domingo, 16 de janeiro de 2011

Ações de combate à dengue serão realizadas nos distritos de Araguari

     Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Araguari por meio da Secretaria de Saúde está intensificando o trabalho de combate à dengue. Na próxima segunda-feira, (17), no distrito de Amanhece vai acontecer uma ação contra a dengue. Profissionais da Secretaria de Saúde vão estar no distrito para realizarem um trabalho de conscientização e de alerta sobre os perigos desta doença. Para dar continuidade às atividades, na terça-feira, (18), a Secretaria realizará mais uma ação que será  em  Piracaíba.
    A secretária de Saúde, Iara Cristina Borges disse que o trabalho de combate à dengue é uma grande preocupação das equipes que trabalham na Secretaria, principalmente nesta época de chuvas, em que, segundo ela,  o mosquito aedes aegypit já está sendo encontrado novamente e causando riscos á vida da população. “Peço a colaboração de toda a comunidade para fazer a limpeza em suas casas, não deixarem água parada que atrai o mosquito causador da doença para que, todos nós, juntos possamos combater este mosquito e nos defendermos da dengue”, alertou a secretária de Saúde.
     De acordo com a coordenadora do controle da dengue, Melissa Mariane dos Reis, será  realizado um trabalho intenso de limpeza em todos os imóveis e um tratamento específico contra o mosquito nas áreas de maior risco, como quintais e terrenos baldios. “As educadoras em saúde também realizarão uma atividade de esclarecimento aos moradores do local, conscientizando-os sobre a gravidade da dengue e sobre a necessidade dos cuidados com materiais que possam acumular água parada, os quais atraem o mosquito da dengue. Cerca de 30 funcionários vão trabalhar na ação de saúde em Amanhece e 28 vão participar desta ação em Piracaíba. As equipes estão preparadas para ajudar as referidas comunidades à combaterem a dengue,uma vez que neste período de chuvas os riscos da doença aumentam e todos devem ser alertados sobre esta responsabilidade social”, enfatizou a coordenadora.
Fonte: site da Prefeitura de Araguari

Pitaco do blog
A dengue é um caso sério de saúde pública. Como sempre, as políticas de saúde, isoladamente, não resolvem o problema. É preciso a atuação coordenada de diversas áreas (secretarias) sob o comando firme do chefe do Poder Executivo.
A notícia oficial, sem dúvida, é boa. Contudo, é preciso verificar se realmente a atuação está sendo tempestiva e se o foco está correto. Nessa área tão sensível, é preciso trabalhar com dados corretos e atualizados para, depois, direcionar corretamente os esforços. Só assim poderá ser minimizado esse grave problema.
Em outra postagem, quero trazer aqui um série de recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do DF ao governo de Brasília a partir de trabalhos realizados inicialmente pelo Tribunal de Contas da União a respeito das ações de combate à dengue. Embora direcionadas à capital federal, grande parte dessas orientações é aplicável a qualquer município. Assim, poderemos aprofundar o debate sobre a eficácia das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Araguari.

27 comentários:

Anônimo disse...

Mutirao eh uma medida paternalista e ineficaz. Paternalista pq acostuma o morador a tratar o agente como limpador de quintais e nao como multiplicador de conhecimento. MUtir'ao nunca resolve, mas envolve grandes contigentes nas ruas, e a atual gestora anda com a imagem arranhada e tenta passar uma falsa sensacao de seguranca ao morador, usando o agente como limpador de quintais.
Mais uma atitude so para ingles ver.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer algumas considerações a respeito:

1ª-O trabalho q vai ser realizado nos distritos de Amanhece e Piracaíba na próxima semana contra a dengue não vai fugir as atividades rotineiras do agente de saúde. Assim não vai ser realizado um trabalho de mutirão como foi noticiado no jornal Gazeta do Triângulo. A diferença é q vão deslocar uma contingente maior de servidores para essas localidades para tentar fechar o trabalho em apenas um dia.

