terça-feira, 26 de julho de 2011

Abuso na realização de contratações temporárias

O Gazeta do Triângulo veicula hoje informação de que o vereador Sebastião Vieira (PRP) questionou junto ao Ministério Público a realização de mais um processo seletivo para contratação temporária de professores municipais. O edital questionado foi publicado neste mês, prevendo a realização de provas no dia 1º de agosto para o preenchimento de 36 vagas.
Segundo o vereador, o município se comprometeu a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, por meio do qual assumiria o compromisso de não mais realizar esse tipo de contratação no segundo semestre deste ano.
Por sua vez, o secretário de Administração, Levi Siqueira, afirmou que existe uma lei autorizativa prevendo a realização do processo seletivo e que, em breve, será realizado o concurso público cujo edital já está pronto.
Quero parabenizar o vereador pela medida adotada. As contratações temporárias, conforme previsto na Constituição Federal, são para atender situações excepcionais. Ora, falta de professores, em regra, não se enquadram nessas exceções. Até se admite a contratação para, por exemplo, substituir um professor em licença. Mas não pode ser realizada para suprir carências definitivas, como no caso de professores aposentados, exonerados ou falecidos.
Além disso, conforme muito lembrado pelo vereador na reportagem, os processos seletivos não são tão confiáveis quanto o concurso público. As tais entrevistas ou análises de currículos permitem toda a sorte de subjetivismos e favorecimentos indevidos.
Por outro lado, quero lamentar a atuação da Prefeitura nesses e em outros episódios. Existem diversos casos de irregularidades praticadas pela atual Administração, conforme denunciado aqui. Quase nenhum deles recebeu o tratamento devido. Esperava-se correção, mudança de rumos. Contudo, os governantes atuais, absolutamente convictos da impunidade, permanecem cometendo toda a sorte de desatinos. Nada os faz mudar de opinião. Quase todas as respostas dadas à população são artificiais. Procuram desqualificar os denunciantes. Dizem que é coisa da oposição. Dificilmente chegam ao cerne da questão. Nunca nos dão respostas satisfatórias. Apenas varrem a sujeira pra debaixo do tapete. Um dia, a casa cai...

Fonte: Gazeta do Triângulo

20 comentários:

Iconoclasta disse...

Esquece concurso público nessa atual gestão. Vamos esquecer isso. Toda semana é essa mesma enrolação, secretário vai até a emissora de rádio e fala que o estudo do impacto sobre a folha está em fase de conclusão, a revisão do plano de carreira já está sendo entregue para apreciação do legislativo, o edital já está pronto, a empresa que vai elaborar a prova já foi contratada... E até hj NADA!

Anônimo disse...

engraçado que o Edilvo não fala na mafia da Home-Care que instalaram aqui no município na gestão fraudulenta de Marcos Alvim e Cia Ltda. Inclusive com sua complacência. Agora jogar pedra agora é fácil depois que a prefeitura teve que reassumir a farmácia aos cacos. tudo deixado às traças pela famigerada Home Care.
Vale lembrar que foram desviados mais de 4 milhões do hospital municipal pelo sr. marcos alvim e sua trupe!!! Mirian!!! Deixa o comentário ai seus covardes!!!

Anônimo disse...

Curioso que ninguém fala nada do

Iconoclasta disse...

Está mais que visivel que o "Novo Modelo" busca por meio do processo seletivo criar um núcleo de apoio ao seu governo pela via do contrato, o famoso cabide de emprego para arregimentar votos futuramente.
Essa base de apóio que constitui curral eleitoral deveria ser observado pelo Ministério Público, pois é inconcebivel que uma instituição pública como é o caso da prefeitura que hj oferece plano de carreira aos seus funcionários ingressarem pessoas mediante contratação.

Anônimo disse...

VCS estão desesperado por que estão sendo reprovadas as contas no TCU...te pergunto sua vadia aonde o governo está mandando o dinheiro? e a CLI da saúde ROUBO com dinheiro público... fora outras maracutaias e mas remédios vencidos para à população...HOME-CARE volta por que esse rombo do atual governo do qual a tal MIRIAM incopetentes faz parte estão dando homem -caro entendeu MIRIAM. beijin

Anônimo disse...

