segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobrinhos problemáticos

 Fonte: Coluna Drops, Gazeta do Triângulo, edição de 26/03/2011.
"TODOS OS SOBRINHOS DOS PREFEITOS
Marcos Alvim, durante todo o seu governo, carregou o fardo junto com acusações, que não passaram do terreno das suposições, por ter um sobrinho que virou empresário no ramo de combustível. Até hoje, nas rodinhas que se formam por ai, o assunto é um prato para a oposição, que chamo aqui de “oposição de boteco”, pela natureza meramente especulativa, que não sai das mesas abarrotadas de cerveja e muita maledicência. Também Marcão tem um sobrinho, que faz parte oficialmente do seu governo. É secretário adjunto da saúde. Na reunião do dia 15 de março, os vereadores da oposição não ficaram nada satisfeitos com uma resposta de Rodrigo Povoa, sobrinho do prefeito, a um ofício para comparecer à Câmara Municipal, para prestar esclarecimentos. Em função disso, os vereadores Raul José de Belém, Werley Macedo e Wesley Lucas requereram junto ao presidente da Câmara o envio de ofício ao prefeito solicitando informações a respeito da nomeação do secretário-sobrinho, cópia de documentos pessoais, as funções que desempenha, jornada de trabalho e o relatório das atividades desenvolvidas. Poderia ter evitado a saia justa, simplesmente se dispondo a comparecer na Câmara e pronto. Sem lenha na fogueira."
Pitaco do blog

O colunista Ronaldo César Borges foi muito feliz ao trazer para a cena um personagem que, como ele mesmo diz, era objeto de discussão apenas pela "oposição de boteco". Trata-se do sobrinho do ex-Prefeito Marcos Alvim, conhecido por "Mama" e que se tornou, rapidamente, um próspero empresário do ramo de combustíveis na cidade.

Realmente, esse é um tema que ainda não foi bem digerido por parte da comunidade araguarina. Conversando com algumas pessoas, notei que elas estranham a forma meteórica como o sobrinho de Marcos Alvim aumentou rapidamente o seu patrimônio, justamente durante o mandato do tio. Mas, como disse o colunista,  tudo não passa de especulação. Nos processos judiciais que apuram irregularidades na gestão anterior, por exemplo, não se discute a ligação entre o ex-Prefeito e o seu sobrinho. A não ser que surjam fatos novos, esse assunto está fadado a entrar para o folclore político da cidade.

Já na gestão atual, conforme bem salientado pelo colunista, questiona-se outra relação de parentesco. Desta feita, a situação é um pouco diferente. A ligação de Rodrigo Póvoa, sobrinho do atual Prefeito, com o poder é formalizada. Especialista em turismo, Rodrigo ocupa o cargo em comissão de Secretário-adjunto da Secretaria de Saúde.

A sua atuação na Secretaria de Saúde, até então discreta, acabou chamando a atenção da população graças a um erro político do próprio governo. Na intenção de se furtar ao controle exercido pela Câmara e "muito bem" orientado pela Procuradoria do município, o nepote deixou de atender ao chamamento dos vereadores para prestar esclarecimentos sobre fatos relacionados à gestão da Secretaria de Saúde. Depois de ter atraído a atenção dos holofotes, o sobrinho do Prefeito terá agora de se explicar perante a Câmara, que está curiosa para saber detalhes da sua nomeação, dos seus atributos para ocupar o cargo, das funções por ele exercidas, etc. Esperamos que, ao contrário do caso anterior, os desdobramentos dos fatos que envolvem a nomeação e a atuação do sobrinho do Prefeito Marcos Coelho não sejam somente tema de conversas de boteco.

6 comentários:

Edilvo Mota disse...

O não comparecimento de QUALQUER secretário municipal à Câmara, em face de convocação do Poder Legislativo, implica na automática exoneração do desidioso (vide Lei Orgânica do Município).

Pessoalmente, duvido que a Câmara tenha peito (ou isenção) para tanto...

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 28 de março de 2011.

Prezados Contribuíntes,

(...)
“oposição de boteco”, pela natureza meramente especulativa
(...)

Que tal um desafio para mensurarmos a qualidade do novo Serviço Público que nos será disponibilizado em breve?!

Poderíamos ficar mais tranquilos, quando estes nobres, prósperos, abençoados e SUPER ULTRA MEGA POWER & competentes Empreendedores se candidatarem ao CDL, ACIA, outras entidades ou ORDENS... até mesmo ao Legislativo ou Executivo...

CLARO: O pitaqueiro aqui ( eu ) deverá ser o primeiro, e na sequência, todos os intocáveis sobrinhos. E os intocáveis titios também.

Fonte do desafio:
http://tinyurl.com/5vpvsw4

Alguém se lembra da Declaração de Bens dos nossos Candidados, junto ao TRE ?

Pois é... Nem o TRE... nem a RFB !!!

Ainda bem que não existe absolutamente Legislação alguma para quem não consegue comprovar a origem de seu Patrimônio...

Falando nisso, como é mesmo que adquiri o meu? Ah! Trabalhando...

Bom trabalho a todos. Ao novo POSTO também. Espero que este novo posto não seja do ...

;-)

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

NUNCA OUVI FALAR QUE O SECRETARIO DE SAÚDE FOSSE ESPECIALISTA EM TURISMO, QUE EU SAIBA ELE É FORMADO EM ADMINISTRAÇAO, OU SEJA ELE ESTARIA TECNICAMENTE QUALIFICADO PARA O CARGO.

antonia disse...

Seja formado no que for, qualificado ou não, a saúde pública da cidade de araguari está um caos, culpa de que eu não sei, mais que ta ruim está!!!!!!!!!!!!!!!

Roselane disse...

Não concordo que a SAÚDE PÚBLICA EM ARAGUARI esteja ruim, pois para chegar a ficar ruim tem que melhorar muito!!!!!!!!! E MUITOOO!!!!!!

Anônimo disse...

Senhores...

Com todo respeito, mas o "novo secretário(Sobrinho)", passou recentemente em um vestibular para o curso de Administração Pública, e ao que me parece, não é só na camara que deixa de ir, mas também nas monitorias, se esta matriculado ou não ninguem sabe. Agora, Curso de Administração Pública?? parece até coisa c ombinada. E Araguari continua...