2º-Está correto direcionar ações em Amanhece já q na última pesquisa larvária apontou uma expressiva presença do vetor nessa localidade. No entanto, deveria fazer um melhor planejamento iniciando por exemplo com um número reduzido de servidores para não comprometer a qualidade do trabalho. No meu entendimento esse deslocamento em massa não é frutífero. Com posse do RG da localidade poderia dividir a localidade em três partes: INICIO (presença de propriedade do tipo rural com quintais imensos) colocaria aqui preferencialmente homens para executar essa tarefa.
MEIO ( constituída na grande maioria de residências e pontos comerciais de fácil acesso e com quintais mais limpos) aqui deixaria para as mulheres.
FIM ( Alguns pontos problemáticos principalmente o quarteirão 20 do RG em que existe uma grande faixa de terreno vazio q dá para os fundos das residências, onde as pessoas despejam todo o tipo de lixo) colocaria as mulheres para trabalharem nos imóveis enquanto que os homens executavam o trabalho na imensa faixa de terreno dos fundos desses imóveis indo até ao cemitério, outro local q requer bastante atenção. Aqui também usaria um trabalho especifico de educação em saúde direcionada para essa localidade e uso de panfletos com a foto do próprio local juntamente com recomendações segundo a própria realidade do setor. NÃO ADIANTA ENTREGAR AQUELES FOLDERS CUJO MODELO É PADRONIZADO, O MORADOR TEM QUE SER SENSIBILIZADO COM SUA PRÓPRIOA REALIDADE. OBS: até hj não aprenderam que esses modelos que vem do Estado são para exemplos.
Basta observar que isso não é trabalho para apenas um dia.

3ª Piracaíba não conta com dados atualizados quanto a presença do vetor, já q nem mesmo conseguiram trabalhar o quinto ciclo nessa localidade. Mas pelo espaço de tempo q ficou sem trabalhar nessa localidade merece sim muita atenção. Piracaíba é uma localidade bem menor que Amanhece, existe alguns quarteirões q carecem de mais atenção, por exemplo, o quarteirão 1 do RG não tem muitas propriedades mas tem terrenos extensos, melhor homem aqui. O quarteirão 2, 3 e 4 costumam ter muito criadouros. O quarteirão 12 é isolado e tem extensos terrenos, sempre encontra larvas do vetor aqui e o quarteirão 17 q é muito extenso e constituído com muitos imóveis e esses com terrenos enormes( o maior quarteirão de Piracaíba), aqui localiza também o cemitério lugar de muitos vasos de plantas, por isso muita atenção. Mas com essa nova liderança no trabalho duvido q consigam programar algo eficaz por aqui também.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de janeiro de 2011.

Prezados Srs.,

Nada melhor do que um vetor com sentido, coeso, orientado, bem direcionado.

Nada pior do que um vetor "vetado".

Se bem que, neste contexto, o melhor mesmo é exterminarmos o vetor.

E falando em extermínio, por que as pessoas em Araguari - com o hábito de redigir, primam pelo anoniMATO ?!

:-(

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

Prezado Janis
Alguns preferem o anonimato por que estamos sendo perseguidos e ameacados constantemente. Democracia passa longe do dicionario da atual gestora da saude e suas diretoras.O que vc acah que as gestoras fazem com quem eh contrario a elas...

Anônimo disse...

Quando a gestora do SUS do municipio exonerou a equipe de antigos supervisores, ela disse diante dos mesmos que não aceitava questionamentos, e depois na imprensa local ela reiterou para o reporter da rádio após esse ter perguntado se não geraria questionamentos de alguns servidores com a mudança do quadro, ela disse mais ou menos assim: "Mas é isso que estou falando, não pode haver questionamentos..." Alguma coisa desse tipo, já que faz tempo não me lembro do conteudo exato. Mas é por ai...

Marcos disse...