AQuela carta jogada na ruas de araguari fala muito né... só pagando imprensa atrás de imprensa para falar do bem desse governo estou com a carta na mão será por que não deu em nada nicinha amante de Marcão e vc é de quem? MIRIAM?e a CLI da saúde? estou com a carta na mão nossa tantas empreteiras? sujo falando do mal lavados, sua vida filha foi puchada vc é uma VAGAL de uberlândia que coisa feia arruma um amante na carta fala que nicinha é amante de Marcão a cidade toda sabe... só que nós descobrimos mas... coitado de Marcão por que será que ninguém descobriu quem jogou a carta até agora? é Vai passar como passou à compra de votos que por sinal são muitos que querem falar a fia não se esqueça a conta do prefeitinho foi reprovado no TCU... à população já sabe fora outras estou com a carta em minhas mãos,amantes,e amantes,Miriam nosso dinheiro ´´e capim nesse governo porque se somar os anos que ele está na prefeitura pagando imprensas e imprensas de uberlândia no valor de DUZENTOS MIL REAIS quanto é a soma so ROMBO E ROUBOS juntos?

Iconoclasta disse...

Vejam a coluna "Em Foco" do Jornal oficial do governo:

"Em alguns setores da Prefeitura de Araguari há um certo “patrimonialismo”, com muitos servidores concursados julgando-se donos do poder público municipal nas suas respectivas áreas de atuação, esquecendo-se do caráter público de suas funções. Para piorar o quadro, a maioria dos servidores nomeados para cargos de confiança tem salários menores que os servidores concursados, pois estes vão acumulando vantagens, como gratificações, horas extras, qüinqüênios etc, o que leva à falta de comprometimento e interesse pelo serviço público de alguns servidores nomeados em cargos de confiança."

Essa matéria publicada no jornal fica claro qual é a relação do "Novo Modelo" com funcionários concursados. É lamentavél por duas razões:

1ª A matéria faz critica ao fato de servidores concursados acumularem vantagens ao longo do exércicio de suas funções. Trata o assunto como se isso fosse um mal. Oras! Todas essas vantagens foram conquistadas com anos de dedicação ao trabalho. O servidor não merece ser valorizado? Para o "Novo Modelo" fica bastante claro que NÃO!!! Querem valorizar cargos de confiança que nada ou pouco contribuem para o serviço público, pois sua estadia é temporária, pouco importando como vai repassar a sua função.
Mas é lógico a preferência em valorizar cargos de confiança, pois são compromissos políticos com aqueles que os ajudaram em campanha.

2ª Por fim a matéria no seu desfecho trata o funcionário concursado como aquele funcionário negligente, descompromissado e desinteressado com a sua função.
O preconceito do artigo que é a voz oficial do
"Novo Modelo" nos revela que a admnistração tem a sua própria solução, empregar mediante contrato, pois assim vc têm um fucionário não digamos compromissado mas amendrontado que é o mais importante, um servidor onde as suas garantias seriam minadas, as vantagens que poderia ele perceber com o tempo de serviço prestado seriam aniquiladas, e tudo isso para satisfazer a "elite" da administração.
Eis a ética do "Novo Modelo"

Anônimo disse...

Essa vagabunda.... não trabalha fica espionando o blog...esse governo dando remédio vencido para à população... cafageste serve bem para vc e o novo modelo de Administração... se faz parte da sua pasta vc mais uma incopetentes,aliás lembra tanto do governo passado mas não lembro desse berrante absurdo de fornecer remédinhos vencidos...preferia o governo passado roubava como todos governo... quem é vc filha? chupa de quem?calma seus dias estão contados... se o cafageste não comprar voto...vc MIRIAM vai lamber o chão para manter pouse de honesta...depois desse governo aah!!! eu quero rir da sua cara vou falar para o novo prefeito,coloque ela para limpar chão eu quero sujar tanto o pé e exigir limpeza nos aguarde MIRIAM.

Anônimo disse...

Lógico, prefeito passa principalmente esse não vemos a hora de acabar e nós ficamos...muitos apoiaram esse governo por mentiras e promessas,eles não sabem quanto nós temos FORÇAS, se nem cargo de confiança que foi do ex fala eu tenho que fingi que gosto para manter meu trabalho mas gostava de um outro de outro agora esse nem nicinha ama fingi lógico segundo que foi falado tem motivos,din ,din

Anônimo disse...

