quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Matutando...

Ficha Limpa
Será retomado hoje, pelo Supremo Tribunal Federal, o julgamento do processo de impugnação do candidato a governador do DF Joaquim Roriz, aquele que renunciou ao cargo de Senador para escapar da cassação e que responde a dezenas de processos por improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública. O que está em jogo não é somente esse caso individual. Corre sério risco a Lei da Ficha Limpa. 

Um Tiro na Moralidade
Embora o placar do julgamento seja favorável à incidência imediata da Lei da Ficha Limpa (1x0), aplicando-se, inclusive a quem renunciou ou foi condenado anteriormente a ela, a tendência do Supremo, infelizmente, é enfraquecer o rigor das exigências morais para ser candidato. Há, inclusive, a opinião do Presidente daquela Corte no sentido de que toda a lei é inválida. Arrisco um placar de 6 x 4 a favor de Roriz ou da imoralidade, como queiram. Confirma essa derrota, a cidadania, a moralidade e a própria democracia serão, uma vez mais, enfraquecidas por quem deveria ser o guardião da Constituição.

Transposição
Noticia-se a existência de projeto para transpor águas do rio Araguari para o Uberabinha com o objetivo de assegurar o abastecimento de água para a vizinha, próspera e esperta Uberlândia. Pois bem, bairrismos à parte, a elaboração desse projeto demonstra a preocupação dos uberlandenses com o próprio futuro. Do lado de cá do Rio, ainda furamos poços artesianos para matar a sede dos araguarinos. Por aqui, ninguém se preocupa com essa questão fundamental. Isso, além de inviabilizar o crescimento industrial da cidade, demonstra uma falta de cuidado com as gerações futuras.

Preocupação com a Saúde Pública ou com o bolso dos médicos?
A Presidente da Câmara, Vereadora Eunice Mendes, aquela que dá as cartas na Administração Municipal, quer que os médicos dos postos de saúde participem dos plantões no Pronto Socorro Municipal, aumentando-se assim os seus salários. A medida, em princípio, parece salutar. Entretanto, outras atitudes bem mais singelas teriam melhor efeito. Por que não exigir que os médicos cumpram suas jornadas de trabalho? Por que não disponibilizar as escalas de trabalho desses profissionais para a população?  

3 comentários:

Aristeu disse...

Quanto ao Roriz fica engraçado quando dez homens de um tribunal podem decidir por milhões de Brasileiros.

Cada povo tem o governo que merece. Roriz nos Brasilienses...

Sem dúvidas que a água de Poço Artesiano é melhor que aquela acondicionada em represas, ainda mais sendo do subsolo araguarino. Com certeza é a água mais gostosa que já tomei em toda minha vida. A transposição de um rio é algo espetaculoso e é bom deixar que nossos descendentes o faça.

Olha, pensando bem, a administração pública deveria contratar médicos só para o plantão ou ainda assim eles faltariam ao trabalho?

Edilvo Mota disse...

Entrei madrugada adentro da sexta-feira (24) acompanhando pela TV Justiça o julgamento do STF sobre a Lei Ficha Limpa.

O debate entre os ministros foi acalorado e deu empate 5 a 5. Um detalhe chamou à atenção: o STF está com uma cadeira vaga, aguardando a indicação do 11 ministro. A indicação é prerrogativa do Presidente da República.

Bem humorada e reflexiva a intervenção do ministro Marco Aurélio de Mello, ante o impasse.

Disse o ministro: "Fico aqui refletindo se não deveriamos chamar para proclamar o voto de desempate o responsável pela não indicação, até hoje, do novo ministro!".

O responsável (no caso, irresponsável) é sua excelência o presidente Lula, ocupado na campanha eleitoral, no desapreço pela crítica, no ataque à liberadade de imprensa e no apego a ditadores, mundo afora.

Enquanto isso, o Brasil continua sem saber se fichas-suja poderão ou não concorrer no próximo domingo.

Anônimo disse...

É parece que os panfleto vão começar a ser jogado pelos bairros araguarinos, será desespero? o pior que nínguém vai dormir para aguardar ÁS horas dos panfletos serem jogados todos aguardando esse momento para ficar marcado na história araguarina,pessoas importantes envolvidos vereadores,acessores funcionários públicos e outros do meio da comunicação,vamos aguaadar todos de prontidão,boca na botija covardões... engraçado que pessoas de dentro repassa tudo o dia e hora... muito bem até comemorações está sendo preparada só não sabemos aonde,que vergonha!!!! mas sabemos quem são.