segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saúde pública: a regionalização do inexistente

Araguari é uma cidade surreal. Ou melhor, a gestão pública da cidade é que possui essa "qualidade". A Secretária de Planejamento, Tereza Cristina Griep, anunciou hoje a realização de estudos para tornar "regional" o Hospital Municipal. Essa afirmação da secretária contém algumas incoerências.
Primeiro, antes de ser regional, aquele prédio precisa, primeiro, ser um hospital. Para essa finalidade, o imóvel já foi condenado pelo Ministério da Saúde. Como transformar "aquilo" num Hospital Regional? Qual o custoxbenefício disso? Sem dúvida, essa tarefa irá demandar um grande esforço político. Contornar critérios técnicos, por vezes, é difícil até para os políticos...
Segundo, essa pretensão mostra que o governo não tem norte, não tem planejamento algum. Ora, diz que irá desativar o Pronto Socorro Municipal, transferindo-o para o prédio do HM, ora afirma que irá transformar o HM em hospital regional, atraindo pacientes de outras cidades para o já caótico serviço público de saúde municipal.
Essa falta de norte fica bem clara quando se constata que o governo vem construindo mais prédios para instalar outras unidades de saúde (Postos de Saúde da Família, Policlínica). A ampliação das instalações, por óbvio, é necessária. Mas como colocar essas unidades em funcionamento se não temos profissionais e equipamentos suficientes para atender satisfatoriamente na estrutura atual?
A meu ver, na seara da saúde pública, a gestão atual repete os mesmos erros cometidos durante parte do governo Alvim. Dessa forma, além do HM, poderemos ter, em breve, outros "elefantes brancos" pela cidade. Serão monumentos à falta de planejamento.

8 comentários:

Iconoclasta disse...

Hospital Regional?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkk

Pausa; respira...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

E de rir mesmo. Essa boneca de presépío não sabe nem o que está falando. É mais uma inmcopetente que entrou por ser nora do Prefeito..

Anônimo disse...

Regionalização??

Provável equívoco, causado pela falta de gente com um mínimo de conhecimento da organização do SUS. De acordo com o Plano Diretor de Regionalização do SUS em Minas Gerais, Araguari JÁ É polo microrregional, desde 2002.

Os municípios adscritos a esse polo são a própria Araguari, Indianópolis e Cascalho Rico.

Portanto, falar em "regionalização" é chover no molhado; ou mais uma jogada oportunista, tapando o sol com a peneira e jogando pra torcida.

Quanto ao Hospital Municipal, desde sua concepção, em 2001, até o final da obra (em 2003, salvo engano) o silêncio da sociedade civil e a omissão da Câmara Municipal foram os grandes alimentadores do "elefante".

O projeto de gestão que elaboramos (grupo de trabalho) em 2007 foi devidamente engavetado pelo então prefeito. E esquecido pelo atual.

Edilvo Mota
Ex-secretário de saúde (janeiro 2005 - março 2008)
Especialista em Administração de Serviços de Saúde

Colenghi disse...

Hospital regional?
No programa do Valmir Brasileiro ontem, ele já fez a maior propaganda:
"Tá vendo? Marcão não quer coisa pequena, enquanto alguns preocupam com hospital municipal, chega a notícia pra nós de que vai virar regional".
È Brincadeira esse pessoal achar que engana todo mundo.

CIDADÃO DESESPERADO E QUASE PERDIDO disse...

Vamos regionalizar o quê? A SAÚDE PÚBLICA DE ARAGUARI, O ELEFANTE BRANCO (HOSPITAL MUNICIPAL), O DESCREDICIAMENTO DOS PSFs? Por favor, pessoal do NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO, boca fechada não entra mosca e não sai asneira!!!!!!!!!!!!!! Portanto, FIQUEM CALADOS E QUIETOS.

Anônimo disse...

O cidadão dsesperado está quase perdido? Me pergunto o que falta para ele se perder, pois acho que não falta muita coisa(ruim!!!!) para acontecer.

Anônimo disse...

é de rir mesmo!!!! vcs estão sabendo que todos os serviços da Saúde estão com telefone cortado?? inclusive o Pronto-Socorro(!!!!!) não é possível nem fazer ligações na saúde, vcs acham que é possível dar um jeito nesse hospital?

Anônimo disse...

olha ésta nora do prefeito de araguari
é uma vergonha para qualquer lugar onde trabalha
eu sei muito bem como esta melher é inconpetente tenho pena da cidade de araguari