segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Resgatando a história.



















Quero enaltecer o trabalho da pesquisadora Teresa Cristina de Paiva Montes Cunha, parte dele reproduzido no seu blog http://teresacriscunha.blogspot.com/ .
Em especial, quero render-lhe homenagem pela preocupação em preservar a história de Araguari e de sua gente. Destaca-se, nessa linha, a recente matéria sobre o nosso saudoso Mário Nunes, grande araguarino que, valendo-se do seu carisma, competência e talento, divulgou, como ninguém, o nome da nossa cidade em todo o território nacional.
Nessa postagem (http://teresacriscunha.blogspot.com/2009/07/os-mil-e-um-mario-nunes.html), a autora já nos brinda com interessantes histórias do mestre Mário Nunes. Com certeza, do seu trabalho de garimpagem brotarão outras tantas passagens interessantes da vida do maior desabotoador de camisas deste planeta. Afinal, a vida do Mário é um belíssimo livro. São histórias e mais histórias que necessitam ser eternizadas.
Por fim, acredito que uma das grandes virtudes do Mário foi a de incutir nas pessoas a consciência da necessidade de se amar e preservar a história e a cultura de uma cidade. Nesse ponto, encontra-se, também, uma das características da pesquisadora Teresa Cristina, que, tal qual o mestre de todos nós, vem batalhando para manter viva a bela história da nossa cidade a partir do resgate da trajetória dos nossos antepassados. Como ela mesma diz, "registrar a história é o primeiro passo para entendermos o passado e através de sua experiência, vivermos o presente e planejarmos o futuro.". Parabéns!

Um comentário:

Aristeu disse...

Isso mesmo, o Mário tinha mania de desabotoar a camisa do interlocutor e, todos nós, diante o amor dele por Araguari, sentimo-nos despidos como o Adão e Eva no Éden diante do Senhor!