O Edilvo já falou INÚMERAS vezes sobre a Home Care; aqui, nos jornais, na Câmara Municipal e no Ministério Público. E continua à disposição da Justiça, caso necessário.

Tô começando a afunilar e imagino que essa(e) Mirian pode muito bem ser algum alcóolatra pendurado, temporariamente, no cabide da prefeitura...

ou alguma sapata mal resolvida, que vai eternamente se prestar ao papel secundário de babar o ovo do prefeito de plantão (todos eles) e do(a) secretário da vez, vivendo sem luz própria e sem servir de referência pra ninguém.

Imagino o nível desse pessoal quando a campanha eleitora começar...

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Anônimo disse...

Amei Edilvo ela não quer sapata quer BILAL,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Nesta mundo tem gente que se presta a fazer qualquer papel, principalmente os que gostam de defender o indefensável. Mas é bom lembrar a esses que da fama a sarjeta e só um empurrãozinho.

Iconoclasta disse...

"Mirian" o relatório final da CLI elaborada pelo vereador Tiãzinho apontou uma série de irregularidades com a movimentação do dinheiro público, como por exemplo, uso de "laranjas", servidores que foram forçados a deixar sua conta particular aberta para receber o repasse do TFD, verbas usadas sem prestação de contas, documentos com os valores dos repasses burlados...
Até visitou a residência de alguns pacientes pedindo que os mesmos afirmassem valores diferentes de quando obtevem o repasse.
Quem são vcs do "Novo Modelo" para julgar outras pessoas. Ninguém dessa administração é apropriado em falar em desvio de verbas.

Alberto (Bairro Goiás) disse...

Marcos, vamos ficar atentos porque esse processo seletivo pode ter cartas marcadas. Segundo algumas informações cada vereador da situação pode indicar até três concorrentes para ocuparem as vagas de agente sanitário de saúde. Nós que não temos "costas quentes" vamos participar de uma concorrência desleal. Alguém poderia apurar isso pra nós.

Esperança disse...

Agora entendi, como vereador de oposição não tem essas vantagens, como cartas marcadas, ai ataca. E tudo farinha do mesmo saco, nenhum de nossos representantes lutam pelo coletivo, eles lutam pelo próprio umbigo. Muito triste isso dentro de nossa sociedade.

Anônimo disse...

Alberto, isso é preocupante. Sugiro que você leve essa informação até o Ministério Público. Lá já existe um procedimento instaurado a meu pedido, questionando as contratações temporárias (Processo nº 0035.09.000374-6).
De nossa parte, vamos questionar o assunto aqui.

Marcos

antonia arruda disse...

Sabe o que é triste? Sabermos que quando sair o edital do concurso, com certeza terá algum item onde acontecerá o seguinte: Apenas pessoas indicadas como no contrato serão aprovadas, tenho quase certeza de que haverá um entrevista como parte do concurso e aí todos sabem o resultado.

Iconoclasta disse...

Ministério Público aqui de Araguari? Pois é Marcos, conversando com algumas pessoas atentas a política da nossa cidade pude saber que essas denúncias no Ministério Público fez apenas cócegas na administração. E para maquiar a inserção por meio de um simples contrato, isto é, dar um caratér imparcial a contratação, o próprio Ministério Público sugeriu a prefeitura para fazer o processo seletivo. Então...

Anônimo disse...

Alberto (Bairro Goiás) , isto que você falou é fato! Neste processo seletivo pra professores (que tiveram seus contratos temporários vencidos agora) os vereadores de situação tem sim os nomes carimbados de quem vai continuar. Não posso me identificar, mas eu soube que um assessor do vereador Hamilton Jr disse pra uma professora que foi despedida agora nas férias porque seu contrato venceu QUE ELA CONTINUA DANDO AULAS, QUE A VAGA DELA TÁ GARANTIDA! QUE ELA NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, É SÓ ASSINAR A DEMISSÃO E DEPOIS VAI SER CONTRATADA DE NOVO! O RESULTADO SAI DIA 01/08. FIQUEMOS DE OLHO!!!

Anônimo disse...

Vamos juntar todos esses fatos, com provas( processo seletivo, fisioterapias hospitalares, até mesmo o roubo dos TFD s entre outras coisas)
e vamos denunciar a televisão.. Eles morrem de medo, pois é bem negativo para o nosso pref.
Denunciar tudo já!!!