quarta-feira, 16 de março de 2011

Concurso Público

Secretaria de Administração deve divulgar edital de concurso público em maio
Escrito por Fabryne Obalhe
A prefeitura de Araguari definiu e está organizando concurso público para preenchimento de várias vagas no município.

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, Levi de Almeida Siqueira, secretário de Administração, disse que o concurso será realizado ainda este semestre e informou que aguarda o encaminhamento do plano de cargos e salários da revisão final prevista para abril, para ter exatamente o impacto do plano e a condição financeira de quantas vagas poderá suprir através desse concurso, tendo em vista que hoje, é previsto em lei, que sendo disponibilizado um número de vagas, é obrigatório o preenchimento dessas.
De acordo com o secretário de Administração Levi Siqueira, a contratação será imediata após a divulgação oficial da listagem dos aprovados
Segundo informou as áreas prioritárias e com maior déficit de servidores são saúde e educação. “Seria muito precipitado de minha parte anunciar as vagas disponíveis agora, mas, por exemplo, hoje temos 220 servidores contratados cujas vagas pretendemos preencher com pessoas concursadas. Então, posso adiantar que esse número seria preenchido nas áreas de saúde e educação, porém existem outros campos que também apresentam déficit e que pretendemos abrir vagas no concurso”, destacou Levi.
De acordo com o secretário, as provas serão de nível básico, médio e superior e há previsão de segunda ou terceira fases para áreas específicas; uma prova de capacitação para exercer determinadas funções como motorista, operador de máquinas, médico especialista, etc. “Aquilo que pudermos colocar em duas ou até três fases vamos fazer. No caso de médico talvez possamos fazer no geral e depois uma prova específica para admitir os melhores profissionais em cada especialidade ou que tenham uma formação melhor”, completou ele.
Ainda de acordo com Levi Siqueira, a contratação será imediata após a divulgação oficial da listagem dos primeiros colocados ou aprovados. “O contrato de grande parte desses funcionários vence, no máximo, até junho então, precisamos convocar os primeiros colocados no concurso para serem admitidos, sobretudo, na área da educação, tendo em vista que as professoras no segundo semestre precisam ser concursadas, não existe mais a possibilidade de renovar o contrato delas. São apenas 18 meses, a lei não permite mais que isso”.
Quanto à confecção, elaboração das provas, a prefeitura fará um processo licitatório para contratação de empresa experiente e idônea que será acompanhada por uma comissão do município afim de evitar qualquer tipo de irregularidade que por ventura possa vir a prejudicar ou causar o cancelamento do concurso.
Por fim, Levi de Almeida Siqueira, disse que a expectativa é de que até início de maio o edital seja liberado e divulgado para início das inscrições.
Transcrito do Gazeta do Triângulo

Pitaco do Blog
Esta é, sem dúvida, uma boa notícia. É claro que ainda temos que esperar a concretização dessa pretensão. Afinla, quase tudo que vem da Prefeitura costuma ser enrolado...
Já falei para algumas pessoas e repito aqui. Se os Poderes Executivo e Legislativo fossem minimamente sérios, poderiam, de cara, realizar concursos para contratar mais de mil pessoas, dando emprego a muita gente que tem de sair de Araguari para buscar melhores empregos. Mais ainda, poderiam dar melhores condições (inclusive salários) aos seus servidores. Mas, em Araguari as "coisas" são sempre mais complicadas.
Vamos aguardar o edital para ver se realmente serão preenchidas as vagas existentes, se não haverá alguma espécie de favorecimento a quem já ocupa cargo de confiança no município, se haverá licitação para contratar a banca examinadora, se o valor da inscrição não é desproporcional, se há reserva de vagas para deficientes físicos, se o prazo de inscrição é razoável (acreditem se quiserem, mas tem município que fixa o prazo de inscrição em horas, pegando todos de surpresa), etc.
De qualquer forma, quem quiser ingressar no serviço público pela porta democrática dos concursos públicos pode começar a ler algo sobre Português e Matemática. Uma boa ideia seria olhar os últimos editais de concursos da Prefeitura e já começar a estudar as matérias específicas de cada área (Enfermagem, Tecnologia da Informação, etc.).

3 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi dizer de fontes confiáveis que já estão escolhidos os "aprovados" desse concurso...

Anônimo disse...

E não é de se surpreender, com o que temos visto do nosso prefeito...

Anônimo disse...

cada vereador recebe sua cota de vaga pra fazer politicagem