consistentes, a diferença na perda de recursos, perdas de verbas por falta de aptidão em assuntos públicos, mostrou sua diferença também na destruição do seu próprio patrimônio cultural. É essa diferença que faz Araguari um atraso em todas as suas instâncias, seja social, politico e na economia. Também um troglodita a frente do executivo e um bando de assessores incompetentes e outros tantos olhando apenas os seus próprios interesses, não poderia sair outra coisa que uma aberração administrativa. Eis o desenho desse lixo de administração que é o "Novo Modelo", uma maquina de destruição e falcatruas generalizada.

Dilson Martins disse...

Este fato concretizado eleva Araguari em vários pontos!
Que também perdure e prospere a UNIPAC!
Que estes cursos da UFU apenas iniciem uma sinalização da vinda de outros tantos! E que, sejam tomadas todas as precauções para que as consequências positivas deste campus sejam várias vezes maiores que os percauços.

garliene arts disse...

Sempre os atos politicos =S ..>>> Aguardar e torcer =S

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 12 de julho de 2011.

Prezados Cidadãos,

Ufa !!!

Enfim, Araguarinos debatendo...

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Aletéia disse...

Que bom que a sandrinha nos trouxe a informação que teremos curso de DIREITO no suposto Campus de Araguari.Onde será que elazinha descobriu esta informação?

Pois, segundo a reportagem, seriam curso de Eng. Civil com enfase em Infraestrutura En.Computaçao
Midia Digital
Letras Libras
Pedagogia Bilingue,
Engraçado não vi nem um curso que exista na UNIPAC? Vocês viram queridos "neofitos"?

Iconoclasta disse...

A única coisa que vamos ver nessa jogada é um abacaxi para o próximo administrador.
Basta acompanhar os bastidores desse processo, vão ofertar prédios para que a UFU analise onde a extensão funcionária de modo temporário até construir a sua própria estrutura física. É claro que esse "temporário" vai ser arrastado até as eleições do proximo ano com muita mentira, e quando perderem as eleições fica o abacaxi para o próximo governo. A própria admnistração já confirma as dificuldades em adquirir um terreno apropriado para a extensão.
Tudo que esse governo coloca a mão não vai pra frente! É um verdadeiro baú de incompetência.

Marcus Vinicius fora 15 disse...

O campus Araguari já é motivo de piada nos corredores do Santa Mônica. Alguns professores já cutucam dizendo que aluno do primeiro período é que vai dar aulas lá...
A falta de estrutura certamente nao atrairam professores, afinal engenharia existe necessidade de uma estrutura fisica, laboratórios, oficinas. Sem contar que ainda nem pensaram em uma biblioteca estruturada. O que A administração ofeceu é muito aquém das necessidades de um campus.
O Iconoclasta tem razão em muita coisa e como diz uma colega, cautela e canja de galinha...

Alessandre Campos disse...

Sandra Santos,

Não sei onde você tirou suas informações, conforme a Wikipédia temos:

Histórico da UFU

Foi inicialmente autorizada a funcionar em 14 de agosto de 1969 (42 anos) pelo decreto-lei nº 762 e se tornou uma Universidade Federal através da Lei no. 6.532, de 24 de maio de 1978 (33 anos). A UFU tem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Sua organização e funcionamento são orientados por legislação federal, por seu Estatuto, Regimento Geral e por normas internas.

São 11 institutos, 17 faculdades, 49 cursos de graduação em Uberlândia e 11 cursos em Ituiutaba, 51 cursos de especialização, 27 programas de mestrado e 14 programas de doutorado.

Em Uberlândia, a Universidade têm 3 Campi, sendo eles:

Campus Educação Física, abrigando os cursos de Educação Física e Fisioterapia.
Campus Santa Mônica, abrigando os cursos de Ciências Exatas e Ciências Humanas.
Campus Umuarama, abrigando os cursos de Ciências Biológicas e Médicas.

Também possui Campus nas seguintes cidades:

Ituiutaba
Monte Carmelo
Patos de Minas.

A Universidade conta ainda com uma escola de ensino básico, a ESEBA (Escola de Educação Básica), e a ESTES (Escola Técnica de Saúde).

Alessandre Campos disse...

Sandra Santos,

Eu disse que Araguari NECESSITA de um Planejamento urbano para que não se torne um caos.

Eu não disse que com a vinda da extensão da UFU a cidade se tornará urbanisticamente melhor: há uma distância grande nisso.

Aletéia disse...

Entendeu Sandrinha?

Colenghi disse...

A Universidade Pública ainda é um dos poucos lugares onde a pesquisa científica é elaborada. Temos grandes centros de pesquisas em Universidades Públicas que tomam por rumo o desenvolvimento técnico-científico do país.
Enquanto a universidade particular espreme a grade curricular para jogar profissionais mais rápido no mercado, a universidade pública, do meu ponto de vista, ainda é a grande produtora de conhecimento no país.
Desse ponto de vista, somente loucos poderiam ser contra a instalação de um campus da UFU em nossa cidade. Porém, como já foi dito, canja e caldo de galinha para nós cidadãos é essencial , no mesmo montante quanto a cara de pau daqueles que vem defender o governo aqui. Haja óleo de peroba.
O que me preocupa é a estrutura física oferecida, que mais tarde poderá se tornar impraticável e prejudicar os futuros alunos. Outra preocupação descamba para a concorrência da UNIPAC, sendo que a última, detém cursos de renome elitista como medicina, direito...Bonifácio Andrada tolerará essa concorrência? Dúvido! Creio que a possibilidade de ampliação é especulação. Aliás, especulação eleitoral.
Interessante notar, que prometeram vestibular para janeiro. A Informação que tenho, inclusive porque irei concorrer a uma vaga, é que a UFU à partir de janeiro usará o ENEM através do SISU. Alguém está mal informado.

Aletéia disse...

Realemente somente quem não conhece a UFU para pensar que qualquer instalação vai servir.

Os cursos de Engenharia da UFU ocupam vários blocos no Campus Santa Mônica.


O curso de Letras até 2008, ocupava dois blocos e estavam construindo mais um.


Espero que o nome UFU não seja desrespeitado, pois Araguari merece um Campus Decente.


É claro que ninguém torce contra, muito pelo contrário peso até em fazer outro curso(caso melhorem as ofertas).



Mas é bom ter cautela!!!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existe a possibilidade de possuir o curso de jornalismo no campus araguari da UFU???

Anônimo disse...

Caro Anonimo acima


vc gostaria de saber se existira o curso de jornalismo?

Eu já gostaria de saber é se vai mesmo ter uma UFU aqui, sinceridade, acredito que sem chances essa admnistraçao de Araguari conseguir concretizar isso.

Anônimo disse...

A reitoria de extensão da UFU desconhece Araguari como futuro campus de extensão. Alguém está mentindo de novo.