Janis, entendo sua preocupação em relação ao anonimato. Contudo, em alguns casos, é até compreensível que as pessoas se valham dele.
É claro que é um pouco frustrante vermos informações importantes (bastante técnicas, inclusive) sem que possamos dialogar com o informante por outro meio que nao seja o blog.
Infelizmente, esse tipo de controle feito por servidores públicos não é bem recebido pelas respectivas chefias. Se os gestores tivessem um pouco amor pela democracia, aceitariam sem problemas esse tipo crítica (é uma espécie de avaliação salutar). Aliás, nesse caso, os anônimos nem precisariam discutir o assunto em blogs, uma vez que, com o diálogo, a maioria dos problemas seria resolvida na própria instituição.
Assim, vejo o uso do anonimato com cautela, mas sem considerá-lo um mal em si mesmo. Separando o joio do trigo, é possível conviver tranquilamente com os anônimos, que, por vezes, acabam ditando a pauta do blog.

Aristeu disse...

Além dos distritos tem que olhar os detritos...

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de janeiro de 2011.

Prezado Marcos,

Muito obrigado pela atenção e consideração.

A questão da expressão de ideias sob anonimato realmente me causa incômodo, mas sei respeitar isso sim.

Creio que tudo tem seu tempo certo. Já nos deixa bastante satisfeitos, a participação de Cidadãos em diversos Blogs. A Internet nos permite isso.

Blogueiros e seus seguidores tem muito a contribuir, construindo gradativamente uma interação dinâmica entre os fatos e sua disseminação, situação esta que - dependendo dos protagonistas - jamais seriam de conhecimento público.

Observo em algumas postagens, o termo "perseguidos" e suas variantes...

É sempre bom lembrar aos navegantes, que existem as Instituições para resolução de divergências.

Delegacias, Ministério Público e OAB - creio eu - tem uma missão social bem definida quanto à esta questão.

Havendo problemas ou constrangimentos TAMBÉM com estas Instituições, temos acesso livre, democrático - E SEM NECESSIDADE DE UM PROCURADOR FORMAL - às respectivas CORREGEDORIAS e ao TJMG.

Se ainda não for o bastante, temos o CNJ.

Cheguei até aqui, apenas para fazer uma referência que estes contatos poderão ser realizados também pela Internet, de forma anônima, ou mostrando a "fuça" e respectivas identificações, por menores que sejam as prerrogativas de um Cidadão-comum sem credencial alguma. Aliás, credencial não é crédito algum, quando se trata de algo ilegal.

Basta criarmos o hábito de reportar os fatos em tempo hábil e no local certo.

E mesmo que aparentemente nada venha a lograr êxito, estas manifestações formais tem suas repercussões nos bastidores... Basta !!!

Atenciosamente,
Anônimo ;-)

Ianis disse...

Prezado Marcos,

Em tempo, é bom estarmos sempre atentos à nova terminologia e suas consequências:

Bullying indireto... ou Social.

Tempos modernos.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

Bom, sou agente de controle de endemias o histórico desta categoria realmente é repleto de preconceito por parte dos administradores, em outras gestões e nesta não difere pelo contrario enfatiza o preconceito e o descaso, nossa categoria perante a Constituição Federal artigo 7 e a Lei Orgânica do município de Araguari artigo 85 tem direito a isonomia salarial com os Agentes Comunitários de Saúde visto que nossos requisitos para ocupar o cargo e nossas atribuições são semelhantes isto de acordo com a lei federal 11350 de outubro de 2006, visto que ambas as categorias trabalham em prevenção de doenças realizando ações , orientado e trabalhando a educação em saúde , vejo que ambas as categorias são de máxima importância a população, porém para nossos gestores não é bem assim, já ouvi de pessoas com cargos “elevados” que infelizmente não posso citar o nome, visto que apenas eu ouvi,porem esta pessoa sabe do que estou falando, quando estávamos reivindicando nossa isonomia que se “nós fossemos médicos uma paralisação resolveria no entanto nossa categoria não faria falta para a população”, ou seja não faria barulho com a comunidade. Ora penso eu que profissionais que trabalham com prevenção antes que a doença se estale tem igual ou maior importância na saúde, pois penso que evitar que a doença se estale é melhor que cuidar da pessoa doente, isso em gastos para os cofres públicos e para o bem da pessoa, portanto até hoje estamos na luta por nossa isonomia enquanto esta deveria ser nos dada pelo reconhecimento de nosso trabalho e importância para a saúde pública, o funcionário está doente com perseguições, injustiça, descaso, privilégio de alguns funcionários os quais são protegidos pelos seus gestores. Agora lhes pergunto um funcionário doente pode cuidar da saúde de alguém? Compreendo as pessoas que não se identificam pois, estamos fadados a perseguições. Agora eu me chamo Antônia e apenas luto pelo direito de minha categoria de Agente de Controle de Endemias e por minha classe de funcionário público da cidade de Araguari, dentro do que é certo e justo, não suporto tanto desigualdade entre funcionários enquanto uns com tantos privilégios e outros com tantas perseguições.

Anônimo disse...

Fico triste em ver gestores enganando a população, parece que o que vale é dizer que está fazendo algo diferenciado quando na verdade estamos realizando trabalho rotineiro do controle da dengue o que foi realizado nos distritos nada mais é do que o que fazemos no dia a dia de serviço a única diferença é que deslocam um número grande de agentes para terminar o trabalho em apenas um dia o que sempre foi feito, agora na falta de ações efetivas usam o número grande de funcionário para dizerem que estão fazendo ações diferenciadas e até convocam a televisão. Tudo isso é muito revoltante mais uma vez usando o funcionário e enganando a população, tudo isso com o auxilio de parte da impressa esta que deveria ser imparcial, infelizmente aqui em Araguari raramente presenciamos a imparcialidade de parte da impressa.POSTAMOS ANONIMOS PARA QUE NÃO NOS PERSIGAM.

Marcos disse...

Quero agradecer muito a participação dos agentes de controle de endemias aqui neste espaço. É, na verdade, uma contribuição para que possamos entender um pouco do que se passa com essas pessoas que trabalham no combate à dengue.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 20 de janeiro de 2011.

Prezada Antônia - Agente de Controle de Endemias,

Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos e pronta identificação.

Atitudes como esta, nos enobrecem. incentivam o Blogueiro e seus discípulos...

WikiLeaks_Araguari. Ainda teremos um!!!

E se algum dia alguma Autoridade ou Instituição puder deixar ( MESMO QUE TEMPORARIAMENTE ) a preocupação com os altíssimos Holerits & Bailes-rubros, direcionando o foco para sua real Missão Social, teremos um habitat mais justo, com cidadãos mais felizes e confiantes na viabilidade de se viver nesta bela - e complicadíssima Cidade.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Ianis disse...

Prezado Marcos,

OFF-Topic, mas, não menos preocupante:

http://noqap.blogspot.com/2011/01/desabafo-de-bombeiros-de-araguari-mg.html

Deve ser mais um "mito" veiculado na Internet né ?!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Edilvo Mota disse...

O mestre Marcos presta inestimável serviço a Araguari, neste espaço onde "cartas abertas" encontram portas e corações abertos, pra ler o relato dos servidores municipais.

Em tempo: nesta semana recebi a gratificante visita do mestre Aristeu. Um dia, quem sabe, serei brindado com a presença do observador-mor.

Haja lata... kkkk

Colenghi disse...

Interessante Companheiros...pensem comigo:
Òbvio a necessidade do trabalho nos distritos, mas pela pouca experiência que tenho, percebi ao longo dos anos que:
A população dos distritos na maioria de casos confirmados, contaminam-se na cidade. Levam o vírus para o distrito e lá o vetor passa a contaminar. Não que inexista contaminação "in loco" nos distritos, mas a incidência do vetor é infinitamente menor. Por isso estranha-me o fato de realizar"mutirão" nessa correria.
Parece-me que andam embraçando nas pernas querendo mostrar serviço...mas os tropeços são visíveis.
Ainda bem, e vocês podem verificar pelos depoimentos aqui, que o preconceito dos diretores não é transmissível pelo vetor.
Bem, mas quem sou eu para dar palpites né? Afinal como diria uma diretora da saúde:" Não entendo como simples agentes sanitários podem comandar o trabalho".

Colenghi disse...

Em tempo
Pelo que me foi relatado pelos colegas de campo, não houve mutirão realmente, apenas deslocamento maior de pessoal para acabar essas localidades em menos tempo. Houve apenas trabalhos comuns ao PCFAD.

Anônimo disse...

Tadim desse povo. Sem cargo, sem gratificacao.Claudemir e Colenghi lamentando sem motivo. Jesuis, que povim triste e sem nocao. Junta com um ex secretario. Edilvo, seu tempo ja passou, vc teve sua chance.

Anônimo disse...

Grande anônimo o seu também vai passar,não parece que eles são sem noção... se não não estaria aqui fiscalizando o que não seja do seu interesse tadim é vc seu governo sujo mal falado pelos quatro cantos... em dois anos conseguiu de prêmio a pior administração até mãe preta ganha kkkkkkkkkkkk pior que não precisou comprar voto como o seu e pagar seu vice ,aí ele demonstrou que não têm capacidade nem conquistar um eleitor,mentiu 15 motivos para votar no marcão me fala até hj três motivos só kkkkkkkkkkkkkk é o blog mais vigiado,issso por que o povim é sem noção e vc lambe o saco do marcão.... marionetes olha vai cuidar do pronto socorro que ontem não tinha médico e o povo gritando socorro no pronto socorro fofoqueira de plantão ... comprou voto pagou o vice e encheu de marionetes fuchiqueiras só isso é a função,por isso não terminas obras nem com dinheiro em caixa... eu sei qual é seu cargo?????????????????

Anônimo disse...

Volta faço questão de ver vc postando aqui,significa tadin o maior sem noção é vc sendo obrigado lamber saco para manter um corguinho e PIOR GANHAR UMA MISÉRIA FICA LIXO HUMANO VC SERVE BOM PAPEL DE LIMPAR O ?????????????? venha postar marionete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estou felizzzzzzzzzz vendo um infelizzzzzzzz querendo desabafarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr também coelho não dá bola para as marionetes eu trabalho lá dentro e sei de toda podridão de vcssssssssssssssssss

Colenghi disse...

Sem motivo?
Talvez para você minha cara anônima. Sim anônima por quê temos certeza de quem você é. A falta de critério por parte da gestora para nossa destituição, o embaraço que causou-nos perante a comunidade, graças a afirmação que haveria óbitos por dengue, não é o suficiente?
Como disse antes, daqui a 708 dias, eu e meus companheiros injustiçados, estaremos na sala do novo secretário de saúde, relatando as atrocidades que sofremos, por parte das diretoras e da gestora. Também de coegas traídores, que nunca trabalharam na rua e aceitaram de prontidão, cargo de supervisor.

Anônimo disse...

colenghi estarei com vcs, até esse anônimo ser desmascarado,quero ve-lo postando aqui é sinal que estamos fazendo sucesso!!!!! e sei quem é esse é o ponto chave do fuchiqueiro de plantão, UMA PARA O PLANTONISTA QUAL SECRETARIA FUNCIONA NESSE IMCOPRTENTE GOVERNO? CORREU? OS 15 MOTIVOS PARA VOTAR NO MARCÃO(BONECÃO DE LOUÇA).

Anônimo disse...

Descobri agora... essa marionete querendo defender o que não tem defesa e sim incopetência de todos os cargos de bundãncia,desculpa o palavrão mas só tem BUNDÃO.

Anônimo disse...

Bom... O Anônimo (21 de janeiro de 2011 20:37) citou o meu nome erroneamente, não é Claudemir e sim Claudimir. Outro equivoco do referido anônimo é que perdi a função de supervisor no "novo modelo" mas isso não impede que no futuro - quem sabe na próxima gestão- eu possa voltar exercer essa função novamente, a qual consegui com meu próprio esforço, em nenhum momento precisei rastejar igual verme perante os meus superiores para beneficiar com algo. E para lhe manter informado, estou incorporando a gratificação no meu salário via judicial por tempo de exercício na função.

OBS: abandone esse Internetês ("tadim" "povim") com sua linguagem pífia e tente melhorar o seu nível de crítica pela escrita.

Anônimo disse...

Anõnimo vc não perdeu nada,com esses secretários incopetentes... sabe qual é a maior função fuchicar falar mal um do outro alí está pior que chiqueiro... só lama igual à nossa cidade eu vou usar vocabulários baixos igual esse governo só baixaria, esse acessor bundão por que usou tadim e povim,são eles povimhos pobre que ganha para puxar saco mal remunerado... por que coelho não gosta nem dele, sabe o que sobra para eles tadinho desse povinho.

antônia disse...

Bom em primeiro lugar trabalhei na gestão do Edilvo e acho que este merece muito respeito pelo serviço prestado, não digo que sua gestão foi repleta apenas de conquistas, porém sempre podíamos percerber seu respeito para com a população e com os funcionários, reconhecia a importancia de cada um deles, e também não sofria de "aminésia" sempre lembrava de seus compromissos para com todos e suas promessas sempre dentro do que era justo. Também em relação aos meus colegas que sofreram peerseguição tenho a dizer que todos tem que sentir orgulho de terem sido destituidos de seus cargos unica e exclusivamente por lutar pelos direitos da categoria, bem como por melhores condições de trabalho, penso que bom funcionário é aquele que critica e cobra condições para prestar um bom seviço a população, mais uma vez digo que não tenho problema em me identificar, pois apenas critico o que realmente está errado e luto por meus direitos e de meus companheiros. Agora acho que nem vale a pena ficar discutindo com funcionário que defede governo ruim deve ser um dos privilegiados da adiministração não precisa de ninguém dizer que o governo tá ruim ta aí para todo mundo ver as ruas cheias de buracos e projeto SOMA onde foi? tanto barulho por nada, todo dia tem problema no pronto socorro, os postos de saude falta medico, os funcionários estressados com falta de condições de serviço aí infelizmente alguns maltratam a população, deveriam é ir a luta e brigar por seus direitos "brigar" com nossos gestores e não com a população. Enfim me diga algo de bom que este governo fez? Aí podemos começar uma conversa.

Anônimo disse...

Parabéns !!!!! Antônia esse anônimo puxa saco do péssimo modelo não saia daqui... venha falar bem do governo.... mas o que é de bom? 15 mentiras para votar em merdão ,primeiro colocar bastantes incopetentes para lamber meu saco segundo nenhuma secretária funciona,terceiro perseguidor de funcionários,quarto,colocou parentes para não fazer nada,quinto não paga vale transporte para funcionários,sexto único prefeito que tinha que ter avalista para asfaltar as ruas,sétimo até hoje minha casa meu pesadelo está tudo irregular,oitavo só pensa em destruir nossas àrvores,nono não paga o hospital casa de misericórdia por isso não interna,décimo falta materiais para funcionários trabalhar, décimo primeiro para carírssimos para os jornalecos defender seu péssimo governo,com o nosso dinheiro, décimo segundo cadê a casa da cultura e cine ritz,décimo terceiro troca troca de secretários sai merda entra outra, décimo quarto perde dinheiro do governo federal por falta de projeto,décimo quinto falta médico no pronto socorro por que não concordam com esse novo modelo de administração querem mas... falta a SAE cenas dos próximos capitulos.... marionete vc quer que eu falo quem vc é? sumiu?